Diferente daquele jogo da 5ª rodada do campeonato mineiro, onde o América entrara amplamente favorito ao clássico, devido a equipe do Cruzeiro estar com novo comando técnico, ainda se entrosando, e o América cerca de um ano com Lisca em seu comando, time que sobrou na Série B 2020 e chegou às Semifinais da Copa do Brasil da mesma temporada e fez valer seu favoritismo vencendo a equipe estrelada por 1×0, no Independência, mesmo com gol polêmico, agora o clássico, apesar do América ter feito a melhor campanha na fase preliminar e entrar com a vantagem de jogar por dois empates ou vitória e derrota pelo mesmo placar, as equipes entram em campo bem mais equilibradas, do que foi naquele embate de 21/03 no Indepa.
Não digo que são as equipes mais técnicas do campeonato, mas certamente, são as que mantém mais padrão de organização, no que propõem o estilo de jogo de seus técnicos. Ambas as equipes terminaram a fase classificatória do Mineiro com evolução e com sistema de jogo que, mantém as equipes com intensidade, jogando com linhas altas e atacando o adversário a todo momento, inclusive com goleada nos dois casos. Cruzeiro venceu o Patrocinense por 4×0 no Mineirão e, o América, venceu por 5×0 a URT em pleno Zama Maciel.
O Cruzeiro entra na fase mata-mata contra o América sem a vantagem e precisará entrar ligado para buscar a classificação. Se possível no primeiro jogo, pois o confronto tem equipes com estilos parecidos, o que torna o confronto bastante equilibrado.
Já Lisca disse que com todo respeito à equipe do Cruzeiro que é Gigante, vai entrar para vencer, o que trará emoção e possibilidade de grande espetáculo para o torcedor.
Conceição possivelmente entrará com o que tem de melhor. Relacionou 23 atletas para o confronto, com dúvida somente no ataque, com o retorno de Sóbis, após suspensão automática pelo acúmulo de três amarelos.
Cruzeiro deve entrar com seu 4-1-2-3 de costume, variando para 4-1-4-1, com: Fábio; Cáceres, Weverton, Ramon, Matheus Pereira; Adriano; Matheus Barbosa, Rômulo; Bruno José, Airton e Pottker ou Sóbis de referência.
Já o América, entrará com o que tem de melhor no seu 4-2-3-1 de costume, mas com dúvida na lateral esquerda, pois João Paulo foi poupado no jogo anterior e o recém contratado Marlon, teve seu nome regularizado no BID.
América vem à campo com: Cavichioli; Diego Ferreira, Eduardo Bauermann, Anderson e Marlon (João Paulo); Zé Ricardo, Juninho; Alê, Bruno Nazário e Felipe Azevedo; Rodolfo.
O jogo de volta acontecerá no próximo sábado (07/05), no Estádio Independência.