O Cruzeiro passa por uma reformulação, mesmo com o sucesso da temporada passada o atual elenco não seria capaz de suportar o nível técnico de uma serie A, que precisa de jogadores melhores.
Então diversos atletas não prosseguiram no elenco Celeste para a temporada 2023. A começar por Fernando Canessin, o jogador de 30 anos realizou 23 jogos e duas assistências com destaque no campeonato mineiro onde participou de 12 dos 14 jogos feitos pela equipe na competição.
Outro que também não permanece é Luvannor, um dos destaques da equipe cruzeirense em 2022. Amado pela torcida, Luvannor marcou seu nome na história do Cruzeiro mesmo no momento mais difícil da história do clube, pela identificação e pelos gols importantes marcados que foram primordiais para o acesso do clube mineiro.
Em 2022 foram 31 jogos e 7 gols marcados. Parte da torcida Celeste ficou chateada com o anúncio de que o jogador não irá permanecer na Toca da Raposa, mas luva deixou um recado e disse que pretende um dia retornar ao Cruzeiro.
O volante William Oliveira não está nos planos para 2023, o jogador foi muito importante para a equipe no meio-campo, foram 43 jogos com 2 gols diga-se de passagem 2 golaços. Chay do Botafogo também não segue na Toca da Raposa, passagem do jogador pelo Cabuloso não foi oque se esperava dele, com 6 jogos deu apenas uma assistência.
Lateral Romulo não fica, o jogador de 35 anos se despede da sua segunda passagem pelo clube mineiro. Em sua segunda passagem realizou 72 partidas foram 6 assistências e um gol.
Pablo Siles também não permanece, vindo de empréstimo junto ao Athlético Paranaense, sua passagem com a camisa cruzeirense foi muito apagada sem muitas oportunidades, foram apenas 5 jogos disputados. O zagueiro Vagner que também não teve muita oportunidade, realizou 6 jogos e um gol, vai buscar novos caminhos em 2023.
O atacante Jajá se despede do Cruzeiro, e é outro que não fica, com 21 jogos disputados e marcando 3 gols, sua passagem pelo Cruzeiro foi muito importante para o acesso do Cabuloso.
Zé Ivaldo que ainda se esperava um desfecho positivo, não acontece e o jogador retorna ao Athletico Paranaense com 33 jogos disputados, um dos destaques na temporada cruzeirense.
O atacante Lincoln que realizou 9 jogos com um gol e duas assistências, se despede do Cruzeiro e não fica também. O chamado coringa por Paulo Pezzolano, Leonardo Pais com 18 partidas disputadas e um gol marcado, deixa o Cruzeiro e não permanece para 2023.
Giovanni Jesus que tem contrato com o Cruzeiro até o fim de 2024, deve ser vendido para o Dallas FC, clube que disputa a MLS (Major League Soccer). Na negociação, o Cruzeiro cederia 80% dos direitos econômicos do jogador por cerca de R$ 7,5 milhões. Manteria o restante do percentual para uma venda futura. Consultado, o Cruzeiro informou que só comenta negociações concretizadas pelo clube.
Waguininho é o último a sair até o momento, por empréstimo vai jogar no Avai até o fim de 2023. Segue nos próximos dias pra Florianópolis para exames e assinatura do contrato. Após o período de empréstimo, atleta fica livre no mercado, já que se encerra o vínculo com o Cruzeiro.