De virada, Flamengo vence Volta Redonda e volta à liderança do Campeonato Carioca

Com direito a alcance de marca histórica, Gabi foi o nome da vitória Rubro-Negra

Flamengo e Volta Redonda se enfrentaram no Raulino de Oliveira em partida válida pela oitava rodada do Campeonato Carioca. O time da capital carioca encontrou dificuldades para furar a defesa dos adversários, enquanto o Voltaço se aproveitou da desorganização defensiva quando pôde.

Enfim, com a entrada de Éverton Ribeiro no jogo, os Rubro-Negros funcionaram melhor e conseguiram reverter a desvantagem inicial no placar para conquistar os três pontos.

Escalações

O Volta Redonda entrou em campo escalado no 4-2-1-3 com Vinícius no gol. A linha defensiva, por sua vez, foi formada por Wellington Silva, na direita, Alix e Sandro, no centro da zaga, e Ricardo na lateral esquerda.

No meio campo, dois volantes: Bruno Barra e Dudu. Completando os homens do setor, Luciano Naninho atuou um pouco mais a frente, com mais liberdade de aproximação aos homens de frente. Por fim, Rogério Correia escalou Luizinho, Pedrinho e Lelê, artilheiro do Carioca, no ataque.

Escalação do Voltaço. Foto – Volta Redonda/Twitter

 

Vítor Pereira, por sua vez, manteve a base do 4-2-2-2 com apenas uma grande mudança em relação ao time considerado titular até aqui: Arturo Vidal no lugar de Everton Ribeiro no meio campo. Uma opção que favorece Gerson, que fica com mais liberdade para ir ao ataque.

Logo, o Fla entrou em campo com Santos no gol, Varela e Ayrton Lucas pelas laterais e David Luiz e Fabrício Bruno como dupla de zaga. Thiago Maia e Arturo Vidal formaram a primeira linha de meias com Gerson e Arrascaeta mais livres e com uma postura mais ofensiva. Por fim, Pedro e Gabriel formaram, mais uma vez, o ataque Rubro-Negro.

Escalação do Flamengo. Foto – Flamengo/Twitter

Primeiro tempo

Com Arturo Vidal, Fla ganhou mais intensidade na marcação. Foto – Gilvan de Souza/Flamengo

 

Os primeiros 15 minutos de jogo foram bastante equilibrados, até mesmo em termos de posse de bola. Porém, com o Flamengo buscando mais o ataque, enquanto o Volta Redonda procurou se defender e aproveitar chances no contra-ataque. Como esperado.

A organização defensiva do Voltaço foi bastante efetiva, com as melhores chegadas Rubro-Negras vindo a partir de trocas de passe rápidas, que abriam espaço.

A primeira grande chance do jogo veio aos 18 minutos: Varela fez o cruzamento pela direita e Arrascaeta mandou uma bomba no travessão. No rebote, Vidal tentou finalizar, mas a finalização virou um passe para Pedro, que perdeu a bola em dividida com a defesa adversária.

Aos 29 minutos, Vidal lançou Gabriel pela direita que buscou Arrascaeta na pequena área. Porém, o uruguaio foi desarmado na hora da finalização.

Aos 33, diante da defesa fechada do Voltaço, Gabi tentou o chute da intermediária. O camisa 10 Rubro-Negro pegou bem, mas parou no goleiro Vinícius.

Pouco depois, Gabriel passou para Arrascaeta que tentou o escape, sendo parado na falta. O Fla, então, teve uma boa chance na bola parada. O camisa 14, que sofreu a falta, foi para a batida buscando David Luiz na pequena área. Contudo, o zagueiro não conseguiu subir.

O Volta Redonda, que pouco atacou no primeiro tempo, passou a frente no placar já nos acréscimos do primeiro tempo. Arrascaeta perdeu a bola no meio de campo, que sobrou em Luciano Naninho.

Naninho passou como quis por Thiago Maia e tocou para Lelê que escapou em velocidade e já perto da área passou para Luizinho. O camisa 11 do Volta Redonda bateu bem, no canto direito, sem chances para Santos.

