Em tarde de homenagens no Maracanã, o Flamengo recebeu o Cuiabá pela 37ª rodada do Brasileirão. Com uma arbitragem bastante perdida, os gols de Luiz Araújo e Pedro garantiram a vitória do Mengão por 2 a 1. O gol do Dourado foi marcado por Clayson.
Com a vitória, o Flamengo chegou aos 66 pontos, se igualando ao Atlético Mineiro, mas seguindo atrás do clube mineiro por conta do saldo de gols. Por sua vez, o Cuiabá segue estacionado nos 48 pontos, sem qualquer risco de rebaixamento e ainda perto de carimbar sua vaga na Sul-Americana.
Primeiro tempo
Como esperado, o Flamengo buscou o domínio da partida desde o apito inicial e não demorou até que conseguisse traduzir a superioridade em gol. Aos 6 minutos, o Fla construiu uma boa trama pelo lado direito com a participação de Varela e Gerson antes da bola chegar em Luiz Araújo, que bateu com muita categoria, no ângulo, sem chances de defesa para João Carlos.
Após o gol, o time carioca chegou outras poucas vezes, sem levar muito perigo. Nesse intervalo, o Cuiabá cresceu no jogo. Apesar de não chegar com tanto perigo, o Dourado conseguiu parar o ímpeto ofensivo do Flamengo, que já não conseguia mais marcar pressão a partir da metade do primeiro tempo.
Com a pausa para hidratação, o Rubro-Negro voltou mais ligado e na reta final da etapa inicial empilhou boas chances, embora só tenha conseguido converter a última chance do primeiro tempo. Novamente pela direita, Luiz Araújo combinou com Arrascaeta, que cruzou buscando Pedro na pequena área. O camisa 9 marcou o segundo do Flamengo, no lance que marcou o fim dos 45 minutos iniciais.
Segundo tempo
O Cuiabá voltou melhor no segundo tempo, conseguindo impedir as chegadas do Flamengo em zonas de perigo e apostando em contra-ataques em velocidade. Aos 10 minutos, em uma dessas escapadas rápidas, Raniele chegou bem na área, mas, ao invés de chutar, tentou cavar o pênalti. A arbitragem comprou, porém o VAR recomendou a revisão e a marcação foi bem revertida.
O Flamengo seguiu martelando, mas sem conseguir se aproveitar das chances. Aos 31 minutos, mais um lance que o VAR foi chamado para julgar diante da indecisão do árbitro de campo. Clayson conseguiu cavar e enganar o VAR desta vez e o pênalti foi batido pelo próprio, que converteu.
Depois do seu gol, o time visitante ensaiou descidas ao ataque, porém, não conseguiu finalizações. O Flamengo teve mais a bola, mas, como os adversários, não conseguiu finalizar no alvo. Assim, após sete minutos de acréscimos, o árbitro apitou o fim do jogo, confirmando a vitória do time carioca por 2 a 1.
Destaque da partida
Em um jogo sem um destaque evidente, ninguém mais poderia assumir os holofotes além de Filipe Luis. O lateral esquerdo encerrou sua carreira com a vitória e demonstrando sua classe de sempre, apesar do erro que deu origem ao lance do pênalti em Clayson. Outro que merece destaque é Rodrigo Caio que, no pouco que ficou em campo, se despediu da Nação com 100%, acertando todos os passes e vencendo todas as divididas que disputou.
Próximos compromissos de Flamengo e Cuiabá
Ambas as equipes voltam a jogar neste meio de semana na última rodada do Campeonato Brasileiro de 2023. Na quarta-feira (6), às 21h30 (horário de Brasília), o Flamengo enfrenta o São Paulo no Morumbi e, ao mesmo tempo, o Cuiabá recebe o Athletico-PR na Arena Pantanal.