Em dose dupla: pela primeira vez em 22 anos, Flamengo jogará duas vezes no mesmo dia

Em 2002, time titular goleou na Libertadores enquanto reservas foram goleados no Carioca

Neste domingo, o Flamengo entrará em campo duas vezes. Embora seja uma situação inusitada, não é inédita na história do clube. Em 27 de fevereiro de 2002, o time titular, dirigido por João Carlos da Costa, goleou o Once Caldas por 4 a 1 pela Libertadores no Maracanã enquanto o time reserva perdeu pelo mesmo placar para o Americano em Moça Bonita, pelo Campeonato Carioca, com Raimundo Nonato dando ordens à beira do campo.

Quase 22 anos depois a situação se repete. Em 21 de janeiro de 2024, a equipe principal joga um amistoso com o Philadelphia Union em Orlando, nos Estados Unidos, enquanto o time misto, formado em maioria pelos jovens da base, enfrenta o Nova Iguaçu pela segunda rodada do Cariocão.

Image
Equipe do Flamengo que viajou para os Estados Unidos realizou a primeira atividade em solo americano na última sexta-feira. Foto – Marcelo Cortes e Gilvan de Souza /CRF

 

E se demorou quase 22 anos para que a dose dupla Rubro-Negra se repetisse, desta vez, a espera será menor pois, no próximo dia 27, acontecerá novamente. A equipe de Tite faz outro amistoso, dessa vez com o Orlando City, enquanto o time alternativo comandado por Mário Jorge enfrenta a Portuguesa em mais uma rodada do Campeonato Carioca.

Realidades distintas

Em 2002, o Flamengo vivia uma realidade bem menos tranquila se comparada à atual. A vitória sobre o Once Caldas quebrava um jejum amargo. João Carlos, que assumiu a vaga de Carlos Alberto Torres, não vencia desde a estreia no comando da equipe, que tinha acontecido há sete jogos. Naquela ocasião, um público de 11 mil pessoas no Maracanã sinalizava o descontentamento com o trabalho do novo técnico.

Com isso, a goleada por 4 a 1 sobre o time colombiano representou o desafogo de um longo período de agonia. Julio Cesar, Juan e Juninho Paulista eram alguns dos rostos que integravam o Flamengo naquela noite de quarta no Rio de Janeiro.

  • Escalação do Flamengo diante do Once Caldas: Júlio Cesar, Fernando, Juan, Valnei, Rocha, Athirson; Leandro Ávila, Felipe Mello, Petkovic; Juninho Paulista e Andrézinho.

Em Bangu, algumas horas antes, o Flamengo entrou em campo sob o comando de Raimundo Nonato, que escalou um time inteiramente reserva: Diego, Israel, Renan, Anderson Luiz, Edson, André Gomes, Fabiano Cabral, Alessandro Salvino, Agnaldo, Victor Simões e Espíndola.

Desentrosado e comandado por um técnico improvisado, o Flamengo foi goleado por 4 a 1 pelo Americano, que era o líder da competição. Naquela edição do Carioca, o Rubro-Negro terminou o primeiro turno na última colocação, mas se recuperou no turno seguinte. Mesmo avançando para a segunda fase, o Mengão foi eliminado antes mesmo de chegar à semifinal.

No geral, a temporada de 2002 do Rubro-Negro não deixa saudades. Além da eliminação precoce na Libertadores e no Carioca, o Flamengo ficou em 13º, dentre 16 times, na primeira fase do Torneio Rio-São Paulo, caiu na semifinal da Copa dos Campeões e foi vice da Mercosul para o San Lorenzo, nos pênaltis, na última edição do torneio, em Buenos Aires. No Brasileirão, o clube brigou contra o rebaixamento.

O Flamengo em 2024

Mesmo que a temporada de 2023 não tenha muitas semelhanças em relação à temporada de 2002, uma coisa ambas tem em comum: o Fla não conquistou títulos. Sendo assim, em 2024, a expectativa é fazer diferente e voltar à levantar taças, e o primeiro jogo da temporada, que terminou com a vitória Rubro-Negra por 4 a 0 sobre o Audax Rio, demonstrou bons sinais nesse sentido.

Image
Jogadores comemoram no gramado da Arena da Amazônia após vitória na estreia do Campeonato Carioca. Foto – Gilvan de Souza / CRF

 

Neste domingo, serão mais dois compromissos para reforçar a confiança do torcedor, que ainda vive na expectativa para novas chegadas visando reforçar o time para a temporada enquanto os dirigentes Marcos Braz e Bruno Spindel viajam para a Europa buscando concretizar negociações.

Próximos compromissos

Amistoso com o Philadephia Union

O primeiro compromisso do Flamengo neste domingo é o amistoso com o Philadelphia Union. O duelo acontecerá no Al Lang Stadium, em Tampa, nos Estados Unidos, com o início da partida marcado para às 16h (horário de Brasília). A transmissão será feita pelo SporTV (TV por assinatura).

Mesmo com os principais jogadores do elenco estando à disposição de Tite nos Estados Unidos, a expectativa é que o treinador faça mudanças no time em relação à escalação inicial na estreia do Carioca. O planejamento da comissão técnica prevê um time mesclado com titulares e reservas com o objetivo de aproveitar o momento para fazer testes e regular a o tempo de jogo dos atletas.

Image
De La Cruz pode fazer sua estreia pelo Flamengo no amistoso com time da MLS. Foto – Marcelo Cortes e Gilvan de Souza /CRF

 

Provável escalação do Flamengo:  Rossi, Varela (Wesley), David Luiz, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Allan, Victor Hugo e De la Cruz (Arrascaeta); Luiz Araújo, Bruno Henrique (Cebolinha) e Gabigol.

Provável Escalação do Philadelphia Union: Andre Blake; Olivier Mbaizo, Nathan Harriel, Jack Elliott e Damion Lowe; José Martínez, Daniel Gazdag e Alejandro Bedoya; Jack McGlynn, Mikael Uhre e Julián Carranza. Técnico: Jim Curtin.

Flamengo x Nova Iguaçu

Enquanto o elenco principal segue na pré-temporada nos Estados Unidos, o time alternativo Rubro-Negro, em grande parte integrado pelos Garotos do Ninho do sub-20, dão sequência à campanha do clube no Cariocão enfrentando o Nova Iguaçu. A partida válida pela segunda rodada do Estadual será disputada no Estádio Almeidão, em João Pessoa, às 18h10 (horário de Brasília).

Além de grande parte da equipe sub-20 que disputou a fase de grupos da atual edição da Copinha, também estarão à disposição do técnico Mário Jorge: Matheus Cunha (goleiro), Gabriel Noga (zagueiro), Santiago Ocampos (lateral) e Thiaguinho (atacante). Veterano, mas se recuperando de lesão, Pablo também pode ser opção, uma vez que não viajou com o grupo para os Estados Unidos.

A partida terá transmissão exclusiva do Canal GOAT (Youtube).

Provável escalação do Flamengo: Matheus Cunha; Santiago Ocampos, Gabriel Noga, Pablo (Diegão) e Zé Wellinton; Evertton, Rayan Lucas e Lorran; Petterson, Pedro Estevam e Weverton. Técnico: Mário Jorge.

Provável escalação do Nova Iguaçu: Fabrício; Cayo Tenório, Gabriel, Sérgio e Maicon; Albert, Ronald, Alexandre Junio, Ezequiel e João Victor; Carlinhos. Técnico: Silvestre dos Anjos.

você pode gostar também