Na terça-feira, 30, o Flamengo encarou o Ceará no Maracanã em partida válida pela 36ª rodada do Brasileirão, e venceu com 2 gols: Gabi, aos 3′ do 1º tempo e Matheuzinho, aos 79′ do 2º tempo. Apesar de sofrer o empate durante o segundo tempo, com gol de Lima, a torcida deu um verdadeiro show a parte, que lotou o Maracanã com um público estimado em mais de 48 mil pessoas.
Resultado vitorioso garante o Flamengo na briga pelo título, que em caso de derrota ou empate daria adeus a disputa. Entretanto, as chances matemáticas são pequenas para o eneacampeonato.
Minuto a Minuto
A equipe Rubro-Negra começou o jogo com pressão na saída de bola do Vozão, que cedeu a tentativa de desarme do Diego logo aos 2 minutos do primeiro tempo. Na conclusão do lance, o camisa 10 do Flamengo serve o passe para Gabigol, que finaliza sem chances de defesa para João Ricardo e vai para os braços da Nação. Vale destacar que, esta tática de forçar o erro no campo adversário rende ao Fla chances claras de gol constantemente, além de abrir margem para um placar mais favorável e estável a seu favor.
Aos 12 minutos, em escanteio cobrado pelo Andreas, o goleiro do Ceará espalma a bola que cai nos pés de Gabi, que apesar do bom posicionamento, finaliza mal e vai para fora.
Já aos 17′, a grande chance é do time visitante: Thiago Maia erra a proteção de bola, que é facilmente desarmado por dois jogadores do Ceará. Na sequência, Mendoza recebe bola pela lateral e finaliza no gol pelo lado de fora, perdendo a oportunidade de empatar o jogo.
Em um dos melhores lances da partida, Andreas, Matheuzinho e Gabi trocam passes para o contra-ataque do Fla, que toca para a finalização de Bruno Henrique dentro do gol. Porém, segundos após, o gol é corretamente anulado ainda em campo por posição adiantada do BH.
Já no segundo tempo, aos 25 minutos, o Ceará consegue trabalhar a bola até encontrar Rick, na pequena aérea, que só empurra pro fundo da rede. No placar, tudo igual.
Por fim, o triunfo é consolidado aos 33 minutos, após desvio no cruzamento de Michael, Matheuzinho aproveita a sobra e chuta colocado no canto do gol. Mais uma vez, o elenco parte para os braços da torcida e comemora.
Melhor em campo
Gabi, que abriu o placar no começo do jogo, empilhou boas oportunidades de ampliar a vitória. Além disso, foi um dos mais ovacionados pela torcida presente no Maracanã. Atualmente, Gabigol é o artilheiro do Flamengo na temporada de 2021.
Clima de perdão
A Nação marcou presença no Maracanã, com quase 50 mil pessoas. No começo da noite, ainda no aquecimento, os jogadores entraram em campo em meio a palmas e gritos de incentivo da torcida, que viu o mesmo time sofrer uma amarga derrota para o Palmeiras no sábado, na final da Libertadores. Apesar do vice campeonato, o torcedor fez questão de incentivar a equipe, que já protagonizou triunfos históricos desde 2019. Até mesmo Andreas Pereira, que cometeu o erro pontual para a virada do Palmeiras na final, foi acolhido pelo público, que despejou palavras de apoio nas redes e as reforçou no Maracanã.
Cobranças
Apesar do clima de apoio, durante o duelo a torcida presente protestou, de forma pacífica, contra a postura da atual gestão do Flamengo. Além do mais, Renato Gaúcho, que já não está no comando do clube, também foi um dos principais alvos dos cantos protestantes no estádio.
Próxima partida
O Flamengo encara o Sport fora de casa, em Pernambuco, em partida atrasada pelo Brasileirão, que pode manter o Fla na disputa do título, caso o Atlético-MG não consiga o triunfo perante o Bahia, na quinta-feira, 02. Por outro lado, o Ceará duela com o América-MG no Castelão, e conta com a ajuda da torcida para manter viva a esperança de classificação para a Libertadores 2022.