Flamengo e Aster Itaquá se enfrentaram no Estádio José Liberatti, em Osasco, em busca de uma das quatro vagas para a semifinal da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Após o empate em 1 a 1 no tempo regulamentar graças aos gols de Gustavinho, para o Aster, e Weliton, para o Flamengo, a decisão da vaga para as semifinais da Copinha foi decidida nas penalidades. Graças a grande atuação do goleiro Lucas Furtado, de 18 anos, o time carioca conseguiu avançar e se colocar entre os quatro melhores times da competição de base.
Primeiro tempo
Os dois times começaram explorando a ofensividade e ainda conseguindo chances de bola parada. Primeiro, o Aster conquistou um escanteio. Na sequência, foi a vez do Flamengo cobrar uma falta perigosa na entrada da pequena área. Embora os lances de bola para tenham gerado finalizações, a melhor chance dos minutos iniciais da partida foi com Gabriel, do lado do time de Itaquá. O camisa 7 do Aster limpou a marcação e tentou a finalização colocada no ângulo aberto da meta defendida por Lucas Furtado. A bola passou perto, mas, acabou indo para fora.
O jogo continuou em um ritmo acelerado, com o Aster tendo mais sucesso em chegar ao seu terço de ataque e também arriscando da média distância, e foi justamente assim que o time de Itaquaquecetuba abriu o placar. Aos 20 minutos, Gabriel recebeu e, de fora da área, bateu rasteiro para abrir o placar.
Pela primeira vez atrás no placar em sua campanha na Copinha, o Flamengo precisou buscar o resultado. Grande parte da mudança no time carioca se deu no melhor encaixe da marcação no meio campo, procurando a roubada de bola no setor intermediário do campo e tendo certo sucesso nisso. O Rubro-Negro começou a ameaçar o Aster, com Victor Silva, Rodriguinho e Wallace Yan, que chegou mais perto do empate na marca dos 31 minutos, finalizando.
A chuva começou a cair forte nos minutos finais da etapa inicial enquanto o Flamengo seguiu empilhando descidas ao ataque. Porém, sem sucesso na finalização delas. Assim, o primeiro tempo terminou com a vitória parcial do Aster pelo placar simples.
Segundo tempo
Pouco depois da volta do intervalo, o Flamengo conseguiu o empate da cabeça do artilheiro do time: Weliton. Aos três minutos da etapa complementar, Jean Carlos bateu o escanteio e o camisa 44 subiu mais alto para colocar a bola no fundo da rede do goleiro Chacon.
Com o empate no placar, o Mengo cresceu no jogo e passou a promover as ações da partida. Contudo, o time carioca esbarrou na boa organização do Aster, que também teve suas chances e demandou o trabalho dos Garotos do Ninho.
O passar dos minutos no Estádio José Liberatti aumentou a tensão dentro de campo e, nos minutos finais, o jogo ficou mais morno com os dois lados evitando cometer erros que pudessem ser fatais. Assim, o árbitro indicou o fim da partida com o empate em 1 a 1 no placar e a vaga na semifinal foi decidida nas penalidades.
Penalidades
- Dieguinho (Aster) – pênalti defendido por Lucas Furtado;
- Iago (Flamengo) – pênalti convertido;
- Júlio Cesar (Aster) – pênalti convertido;
- João Victor Cunha (Flamengo) – pênalti convertido;
- Patrick (Aster) – pênalti convertido;
- Jean Carlos (Flamengo) – pênalti convertido;
- Emanuel (Aster) – pênalti convertido;
- Felipe Teresa (Flamengo) – pênalti convertido;
- Gabriel (Aster) – pênalti defendido por Lucas Furtado.
O Rubro-Negro venceu a disputa de pênaltis por 4 a 3.
Próximo compromisso do Flamengo
O time carioca aguarda o vencedor do confronto entre Cruzeiro e Coritiba para saber quem será seu adversário na semifinal da Copinha.