Flamengo derrota o Vasco e sai em vantagem na semifinal do Carioca

Clássico carioca foi movimentado e marcado por muitos erros dos dois times

Flamengo e Vasco se enfrentaram no Maracanã nesta segunda-feira para disputar o primeiro jogo da semifinal do Campeonato Carioca. Em jogo de cinco gols, o Rubro-Negro venceu por ter se aproveitado melhor dos erros do adversário.

Em suma, para o torcedor tanto do Fla quanto do Vasco, o jogo deve acender alertas importantes em relação à performance dos times.

Escalações

No fim das contas, Vítor Pereira realmente escalou o time da forma como a escalação vazada no último domingo esperava. A única dúvida era quem seria o titular no gol, posição que ficou com Santos ao invés de Matheus Cunha.

Mais uma vez, VP optou pela linha defensiva de três zagueiros com Fabrício Bruno, Rodrigo Caio e Pablo, com Matheuzinho e Ayrton Lucas pelas alas. No meio campo, Vidal e Thiago Maia em uma primeira linha de contenção com Arrascaeta mais avançado.

Enfim, Pedro voltou à titularidade fazendo dupla com Gabriel no ataque.

Image
Escalação Rubro-Negra. Foto – Flamengo/Twitter

 

Maurício Barbieri, por sua vez, fez uma alteração no time do Vasco para o clássico: Capasso entrou no lugar de Rodrigo na zaga, fazendo dupla com Léo Pelé.

Fechando o setor defensivo, Léo Jardim seguiu como titular na meta vascaína com Pumita e Lucas Piton nas laterais.

No meio campo, a opção foi por uma linha de três com Jair, Andrey e Galarza com o trio de ataque formado por Alex Teixeira, Gabriel Pec e Pedro Raul sendo mantido.

Image
Escalação Cruzmaltina. Foto – Vasco da Gama/Twitter

Primeiro tempo

Image
Pedro Raul e Ayrton Lucas disputam a bola. Foto – Daniel Ramalho/Vasco da Gama

 

Os minutos iniciais da partida foram marcados por um Flamengo que controlava a posse, porém, com bastante dificuldade em furar a defesa do Vasco.

O time de Mauricio Barbieri encaixou bem a marcação no início do jogo, por vezes, pressionando a saída de bola do Fla.

Assim, apenas aos cinco minutos veio a primeira finalização da partida. Thiago Maia recebe de Pedro e finaliza, mas para em Léo Jardim.

Cinco minutos depois, Rodrigo Caio falhou bizarramente na tentativa de cortar a bola e acabou dando uma assistência para Gabriel Pec.

O camisa 11 Cruzmaltino pegou de primeira e, sem marcação e o gol basicamente livre, botou a bola na rede sem problemas.

Seguindo com a posse, aos 15 minutos, o Rubro-Negro teve uma nova boa chance. Matheuzinho ficou com a sobre na pequena área, porém, finalizou mal demais e desperdiçou uma grande oportunidade de empatar a partida.

Quase 10 minutos depois, o Rubro-Negro conseguiu o empate. A defesa do Vasco afastou o cruzamento de Matheuzinho, mas Arrascaeta apareceu livre para pegar de primeira na bola e marcar um golaço para o Mengo.

Pouco depois, Thiago Maia fez falta em Alex Teixeira. Em cobrança na pequena área, a bola sobra para Pedro Raul que chutou forte, parando em Santos. No rebote, Léo Pelé escorou para dentro do gol.

Porém, o zagueiro e capitão do Vasco estava impedido e o gol foi bem anulado após revisão do VAR e o jogo seguiu empatado em 1 a 1.

Aos 39 minutos, um outro vacilo do Fla que levou perigo. Vidal se enrolou no campo defensivo na tentativa de recuar para a defesa. Pedro Raul aproveitou o erro, mas acabou forçando um passe de calcanhar para Pec e acabou matando o lance.

Quase que na sequência, no que parecia ser uma saída de bola simples do Vasco a partir do tiro de meta virou um presente para Pedro. Capasso errou no passe e a bola sobrou no camisa 9 Rubro-Negro que chutou forte para virar o placar.

O jogo voltou a ficar disputado nos minutos finais e nos acréscimos e o jogo foi para o intervalo com o 2 a 1 a favor do Flamengo no placar.

Segundo tempo

Fabrício Bruno marcou o gol que garantiu a vitória do Flamengo. Foto – Gilvan de Souza/CRF

 

Do lado do Vasco, Galarza saiu para a entrada de Marlon Gomes já na volta do intervalo.

