O Flamengo deu início a sua campanha na Copa São Paulo de Futebol Júnior conquistando três pontos importantes sobre o São José-RS. As equipes se enfrentaram o Estádio José Liberatti pela 1ª rodada do Grupo 19 da Copinha, o jogo, inclusive, foi o primeiro do grupo. Ao fim dos 90 minutos, quem levou a melhor foi o Rubro-Negro que venceu por 2 a 1 em jogo bastante disputado em Osasco, sobretudo na primeira etapa.
Primeiro tempo
Desde o início da partida, o Flamengo manteve o controle da posse de bola, porém, enfrentou grande resistência as linhas de marcação do São José. Aos 10 minutos, em um dos raros lances de espaço no campo de defesa do São José, Werton escapou em velocidade e tentou a finalização, mas o goleiro Édson Júnior fez uma grande defesa para evitar que o Rubro-Negro abrisse o placar.
O São José se organizou muito bem em campo e controlou o ímpeto ofensivo do Fla, que não conseguia se movimentar de modo que abrisse espaços e conseguisse chegar com perigo. Perto da marca dos 30 minutos de partida, o time carioca voltou a trabalhar a bola em seu terço final ofensivo, porém, a bola apenas passava pela área dos adversários, sem levar muito perigo.
Aos 39 minutos, o Zeca teve sua primeira grande chance no jogo após engatar um grande contra-ataque, com quatro jogadores avançando rumo ao terço final. Daniel, que ficou com a sobra de bola do início da jogada, avançou em velocidade e finalizou já dentro da área obrigando Dyogo Alves a fazer uma ótima defesa para impedir que o 0 a 0 saísse do placar.
Depois do susto, o Flamengo pressionou mais para trabalhar a bola no campo de ataque e criar melhores chances, o que aconteceu já na entrada dos quatro minutos de acréscimo. Zé Welinton recebeu uma bola em profundidade pela esquerda e encontrou Petterson na pequena área. O camisa 11 Rubro-Negro então finalizou e a abriu o placar. O goleiro do Zeca, Édson Júnior, quase conseguiu a defesa, porém o efeito da bola enganou o guarda-redes.
Segundo tempo
Se na etapa inicial o Fla demorou a marcar, na etapa complementar não deu muita margem. Logo aos dois minutos após a volta do intervalo, o rebote de Édson Júnior foi bem aproveitado por Werton que bateu de primeira, encobrindo o goleiro do São José e ampliando a vantagem Rubro-Negra no placar.
Muito da tônica do primeiro tempo se manteve, com o Flamengo controlando a posse de bola e o Zeca apostando nos contra-ataques. Porém, mais solto e com as mudanças feitas pelo treinador Mário Jorge, o time carioca conseguiu chegar mais ao terço ofensivo. Por sua vez, o São José também chegou com perigo por vezes, até que chegou ao seu gol aos 35 minutos.
Thiago Tinoco, destaque do time gaúcho no jogo, tabelou com Thales antes do camisa 17 cruzar buscando a segunda trave, onde estava o atacante Daniel, que colocou a bola no fundo da meta defendida por Dyogo Alves. Na reta final de jogo, o desgaste das duas equipes ficou evidente e o placar apertado também garantiu emoção nos minutos finais mais acréscimos. No entanto, pesou o cansaço e pouco aconteceu nos seis minutos adicionais indicados pelo árbitro. Assim, o jogo terminou com a vitória do Fla por 2 a 1.
Próximos compromissos de Flamengo e São José-RS
As duas equipes voltam a campo na segunda-feira (8) para disputar a 2ª rodada do Grupo 19 da Copinha, com ambos os jogos acontecendo no José Liberatti. O São José enfrenta o Audax, time da cidade sede do grupo, às 18h15 (horário de Brasília) enquanto o Flamengo enfrenta o São Bento às 20h30 (horário de Brasília).