O Flamengo está próximo de fechar a contratação de Carlos “Charly” Alcaraz, meia de 21 anos que atualmente defende o Southampton, da Inglaterra.
Segundo informações do Diario As, da Espanha, após pouco mais de uma semana de negociações intensas, o Rubro-Negro está próximo de fechar o acordo com o clube inglês pela contratação de Alcaraz. O Flamengo desembolsará chegar de 20 milhões de dólares para garantir a contratação do meio campista que, por esse valor, se tornará a contratação mais cara da história do clube carioca.
As negociações seguem porque ainda resta resolver os termos em relação ao empréstimo de Victor Hugo, que entra como parte do negócio. A expectativa é que o Garoto do Ninho se junte ao Göztepe, clube turco que é do mesmo propriedade do Southampton.
Depois de acertar a contratação de Alex Sandro, o vice-presidente de futebol, Marcos Braz, e o diretor esportivo, Bruno Spindel, viajaram para a Inglaterra para fechar o acordo final entre os clubes. Assim, o Flamengo espera que Alcaraz chegue ao Rio de Janeiro ainda nesta semana para assinar seu contrato, que terá estipulado um vínculo inicial de cinco anos.
O jovem meia argentino será o terceiro reforço para a equipe de Tite na atual janela de transferências, na qual o Fla demorou a agir. Ainda assim, não deve ser a movimentação final dos cariocas na janela. Os representantes rubro-negros também negociam a chegada do atacante equatoriano Gonzalo Plata.
Quem é Carlos Alcaraz?
Charly Alcaraz chegou ao Racing em 2017, quando tinha 15 anos. O jogador iniciou sua jornada em La Academia na equipe da Oitava Divisão, mas não demorou até que integrasse a equipe de Reservas.
Em 2020, fez sua estreia na equipe profissional do Racing sob o comando de Sebastián Beccacece, em partida contra o Atlético Tucumán pelo Campeonato Argentino. O meia enfrentou o Flamengo nas oitavas de final da Libertadores na sua temporada de estreia como profissional. Alcaraz, então com 18 anos recém completados marcou um dos pênaltis que confirmou a classificação da equipe argentina no Maracanã.
Pela equipe principal do Racing, Charly disputou 83 jogos, marcando 12 gols e distribuindo cinco assistências, além de ter conquistado o título do Torneo de Campeones.
Pouco depois de completar 20 anos, foi vendido ao Southampton na janela de transferências de inverno de 2023 na Europa. Os Saints desembolsaram 14 milhões de dólares para comprar o jogador. Foi a segunda venda mais cara da história do clube de Buenos Aires, perdendo apenas para a venda de Lautaro Martínez para a Internazionale.
Em meio a uma equipe desorganizada, que brigava contra o rebaixamento, Alcaraz se destacou pelo clube inglês. No entanto, o Southampton não escapou da zona da degola e foi rebaixado para Championship. Foram 48 partidas, com 13 participações em gols (oito gols e cinco assistências) pelos Saints antes de partir em empréstimo para a Juventus.
Na Itália, Charly recebeu poucas chances, disputando apenas 379 minutos de futebol em 12 aparições pela Velha Senhora. Em sua passagem pela Juve, deu apenas uma assistência para gol, mas ganhou seu primeiro título no futebol europeu.
No futebol de seleções, o jovem meio campista representou a seleção argentina sub-23, sendo convocado pelo treinador Javier Mascherano para a disputa de amistosos em duas janelas de data Fifa em outubro e novembro de 2023.