Nesta segunda-feira (2), o Flamengo, tetracampeão da Copinha, fez sua estreia no torneio da temporada 2023 diante do Floresta-CE. O jogo viu bastante ação em determinados momentos, porém, o campo molhado influenciou bastante na condução da partida e demandou bastante dos jogadores. No fim das contas, a partida terminou no empate em 0-0.
Escalações
O Flamengo, treinador por Mário Jorge, entrou em campo no 4-3-3 com Dyogo Alves no gol e com a defesa formada por por Felipe Brian, Iago, Darlan e Zé Welinton. Dudu, Evertton e Lorran foram os meio campistas e, por fim, Petterson, Ryan Luka e Lucas Bauru formaram o trio de ataque.
Por sua vez, o treinador Raimundo Wagner escalou o Floresta no 4-4-2 com Wilderk no gol e Kayky Batista, Léo, Cris e Davi Castro na defesa. Athyrson, Diogo Morão, Rodrigo e Arilson atuaram pelo meio e para fechar, no ataque, Iarley Gilberto e Pedro Igor.
Primeiro tempo
O jogo começou bastante movimentado, com ambos os times querendo escapar com rapidez ao ataque, mas cometendo muitos erros. Por isso, a posse acabou trocando bastante de lado nos primeiros minutos – a chuva e o campo molhado também dificultaram bastante a progressão do jogo de ambas as equipes.
Logo, a primeira finalização da partida foi de Lorran, pelo Flamengo. De fora da área, o camisa 10 do Flamengo finalizou de fora da área, mas a bola desviou na zaga saindo em escanteio. A primeira batida de escanteio gerou outra, Lorran bateu e achou bem Evertton livre na área. Porém, o capitão Rubro-Negro furou.
A grande arma do Floresta no primeiro tempo foram as escapadas de Pedro Igor pelo lado direito. Em duas ocasiões, o atacante conseguiu cruzar a bola na área do Flamengo, mas, a defesa Rubro-Negra foi bem em impedir que os cruzamentos chegassem nos alvos. Sendo assim, a primeira finalização do Floresta só aconteceu aos 24 minutos com Arilson arriscando de muito longe e isolando.
Logo na sequência, Pedro Igor conseguiu achar um alvo em mais um cruzamento. Iarley escorou para Arilson que, por pouco, finalizou para fora. E a resposta do Flamengo não demorou. Petterson enfiou a bola para Ryan Luka que finalizou e obrigou Wilderk a fazer grande defesa. No rebote, Dudu finalizou com perigo, mas a bola foi para fora.
Aos 35 minutos, o Floresta conseguiu seu primeiro chute ao gol, obrigando Dyogo a fazer grande defesa e, no rebote, a defesa Rubro-Negra afastou. E aos 40, Pedro Igor parou na trave. Depois do susto, os cariocas subiram a marcação e buscaram controlar o jogo em seu campo de ataque.
Apesar de muita ação, no fim das contas, o placar permaneceu inalterado e o jogo foi para o intervalo empatado em 0-0.
Segundo tempo
Lorran fez boa jogada individual para abrir a etapa complementar, que começou em ritmo parecido com o fim do primeiro tempo: os Rubro-Negros buscando o controle do jogo, se possível em seu campo de ataque. Os comandados de Mário Jorge fizeram boas triangulações buscando criar boas chances e, quando possível, executavam boas escapadas em velocidade pelas faixas laterais.
A primeira grande chance do segundo tempo veio com Petterson, aos 12 minutos. O camisa 11 do Fla tentou a finalização de longe, a finalização parou na rede, contudo, do lado de fora. Aos 18, Mário Jorge fez a primeira mudança no clube carioca colocando Rodriguinho no lugar de Lucas Bauru.
Com 15 minutos para o fim do jogo, o Flamengo fez sua segunda alteração: Dudu deu lugar a Weverson e pouco depois da alteração o Rubro-Negro teve a grande chance de tirar o 0-0 no placar. A bola sobrou em Lorran que, livre dentro da área, finalizou para fora. Fora isso, a ação foi pouca na etapa complementar.
Enfim, o fato do Flamengo ter um time mais jovem se fez evidente no final da partida, com os jogadores demonstrando certo cansaço. Enquanto o Floresta conseguia manter seu time em boas condições, inclusive, muitos estavam na partida entre as equipes em 2022.
Com isso, o Fla fez mais duas mudanças para os 10 minutos finais: Felipe Lima entrou no lugar de Lorran e Daniel Salles substituiu Felipe Brian, que deixou o campo com câimbras.
Aos 43 minutos, o Floresta teve boa chance em cobrança de falta bem defendida por Dyogo Alves. Após a falta, o time cearense fez suas primeiras mudanças na noite: Diogo Morão e Iarley Gilberto saíram para as entradas de Vitinho e Emanuel Júnior. Já nos acréscimos, mais duas mudanças: Adrielson e Maicon Cauã no lugar de Pedro Igor e Kayky Batista.
O Flamengo tentou uma última descida, mas a bola acabou sendo mandada para lateral pela defesa do Floresta. O lateral demorou a ser cobrado e a partida, então, foi encerrada, terminando com o empate sem gols no placar.
Próximos compromissos
Flamengo e Floresta voltam a campo na próxima quinta-feira (5) para disputar a segunda rodada da fase de grupos da Copinha. Enquanto a equipe cearense enfrentará o XV de Jaú no Estádio Zezinho Magalhães às 19h30 (horário de Brasília), no mesmo estádio, mas às 21h45 (de Brasília) o Rubro-Negro enfrentará o Aparecidense.