O Flamengo, na noite desta quinta(15), venceu a LDU por 2×0, em partida válida pela quinta rodada da fase de grupos da Libertadores. Jogando em casa no estádio Maracanã, o Rubro-Negro teve uma ótima atuação diante da sua torcida, com a vitória, Flamengo assume a segunda colocação no grupo C, igualando a pontuação da LDU com 8 pontos, e encaminha sua classificação para as oitavas de final da copa Libertadores 2025. Agora, o clube carioca precisa vencer o Deportivo Táchira em casa na última rodada, para se consolidar de vez no mata-mata da Libertadores.
- Siga o Na Beira do Campo no Instagram.

Primeiro Tempo
O técnico Filipe Luis, optou por entrar com Bruno Henrique e Michael como dupla de ataque, ao invés de entrar com Pedro e Cebolinha no time titular. Filipe Luis sobre não começar com Pedro: “Pedro não está no nível dos companheiros fisicamente. Quero muito jogar com Pedro na forma física ideal dentro do meu modelo de jogo mas ele não está 100% fisicamente”.
Flamengo começou a primeira etapa com domínio total de jogo, pressionando e criando chances de gols. Já a equipe da LDU, entrou mais recuada, esperando pelo contra-ataque.
Aos 10 minutos do primeiro tempo, Luiz Araújo cobrou o escanteio para o meio da área, e Léo Ortiz cabeceou para o fundo da rede do goleiro Valle. Mesmo com a vantagem, o Rubro-Negro manteve a alta posse, seguiu pressionando e viu o time equatoriano sem conseguir criar chances. No entanto, não aproveitou as oportunidades criadas e baixou a intensidade.
O Rubro-Negro, continuou marcando em cima e pressionando a linha defensiva adversária, especialmente nas saídas de bola. E surtiu efeito, já que a equipe de Quito não conseguiu nem sequer fazer Rossi trabalhar na primeira etapa. A única chegada foi com Gruezo, que aproveitou uma sobra de cruzamento e chutou longe, por cima.
Segundo Tempo
Na segunda etapa, a equipe da LDU voltou saindo mais para o jogo e conseguindo trabalhar mais a bola. Mas aos 54 minutos, Alex Sandro fez ótima jogada pela esquerda e colocou na área. A zaga rebateu e a bola ficou com Luiz Araújo, que dominou, e com firmeza, fez o segundo gol do Flamengo.
Após o gol, Filipe Luís mexeu na equipe Rubro-Negra, colocando Cebolinha e Pedro, e tirando Michael e Bruno Henrique. Desde então, o Flamengo passou a administrar o resultado e não sofreu. Evertton Araújo, Wallace Yan e Matheus Gonçalves também entraram, no lugar do De la Cruz, Arrascaeta e Luiz Araújo.
Pablo Sánchez também mexeu na equipe equatoriana para tentar uma reação, mas adiantou. Vitória Rubro-Negra por 2 a 0 no Maracanã e classificação às oitavas de final encaminhada.
Melhor da partida
- O zagueiro Léo Ortiz foi eleito o melhor em campo.
Ficha Técnica
-
Flamengo 2×0 LDU 5ª-Libertadores
-
Data e horário: 15 de maio de 2025, às 21h30(Brasília)
-
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
-
Árbitro: Andrés Rojas (COL)Mary Blanco (COL)
-
Assistentes: Miguel Roldán (COL) e Mary Blanco (COL)
-
VAR: Heider Castro (COL)
-
Gols: Léo Ortiz, aos 10 min/1ºT (1-0); Luiz Araújo, aos 9 min/2ºT (2-0).
-
Cartões amarelos: Alex Sandro (FLA); Minda, Cornejo e Gruezo (LDU).
-
Cartões vermelhos: –
-
FLAMENGO (Técnico: Filipe Luís)Rossi; Wesley, Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro; De la Cruz (Evertton Araújo), Gerson e Arrascaeta (Wallace Yan); Luiz Araújo (Matheus Gonçalves), Michael (Cebolinha) e Bruno Henrique (Pedro).
-
LDU (Técnico: Pablo Sánchez)Gonzalo Valle; De la Cruz (Quintero), Ricardo Adé, Allala e Quiñónez; Minda (Villamil), Gruezo e Cornejo; Alzugaray (Díaz), Alvarado (Pastrán) e Arce (Estrada).