O início da etapa complementar começou quente com Pedro recebendo o cartão amarelo logo aos 20 segundos por falta dura em Andrey Santos. Nos minutos iniciais, o Cruzmaltino buscou controlar a bola em busca dos espaços.

Aos quatro minutos, o Fla chegou bem pela direita e a zaga do Vasco cortou mal. Mais uma vez, a bola sobrou com Pedro que chutou colocado, mas fraco. Defesa fácil para Léo Jardim.

Na sequência, o Vasco teve uma chance de mandar a bola na área do Rubro-Negro em cobrança de falta perto da intermediária. Pablo conseguiu cortar a bola e afastar o perigo, gerando um bom contra-ataque para o Flamengo.
No entanto, Gabriel acabou errando o passe buscando Ayrton Lucas na pequena área e Léo Jardim ficou com a bola. No minuto seguinte, mais uma chance para o Fla.
Matheuzinho arranca em velocidade pela direita e passa para Gabi, que finaliza em cima de Pedro. Tiro de meta para o Vasco.
O jogo ficou movimentado e aos nove minutos o Cruzmaltino conseguiu boas chances em sequência. Pec aproveitou a sobra da bola para finalizar. A bola desviou na zaga Rubro-Negra e saiu em escanteio. Alex Teixeira cobrou o canto no segundo pau, Andrey Santos subiu e testou para fora.
Mas logo menos o Vasco conseguiu o merecido gol do empate. Pedro Raul avança sem problemas pela defesa do Flamengo e cruzou na medida para Alex Teixeira. O camisa 7 Vascaíno se antecipou a Thiago Maia e cabeceou para o fundo da rede aos 13 minutos.
 Novamente, o Flamengo voltou mal do intervalo e pagou por isso.
Aos 20 minutos, ambos os times tiveram alterações. Figueiredo entrou no lugar do autor do gol de empate, Alex Teixeira, e do lado do Flamengo Vidal e Ayrton Lucas saíram para as entradas de Everton Ribeiro e Everton Cebolinha.
Aos 24, Figueiredo fez falta dura em Everton Ribeiro e foi amarelado. Arrascaeta cobrou a falta no segundo pau e Fabrício Bruno passou por trás da defesa Cruzmaltina para cabecear para o gol, colocando o Fla em vantagem no placar mais uma vez.
Dentro do 15 minutos finais, Matheuzinho tentou afastar a bola mas se chocou com Figueiredo. Os dois sentiram o choque, mas o lateral do Fla ficou na pior, além de receber o amarelo. Com isso, Matheus França entrou no lugar do jogador lesionado.
Na cobrança de falta, a bola sobrou em Pec que finalizou forte, mas para fora. Pouco depois, mudança tripla no Vasco: Nenê, Rodrigo e Erick Marcus entraram nos lugares de Jair, Andrey Santos e Gabriel Pec.
Aos 37 minutos, o Mengo teve duas boas chances. Pedro, primeiro, finalizou e foi travado. Na sequência, o camisa 9 tocou para Gabriel que pegou mal de direita.
Cinco minutos depois, o Fla teve uma boa nova chance. Arrascaeta avançou e serviu Pedro, que finalizou de primeira para boa defesa de Léo Jardim. Na sequência o Vasco tentou sair ao ataque, mas Gabi cometeu a falta – antes da cobrança, Gabi deixou o campo para a entrada de Matheus Gonçalves na última mudança do Mengo no jogo.
O árbitro deu mais seis minutos de acréscimo, com o Vasco pressionando pelo empate desde as mudanças na verdade. Logo após entrar em campo, Matheus Gonçalves recebeu dois amarelos em sequência e acabou expulso. Assim, o Fla jogou os cinco minutos finais com um a menos.
Em reação à expulsão do jovem Rubro-Negro, Marinho foi reclamar com o quarto árbitro e também foi expulso. Logo, o Flamengo terá mais duas baixas para o jogo de volta.
O juiz adicionou mais dois minutos de acréscimo, com isso, o segundo tempo foi até os 53. Apesar das tentativas, o Vasco não conseguiu marcar e a partida terminou em 3 a 2 para o Flamengo.

Próximos compromissos

O Flamengo volta a campo no domingo (19) às 16h (horário de Brasília) para enfrentar o Vasco pela partida de volta da semifinal do Campeonato Carioca que também será disputado no Maracanã. Antes da partida de volta, por sua vez, o Cruzmaltino tem um compromisso pela segunda rodada da Copa do Brasil. Sendo assim, o Vasco recebe o ABC na quinta-feira (16) às 21h30 (horário de Brasília) em São Januário.

você pode gostar também