Flamengo vence Fortaleza em grande noite de Arrascaeta

Rubro-Negro vence sem encantar, mas tem Arrascaeta inspirado e passa mais um jogo sem ser vazado

O Flamengo tinha uma partida bastante perigosa contra o Fortaleza neste sábado, 01, e conseguiu um resultado expressivo. Com gols de Gabriel Barbosa e Arrascaeta, o time de Sampaoli venceu por 2×0 e segue na terceira colocação, com 25 pontos. Foi a quinta vitória Rubro-Negra como mandante e em todas elas o Flamengo não levou gol. O Fortaleza perdeu uma posição, caindo pro nono lugar, com 20 pontos, mas ainda pode cair mais na tabela na continuação da rodada. O Tricolor perdeu a sequência de três vitórias seguidas.

 

Escalações

Sampaoli optou por uma escalação mais convencional. Num 4-4-2, Gerson e Everton Ribeiro eram os meias mais abertos, com Pulgar e Thiago Maia centralizados. Matheus Cunha avançava bastante pra participar da saída de bola com os dois zagueiros. Com muita movimentação de Arrascaeta e Gabriel, os dois revezavam como o homem mais avançado. A recomendação de Sampaoli era de que o time pressionasse assim que perdesse a bola, mas pra ser recompor, o time se fechava com duas linhas de quatro.

 

Vojvoda escalou um time bastante versátil. Com Pikachu e Tinga pela direita, o Fortaleza se defendia com duas linhas de quatro, com Tinga se postando como lateral e Pikachu como meia pelo lado. Mas com a bola, o Tricolor mudava por 3-5-2, com Tinga, Benevenuto e Britez na primeira linha, Caio Alexandre centralizado mais à frente, numa espécie de losango, espetando Pikachu e Pacheco pelos lados e adiantando Zé Welison e Pochettino pra se aproximarem da dupla de ataque.

Primeiro tempo

O primeiro lance de perigo foi logo um pênalti. Lucero recebeu na entrada da área e foi derrubado por Thiago Maia aos oito minutos. Pikachu foi pra cobrança mais parou em Matheus Cunha. Pouco depois, aos 13, o Flamengo castigou o vacilo do Fortaleza. Arrascaeta fez linda jogada pelo meio e cruzou de trivela pra Gabriel se posicionar melhor que Tinga e bater de primeira no canto de João Ricardo. Aos 17, Gérson quase ampliou. O meia recebeu bom passe, ganhou no corpo de Tinga e de Benevenuto, mas bateu pelo lado de fora da rede. O Fortaleza voltou a chegar aos 23 minutos.

Gabriel marcou seu 150º gol com a camisa do Flamengo. Foto: Gilvan de Souza

 

Tinga cobrou lateral direto na área e a bola sobrou pra Pochettino, mas o meia bateu fraco no centro do gol, sem dificuldades pra Matheus Cunha. Aos 34, Arrascaeta teve a chance de fazer o segundo, mas depois do passe de Gérson, acabou finalizando sem muita força, em cima de João Ricardo. O goleiro Tricolor ainda rebateu e a defesa completou. O Fortaleza tentava pressionar a saída de bola do Flamengo e quase chegou ao empate num vacilo de Matheus Cunha. O goleiro tocou mal pra Fabrício Bruno, a bola foi interceptada por Lucero, que encontrou Caio Alexandre livre dentro da área, mas Cunha se recuperou bem e fechou o ângulo do volante.

Segundo tempo

Com Pedro já no lugar de Gabriel, lesionado, o Flamengo poderia ter ampliado aos cinco minutos. Hércules, que também entrou no intervalo, perdeu o domínio da bola no meio de campo e Pedro roubou. A bola passou por Gérson e Arrascaeta antes de voltar pro centroavante Rubro-Negro bater colocado e forçar grande defesa de João Ricardo. O Fortaleza tentou se recuperar aos 16, mas Thiago Galhardo bateu por cima depois de receber com liberdade de fora da área. Se aproveitando de erros do Fortaleza, o Flamengo chegou ao segundo gol aos 19 minutos.

Fortaleza não conseguiu igualar o jogo na etapa final. Foto: Gilvan de Souza

 

Ayrton Lucas disparou pela esquerda, ganhou de Tinga na velocidade e bateu forte pra dentro da área. Pedro não conseguiu dominar, Brítez afastou mal e a bola sobrou em Arrascaeta, com muito espaço dentro da área. O uruguaio dominou e bateu forte, pra estufar a rede de João Ricardo, que nem viu a bola passar. O Fortaleza ainda tentou uma reação aos 23, mas o chute forte de Hércules passou à esquerda, depois de desviar na zaga. A última boa chance dos visitantes foi aos 35, quando Dudu fez jogada individual pela direita, mas bateu fraco com a esquerda pra defesa tranquila de Matheus Cunha.

Próximos compromissos

O Flamengo tem decisão no meio de semana pela Copa do Brasil. O Rubro-Negro reencontra o Athletico-PR, pela partida de ida das quartas de final da competição, na próxima quarta, 05, no Maracanã. O Fortaleza também vai enfrentar o Furacão no seu próximo jogo, mas pelo Campeonato Brasileiro, no domingo, 09, no Castelão.

você pode gostar também