Em noite desastrosa, Flamengo é derrotado pelo Athletico-PR

Jogo marcou o último jogo do Fla antes da decisão da Copa do Brasil

No último compromisso antes do jogo de ida da final da Copa do Brasil, o Flamengo vê a passagem de um Furacão que não apenas abala o moral de uma equipe, há muito, frágil, mas que também coloca em xeque a permanência do Fla no G4 ao fim desta rodada do Campeonato Brasileiro. Do lado do Athletico, a vitória maiúscula recoloca o time na cola do pelotão de elite do campeonato nacional.

Primeiro tempo

Cacá comemora depois de abrir o placar do confronto. Foto – José Tramontin/athletico.com.br

 

Mesmo com uma escalação bastante alternativa, como de costume, o Flamengo controlou a posse desde o início do jogo. Mas o “amor por el balón” infelizmente não se traduz na qualidade com a qual o “balón” é trabalhado pelo time Rubro-Negro e a perda de posse de bola em áreas perigosas gerou grandes oportunidades para o Athletico-PR. Com a bola, por outro lado, o Fla pouco criou e, consequentemente, pouco perigo levou. Mesmo sem a posse, o Athletico conseguiu fazer um bom trabalho em pressionar o adversário, dificultando a saída de bola do Mengão e forçando erros.

Assim, aos 27 minutos, o Furacão contou com a sorte para abrir o placar. Vitor Bueno arriscou de fora da área e o chute desviou em Pedro, dificultando o trabalho de Matheus Cunha. O goleiro do Mengo até defendeu o chute, porém, o rebote sobrou na pequena área e Cacá apareceu livre para colocar a bola no fundo do gol.

Nos minutos finais do primeiro tempo, pouco do cenário do jogo mudou. O Flamengo seguiu com a posse, mas com a mesma falta de objetividade enquanto o Athletico seguiu no seu plano de dificultar ao máximo a saída de bola do time carioca. Assim, a desvantagem do time carioca permaneceu no placar após o apito indicando o intervalo da partida.

Segundo tempo

Expulsão de Gabigol, do Flamengo, contra o Athletico-PR — Foto: Wagner Chaló
Capitão do Flamengo recebe o vermelho após agressão. Foto – Wagner Chaló

 

Para a volta do intervalo, o Flamengo voltou com duas mudanças: Everton Ribeiro e Allan entraram nos lugares de Victor Hugo e David Luiz, que atuou de volante na partida. Em desvantagem, o time carioca se lançou ao ataque, porém, seguiu não conseguindo boas finalizações. Defensivamente, por outro lado, o Mengo mudou um pouco a postura, pressionando a saída de bola do Furacão que provou do próprio remédio.

Mas, passados 15 minutos da etapa complementar o jogo mudou de cara. Aos 16, Allan sentiu uma lesão muscular e precisou ser substituído. Igor Jesus entrou em seu lugar. Aos 22, o Gabigol deixou o braço na cara de Cuello. De início, o árbitro deu o amarelo, mas o VAR chamou recomendando a revisão. Justamente, após a revisão do lance, o camisa 10 do Fla foi expulso, deixando o time, então, em desvantagem numérica.

Mesmo com um homem a menos, a postura do Mengo não mudou. O time seguiu pressionando e buscando, ao menos o empate, e aos 30 minutos, enfim, a melhor chance do Flamengo no jogo: Pedro pegou bonito da entrada da área, obrigando Linck a fazer grande defesa. Por sua vez, o Athletico se postava e cobria bem os espaços na defesa e se aproveitava das linhas avançadas do adversário para apostar nos contra-ataques que, para a sorte do Fla, não encaixou.

Contudo, aos 38 minutos, a defesa Rubro-Negra não conseguiu afastar a bola e Alex Santana aproveitou a sobra, pegou de primeira e colocou no fundo da rede. Ainda deu tempo para mais um, coroando uma atuação terrível do Flamengo, Everton Ribeiro derrubou Rômulo na pequena área e o juiz marcou a penalidade. Vitor Bueno foi para a cobrança e converteu, marcando o terceiro do Athletico e dando números finais ao placar.

Melhor da partida

Vitor Bueno, com sobras, foi o destaque do confronto em Cariacica. O meia atacante do Athletico foi parte essencial do funcionamento do time, sobretudo nas descidas ao ataque. Com 27 passes completados, teve a terceira melhor marca entre os jogadores do time paranaense no jogo, terminando com 82% de aproveitamento no quesito. Vitor ainda foi coroado com o gol de pênalti ao fim da partida, para dar números claros e substância à grande performance ao longo dos 90 minutos.

Próximos compromissos de Flamengo e Athletico

No domingo (17), às 16h, o Flamengo volta a campo para enfrentar o São Paulo pelo primeiro jogo da decisão da Copa do Brasil. O jogo marcará a reabertura do Maracanã após período de recuperação do gramado. Pelo Brasileirão, o Fla tem pela frente o Goiás, fora de casa, na próxima quarta-feira (20) às 19h.

O Athletico, por sua vez, recebe o Internacional na quinta-feira (21) às 19h30 pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro. Todos os horários citados são referentes ao fuso de Brasília.

você pode gostar também