Buscando a reabilitação nesta reta final de temporada, o Flamengo recebeu o Bahia pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro, na primeira partida após a demissão de Jorge Sampaoli. Graças ao gol de Pedro, no início do segundo tempo, o Fla venceu o Tricolor e encerrou uma sequência negativa de quatro jogos sem vencer no Brasileirão. Por sua vez, o camisa 9 Rubro-Negro encerrou um jejum de oito jogos sem marcar.
Com a vitória, o Fla chegou aos 43 pontos se garantindo no G7 ao fim desta rodada, independente de outros resultados. A derrota deixa o Bahia estacionado nos 25 pontos, abrindo a zona de rebaixamento, porém, a depender do resultado da partida entre Santos e Vasco, ainda pode perder uma posição.
Primeiro tempo
Os 45 minutos iniciais ocorreram dentro do esperado, com o Flamengo sendo dominante em termos de posse de bola. O time carioca terminou o primeiro tempo com 65% de posse de bola, apostando em descidas pelo lado direito do ataque, com Everton Ribeiro e Wesley combinando bastante no setor, enquanto Gerson também apareceu pela lateral em alguns momentos. No entanto, o lateral do Fla não conseguia acertar os cruzamentos e conforme os minutos passaram, outras faixas do campo passaram a ser utilizadas com maior frequência.
Assim, o Mengo chegou com frequência, finalizando sete vezes na etapa inicial, mas apenas uma finalização foi na direção de Marcos Paulo. Por sua vez, o Bahia claramente apostou na estratégia dos contra-ataques e conseguiu levar perigo em algumas oportunidades, parando em Agustín Rossi três vezes (em um total de quatro finalizações). Além disso, o time baiano pecou em algumas saídas de bola e perdeu a bola em zonas perigosas, por sorte, os adversários não acertaram o último passe. O Flamengo ainda teve uma chance nos minutos finais em lance de falta na entrada da área, Erick Pulgar cobrou a falta no travessão. Assim, o jogo foi para o intervalo com o 0 a 0 no placar.
Segundo tempo
Logo no início da etapa complementar, aos quatro minutos, o zagueiro Vitor Hugo falhou, Gerson aproveitou e roubou a bola e ia saindo na cara do gol, mas foi parado por Kanu, capitão do Bahia. O árbitro marcou a falta e deu o cartão amarelo, mas como o meia Rubro-Negro era o último homem, o VAR recomendou a revisão e Kanu acabou expulso. Pulgar foi o homem da bola novamente, batendo com perigo porém para fora.
Pouco depois, Gilberto cometeu pênalti sobre Bruno Henrique, com muitas reclamações dos jogadores do Bahia, assim como de Rogério Ceni, coroando o desastre da arbitragem de Sávio Pereira Sampaio com 35 minutos mais acréscimos ainda pela frente. Após quatro minutos de pressão, a decisão foi mantida e Pedro cobrou a penalidade para colocar o Flamengo na frente.
Mesmo assumindo a liderança do placar, o Fla não demonstrou qualquer tranquilidade, cometendo erros bobos e sofrendo com a postura do Bahia de apostar nos contra-ataques. Para a sorte dos Rubro-Negros, os visitantes não tiveram sucesso nas escapadas. Por sua vez, o Mengo ganhou força do banco, sobretudo com as entradas de Gabi e Luiz Araújo, mas também não aproveitou suas chances para ampliar o placar. Logo, os minutos finais da partida acumularam certa tensão, porém, após oito minutos de acréscimo, o árbitro apitou o fim do jogo, confirmando a vitória do Flamengo.
Destaque de Flamengo x Bahia
Apesar do gol da vitória ter sido marcado por Pedro, o destaque da partida foi o goleiro Agustín Rossi, que foi fundamental para que o Flamengo não tenha sofrido gols. Foram três defesas dentro da área, duas bolas aéreas reivindicadas e 34 ações com bola do goleiro Rubro-Negro. O argentino completou 20 dos 23 passes que tentou e cinco das oito bolas longas, se mostrando um pilar da saída de bola do clube carioca.
Próximos compromissos de Flamengo e Bahia
Cariocas e baianos voltam a campo no próximo sábado (7) para a disputa da 26ª rodada do Brasileirão. Às 16h (horário de Brasília), o Bahia entra em campo para enfrentar o Goiás, na Serrinha, em um confronto que significa uma briga direta na parte de baixo da tabela. Às 21h (horário de Brasília), o Flamengo, que tenta a contratação de Tite, enfrenta o Corinthians na Neo Química Arena.