A novela da contratação de Léo Ortiz pelo Flamengo se aproxima dos capítulos finais.
Embora o interesse dos Rubro-Negros em Léo Oritz não seja surpresa, depois de semanas de avanços e contratempos nas negociações pela transferência do zagueiro, Marcos Braz e Bruno Spindel, dirigentes do clube carioca, finalmente viajaram para São Paulo na tentativa de concluir o negócio.
Os dirigentes chegaram a São Paulo na quarta-feira, quando se encontraram com representantes do jogador e do Red Bull Bragantino, clube onde Léo Ortiz está desde 2019. As conversas entre as partes seguiram na quinta-feira (29) e a negociação se aproximou de um final feliz. As diferenças foram consideravelmente diminuídas, e a assinatura de contrato está por detalhes.
O maior entrave à finalização da negociação tinha a ver com a forma de pagamento: o valor da transferência já estava acordado, mas o parcelamento proposto pelo Fla não agradava.
Além disso, como noticiado em primeira mão pelo ge, em apuração combinada dos jornalistas Cahê Mota, Fred Gomes, Letícia Marques e Thiago Lima, foi debatida também a possibilidade de Léo Ortiz defender o Bragantino no jogo de ida contra o Botafogo, pela última fase do mata-mata da pré-Libertadores, na próxima quarta-feira (5), no Nilton Santos.
O Flamengo pagará um valor superior a 8 milhões de euros para tirar Ortiz, de 28 anos, do Massa Bruta e o zagueiro foi fundamental para o acerto. Desde o ano passado verbalizou seu desejo de defender o time carioca e, para viabilizar o acerto, formalizou que abriria mão dos 25% que teria direito em uma eventual transferência.
Da mesma forma, foi importante a participação ativa de Paulo Pitombeira, empresário de Léo Ortiz, nas negociações. Ele quem costurou a negociação e participou de reuniões com Marcos Braz e Bruno Spindel, até mesmo quando os dirigentes Rubro-Negros estavam na Europa para contratar Matías Viña.
Além disso, Pitombeira foi o principal responsável conseguiu trazer Diego Cerri, Executivo de futebol do Bragantino, para as conversas num momento em que o Massa Bruta pareciam irredutíveis.
Números de Léo Ortiz em 2023
Na última temporada, o zagueiro atuou pelo Massa Bruta em 22 jogos, sendo titular em 21 deles e somando 1.813 minutos em campo. Léo também balançou as redes adversárias em três ocasiões.
Com Léo Ortiz em campo, o Bragantino venceu nove jogos, empatou sete e perdeu seis. Ou seja, o aproveitamento da equipe de Bragança Paulista com o defensor é de 51%. Nesse recorte, o time do interior de São Paulo marcou 27 gols e sofreu 21.
Em 2024, o zagueiro disputou nove as 11 partidas do Massa Bruta no ano. São dois gols e uma assistência para Léo neste início de temporada, além de cinco jogos sem a defesa sofrer gols.