Apesar do início desanimador, sobretudo no Campeonato Brasileiro, a chegada de Dorival Júnior mudou o rumo da temporada do Flamengo.
O rubro-negro carioca se consagrou campeão da Copa do Brasil e da Copa Libertadores e saltou do nono lugar do Brasileirão para terceiro lugar, faltando quatro rodadas para a equipe encerrar sua campanha na competição de pontos corridos.
Nesse sentido, não apenas as campanhas melhoraram, mas o desempenho coletivo e individual também. Em ano de Copa do Mundo, principalmente, isso não passa despercebido.
Em outubro, Tite, treinador da Seleção Brasileira, enviou para FIFA uma pré-lista com 55 nomes que podem vir a ser chamados para a Copa do Mundo. Cinco deles, são do Flamengo.
Sem qualquer surpresa, Everton Ribeiro e Pedro são dois deles. Além dos camisas 7 e 9 do Mengão, Filipe Luis, Gabi e o goleiro Santos aparecem na lista.
Dos 55 nomes da lista provisória, restarão apenas 26. E serão esses 26 que irão representar o Brasil no Catar na Copa do Mundo.
Além dos brasileiros, outros jogadores do Flamengo também aparecem nas pré-listas de seus respectivos países. Mais especificamente, Arrascaeta e Varela estão dentre os 55 uruguaios que podem ir ao Mundial no mês que vem.