Foi no sufoco, mas o Flamengo venceu o confronto direto pela liderança do Campeonato Brasileiro contra o Bahia. Nesta quinta-feira (20), o Rubro-Negro carioca venceu o Esquadrão baiano por 2×1, no Maracanã. Gérson e David Luiz, aos 48 minutos do segundo tempo, marcaram pro Flamengo. Everaldo descontou pro Bahia. O resultado coloca o Flamengo na liderança da Série A, com 21 pontos. O Bahia perdeu a chance de assumir o posto Rubro-Negro e ficou na quinta posição, com 18 pontos.
Primeiro tempo
Mesmo jogando com visitante, o Bahia não se acuou no Maracanã e teve mais posse de bola. Aos cinco minutos, o Esquadrão chegou com perigo pela direita. Everton Ribeiro puxou o time pro ataque e passou pra Everaldo, pela ponta. O centroavante viu Cauly livre na entrada da área, que bateu rasteiro, mas a bola saiu à direita do gol de Rossi. Aos 14, Jean Lucas tabelou com Everaldo à frente da área Rubro-Negra, mas depois da bola subir um pouco mais do que o esperado, tentou uma finalização por cobertura e a bola caiu atrás do gol.
O Flamengo chegou pela primeira vez aos 16. Ayrton Lucas arriscou de fora da área e Pedro tentou desviar de calcanhar, mas a bola saiu à esquerda. Aos 23, os cariocas abriram o placar num belo lance. Luiz Araújo e Lorran tramaram pela direita e o jovem talento do Flamengo passou pra Pedro, na linha da grande área. O camisa 9 ajeitou de primeira pra chegada de frente de Gérson, que encheu o pé e acertou o canto esquerdo de Marcos Felipe. Aos 27, o Fla chegou de novo. Pedro passou de calcanhar pra Lorran, que driblou o zagueiro em direção ao gol, mas não conseguiu tirar de Marcos Felipe, que saiu bem nos pés do meia.
O Bahia conseguiu reencontrar os espaços na defesa dos mandantes e empatou o jogo aos 34 minutos. Jean Lucas recebeu entre as linhas do Flamengo e enfiou ótimo passe em profundidade pra Everaldo, que ganhou no corpo de Ayrton Lucas e tocou com categoria na saída de Rossi. A última boa chance do primeiro tempo saiu dos pés de Everton Cebolinha. Depois de linda jogada de Gérson, Cebolinha recebeu dentro da área, driblou Gabriel Xavier e bateu colocado, tentando de tirar de Marcos Felipe. O atacante, no entanto, tirou demais e a bola raspou a trave esquerda dos baianos.
Segundo tempo
A primeira finalização da segunda etapa foi com Everton Ribeiro. O camisa 10 do Bahia recebeu com liberdade à frente da área, mas o chute saiu à meia altura, no meio do gol, e Rossi encaixou sem problemas. Aos 16, o Bahia tentou de longe novamente. Jean Lucas recebeu em transição e bateu colocado, mas mais uma vez o chute saiu fraco e Rossi defendeu. No minuto seguinte, o Flamengo tentou de longa distância com Lorran. A cria do Ninho ajeitou pra esquerda e bateu, mas no meio do gol, Marcos Felipe encaixou.
Tite mudou o Flamengo e o time melhorou em campo. Aos 22, Gérson, já pela direita com Allan formando a dupla de volantes com Léo Ortiz, cruzou fechado e Bruno Henrique subiu às costas de Gilberto, mas cabeceou pra fora. Depois de um tempo de controle, o Flamengo só voltou a ameaçar aos 45. Gérson cobrou escanteio da esquerda aberto, David Luiz escorou pro meio e Gabriel não conseguiu finalizar, bloqueado pelo goleiro Marcos Felipe. Na sobra, Cleiton pegou mal na bola e acertou a rede pelo lado de fora.
O alívio veio aos 48. Gérson cobrou uma falta do lado direito que, por centímetros não era um escanteio, na cabeça de David Luiz. O zagueiro cabeceou forte e Marcos Felipe não conseguiu evitar que a bola encontrasse as redes do Maracanã.
Melhor da partida
Com um gol e uma assistência, Gérson foi o destaque da partida desta quinta-feira (20). O meia foi crucial pra vitória que colocou o Flamengo na liderança do campeonato.
Próximos compromissos de Flamengo e Bahia
As duas equipes voltam a campo pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro no domingo (23). Os Rubro-Negros têm o clássico contra o Fluminense, no Maracanã, enquanto o Esquadrão volta pra Fonte Nova pra receber o Cruzeiro.