Após jogada de escanteio, já no último minuto dos acréscimos, o bandeira marcou um pênalti sobre Gabi. Jogadores do Volta Redonda reclamaram e Arturo Vidal pressionou o árbitro, o que lhe rendeu um cartão amarelo.

No fim das contas, o camisa 10 foi para a cobrança e, como raramente acontece, perdeu a penalidade. O goleiro do Voltaço defendeu o pênalti.

Assim, o jogo foi para o intervalo com os donos da casa com a vantagem simples no placar.

Segundo tempo

Pedro chegou a marca dos 10 gols na temporada. Foto – Gilvan de Souza/Flamengo

Para a volta do intervalo, duas mudanças, uma de cada lado. Everton Ribeiro entrou no lugar de Gerson, no Fla, e Henrique Silva substituiu Dudu, que estava amarelado, no Voltaço.

A primeira chance da etapa complementar foi do Volta Redonda: Luciano Naninho cruza na área e Alix se antecipou a Fabrício Bruno para cabecear. A bola passou muito perto da meta defendida por Santos.

Não demorou muito para o Flamengo responder, dessa vez, com sucesso. Gabriel recebeu de Éverton Ribeiro e bateu com a canhota, sem chances para a defesa de Vinícius. Vale destacar, no lance, a leitura de Pedro em deixar a bola passar para chegar no camisa 10 Rubro-Negro.

Após o empate, Vitor Pereira fez mais três mudanças: Matheuzinho, Erick Pulgar e Everton Cebolinha entraram nos lugares de Thiago Maia, Vidal e Ayrton Lucas.

As mudanças garantiram mais velocidade na construção do Flamengo, com Éverton Ribeiro orquestrando grande parte das jogadas. Aos 16 minutos, Gabi teve mais uma grande chance. Se aproveitando do erro da defesa do Voltaço, Gabriel finalizou, porém, o goleiro adversário fez grande defesa.

Perto dos 15 minutos finais, Gabriel apareceu de novo para virar o jogo para o Flamengo. Arrascaeta, de cavadinha, levanta a bola na área. Gabriel deixou a bola cair em sua perna esquerda e finalizou sem chances para a defesa de Vinícius.

Após tomar a virada, Darnley entrou no lugar de Luciano Naninho no lado do Volta Redonda. Pouco depois, mais uma mudança de Rogério Corrêa no Voltaço: o lateral Wellington Silva saiu para a entrada do atacante Kauan.

O domínio do Flamengo seguiu amplo e, para os cinco minutos finais, uma última mudança de Vitor Pereira. Aplaudidíssimo, Gabi deixou o campo para a entrada de Marinho.

Aos 42 do segundo tempo, o Flamengo teve mais uma boa chance após contra-ataque puxado por Arrascaeta e Éverton Ribeiro. O camisa 7 recebe do uruguaio e consegue driblar o goleiro, porém, saiu com a bola e matou a jogada.

Na pressão, o Fla conseguiu ampliar sua vantagem nos acréscimos. Arrascaeta apareceu de novo puxando o contra-ataque e toca para Cebolinha aberto pela direita. De primeira, o camisa 11 passa para Pedro livre na área e o atacante Rubro-Negro não desperdiçou.

De virada, portanto, o Flamengo vence o Volta Redonda por 3 a 1 no Raulino de Oliveira e assume a liderança do Campeonato Carioca de 2023. Além disso, com dois gols no jogo, Gabriel Barbosa entrou para a lista dos 10 maiores artilheiros da história do Flamengo.

Próximos compromissos

O Volta Redonda volta a campo na próxima quarta-feira (22) para enfrentar o Falcon pela primeira rodada da Copa do Brasil de 2023. O Voltaço viaja para Aracaju para o confronto que acontecerá no Estádio Estadual Lourival Baptista, o Batistão, às 19h (horário de Brasília).

Por sua vez, o Flamengo no sábado (18) para enfrentar o Resende em jogo adiado válido pela sétima rodada do Campeonato Carioca. O jogo será no Raulino de Oliveira às 16h (horário de Brasília).

você pode gostar também