Flamengo x Al-Hilal: onde assistir, prováveis escalações e detalhes da partida

Rubro-Negro carioca estreia no Mundial de Clubes nesta terça-feira

Nesta terça-feira (7), o Flamengo fará sua estreia no Mundial de Clubes de 2022. Como em sua participação anterior, o Rubro-Negro enfrentará o Al-Hilal na semifinal da competição. As equipes se enfrentam no Grand Stade de Tanger, em Tangier, no Marrocos, às 16h (horário de Brasília).

Flamengo

Flamengo faz último treino antes da semifinal. Foto – Marcelo Cortes/CRF

 

Em início de trabalho, o Flamengo de Vitor Pereira segue buscando regularidade dentro de campo – e não apenas em termos de resultados. O time está evoluindo dentro de campo, é evidente, mas também tem algumas fragilidades neste início de temporada, o que é normal, porém, em uma competição como o Mundial de Clubes, qualquer erro pode ser fatal.

Em relação ao último encontro com o Al-Hilal são seis novidades no time titular, além é claro da mudança no comando e nas táticas do time. No entanto, é impressionante que o Flamengo em pouco mais de três anos tenha conseguido manter uma base importante, não apenas para o presente, como também permitindo uma transição para o futuro.

Os comandados de Vitor Pereira, no papel, tem a superioridade ao seu lado. Contudo, nem sempre ela se vale e, sem dúvidas, o Flamengo sabe disso. O time, apesar de peças novas, é experiente e está acostumado com jogos importantes e, como em outros momentos ao longo dos anos, vai precisar de maturidade para lidar com a partida contra os sauditas.

Da mesma forma, a defesa precisa ter muita atenção para não cometer erros bobos e dar oportunidades aos atacantes do Al-Hilal como por vezes aconteceu no jogo contra o Palmeiras na Supercopa do Brasil, o grande teste do Fla até aqui. Varela, sobretudo por gostar de se lançar ao ataque, precisa recompor pela direita para não deixar espaços no corredor. Outro aspecto central para o Rubro-Negro chegando na partida é o meio campo: o time precisa ter o controle no setor.

Para a partida decisiva o Flamengo deve vir a campo com:

Santos; Matheuzinho, David Luiz, Léo Pereira e Filipe Luis; Thiago Maia e Gerson; Arrascaeta e Everton Ribeiro; Gabriel e Pedro.

Al-Hilal

Os sauditas bateram o Wydad Casablanca nos pênaltis para avançar à semifinal. Foto – Alhilal_EN/Twitter

 

Depois de um primeiro ruim, saindo atrás no placar, o Al-Hilal voltou do intervalo ligado no jogo e, já nos acréscimos da etapa complementar, conseguiu um pênalti, convertido por Mohamed Kanno para empatar o jogo com o Wydad Casablanca.

Nos acréscimos, os sauditas seguiram melhor, porém, a decisão da vaga na semifinal foi nos pênaltis. Com 100% de aproveitamento nas cobranças, o Al-Hilal venceu o Wydad e foi assim que o clube chegou a mais uma semifinal do Mundial de Clubes da FIFA.

Em suma, foram 120 minutos jogados, além do desgaste emocional da disputa de pênaltis. Além disso, Mohamed Kanno acabou expulso e será desfalque no time de Ramon Diáz no jogo desta terça-feira. Por sua vez, André Carrillo sentiu dores na coxa durante o confronto com o time marroquino e é dúvida para enfrentar o Flamengo.

Na primeira partida do Al-Hilal, a defesa se mostrou um pouco fragilizada apesar do entrosamento dos jogadores sauditas que atuam juntos, também, pela seleção. Ao mesmo tempo, os sauditas demonstraram alguma dificuldade na criação, sobretudo no primeiro tempo, diante de um Wydad organizado e ofensivo.

Mais ainda, o confronto marcará o reencontro de Michael com o Flamengo. Apesar de uma estreia discreta, o torcedor Rubro-Negro sabe do que Michael é capaz e o ponta brasileiro pode vir a ser uma arma ofensiva para os sauditas, demandando a atenção da defesa Rubro-Negra.

Gustavo Cuellar é mais um ex-Fla que estará em campo vestindo a camisa do Al-Hilal, como já havia acontecido em 2019. Cuellar sim foi um destaque na primeira partida, jogando com a gana que o deixou nas graças da torcida Rubro-Negra em sua passagem pelo clube carioca. O meia colombiano é o maestro do meio campo do clube saudita, assim como uma das lideranças do elenco.

O Al-Hilal deve vir a campo com:

Al-Muaiouf; Abdulhamid, Hyun-Soo Jang, Al-Bulaihi e Aldawsari; Otayf, Cuellar e Al Dawsari; Michael, Ighalo e Marega.

Retrospecto Flamengo x Al-Hilal

Bruno Henrique foi um dos destaques da partida no último encontro entre Flamengo e Al-Hilal. Foto – FIFA

 

As equipes se enfrentarão pela segunda vez na história nesta terça-feira, com a primeira vez sendo no Mundial de Clubes de 2019. No dia 17 de dezembro daquele ano, no Estádio Internacional Khalifa, o Fla bateu o Al-Hilal por 3 a 1, de virada.

Salem Al-Dawsari abriu o placar aos 18 minutos do primeiro tempo para o clube saudita. Porém, no segundo tempo, a chave Rubro-Negra virou e o time comandado por Jorge Jesus conseguiu a virada. Arrascaeta marcou logo na volta do intervalo e já nos 15 minutos finais Bruno Henrique deixou o Flamengo em vantagem. Aos 36 do segundo tempo, enfim, Ali Al-Bulaihi marcou contra para selar a vitória dos brasileiros.

Onde assistir Flamengo x Al-Hilal

A estreia Rubro-Negra no Mundial terá muitos canais de transmissão. Na TV aberta, o duelo será transmitido na Globo e o SporTV fará a transmissão na rede de TV fechada.  O Globoplay (serviço de streaming) e a Cazé TV e o FIFA+ também farão a transmissão da partida.

Ficha técnica

Jogo: Flamengo x Al-Hilal

Competição: Mundial de Clubes da FIFA – Semifinal

Local: Grand Stade de Tanger – Tangier, Marrocos

Horário: 16h (horário de Brasília)

Árbitro: Ivan Kovacs (Romênia)

Assistentes: Valise Marinescu (Romênia) e Mihai Artene (Romênia)

VAR: Juan Martínez (Espanha)

você pode gostar também