O Flamengo fechou a campanha do Campeonato Carioca com uma vitória por 1 a 0 sobre o Nova Iguaçu graças a um golaço de Bruno Henrique.
Com isso, o Rubro-Negro conquistou seu 38° título estadual, se isolando ainda mais como o maior campeão do Rio de Janeiro. Além disso, foi a sétima conquista do Cariocão de forma invicta pelo Flamengo, que assume a liderança isolada no quesito.
Primeiro tempo
Os minutos iniciais da partida foram bastante picotados, com jogadores do Nova Iguaçu sentindo alguns problemas físicos enquanto pressionavam a saída de bola do Flamengo, que não se incomodou muito com a pressão. Mas, a primeira grande chance do jogo foi do Laranjão, com Albert arriscando de fora da área aos sete minutos.
Aos 17, o Nova Iguaçu teve uma nova chegada de perigo. Na bola direta para o ataque, a bola sobrou em Xandinho que tentou encobrir Rossi, porém, sem sucesso. A pressão do Orgulho da Baixada não terminou, com o time conseguindo roubar a bola em zonas de perigo e obrigando a atuação de Rossi e dos defensores Rubro-Negros.
Aos 21 minutos, enfim, o Flamengo levou perigo. Em uma jogada iniciada com uma bola longa de Fabrício Bruno, Varela cruzou na área e a defesa do Nova Iguaçu afastou mal. Na sobra, Arrascaeta finalizou, mas foi bloqueado. A posse esteve indiscutivelmente com o Fla, só que o controle da bola se deu em zonas que não representavam perigo. Já o Laranjão, quando chegava, demandava a atuação da defesa Rubro-Negra.
As melhores chances do lado do Flamengo vieram em jogadas de escanteio, que ocorreram com frequência. No entanto, as finalizações não foram suficientes para abrir o placar. Já aos 45 minutos, o Fla desceu bem e a bola chegou em Cebolinha que finalizou buscando o ângulo aberto do gol, mas o camisa 11 foi parado pela trave. No minuto seguinte, Cebolinha acionou Arrascaeta que finalizou obrigando o goleiro do Laranjão, Fabrício, a fazer uma grande defesa.
Embora o Rubro-Negro tenha crescido na reta final, com o Nova Iguaçu também tendo uma grande chance no último lance da primeira etapa, o placar permaneceu inalterado ao fim dos 45 minutos iniciais.
Segundo tempo
Logo no primeiro minuto depois da volts do interval, Cebolinha teve mais uma grande chance para o Flamengo. O camisa 11 recebeu, partiu em direção ao gol e bateu com categoria, parando mais uma vez na trave. Aos cinco minuros, mais uma grande chegada Rubro-Negra: Arrascaeta tabelou com Pedro antes de finalizar com força. A rede chegou a balançar, porém, a bola bateu do lado de fora.
Aos nove minutos, o principal nome do ataque do Laranjão apareceu mais uma vez. Xandinho recebeu e teve liberdade para ajeitar o corpo antes de bater com perigo, mas a bola passou por cima do travessão. Dois minutos depois, Cebolinha teve mais uma chance para o Fla, com Fabrício fazendo mais uma boa defesa impedindo que o Nova sofresse o quatro gol no placar agregado.
Aos 14 minutos, mais uma chegada Rubro-Negra em uma escapada em velocidade. Pedro recebeu de De la Cruz e partiu em velocidade com o uruguaio e Cebolinha acompanhando. Perto da área, Pedro passou para Cebolinha que passou para o uruguaio, que finalizou desequilibrado e viu a defesa do Nova cortar a finalização antes da bola cruzar a linha.
Aos 29 minutos, Léo Pereira encontrou Ayrton Lucas com um bom passe aberto pela esquerda, o lateral Rubro-Negro cruzou e Bruno Henrique que fez um golaço no Maracanã em primeiro lance no jogo. O Fla seguiu acelerado, com muitos Garotos do Ninho entrando ao longo da etapa complementar e dando um gás a mais ao time.
Com a partida se aproximando do fim, o jogo ficou morno, e não houve necessidade de acréscimo. Com o gol de Bruno Henrique, o Flamengo se consagrou campeão carioca pela 38ª vez em sua história, terminando o campeonato com o melhor ataque e com a melhor defesa, além de ter conquistado o título de forma invicta.
Destaque de Flamengo x Nova Iguaçu
Autor do único gol da partida, Bruno Henrique assumiu o protagonismo. O camisa 27 marcou em seu primeiro toque na bola e deu outra cara ao ataque Rubro-Negro enquanto esteve em campo na decisão do Cariocão, que marcou a 12ª conquista de BH com o Manto do Flamengo.