Nesta sexta-feira (12), a Premier League anunciou o vencedor do Prêmio de Jogador do Mês de Março e o vencedor foi Rodrigo Muniz, do Fulham, que se emocionou ao receber o prêmio das mãos dos companheiros de equipe Andreas Pereira e Willian.
Rodrigo thought this was a normal pre-match interview…
But @andrinhopereira and @willianborges88 had a surprise. 🏆 pic.twitter.com/J6aVbRR8eM
— Fulham Football Club (@FulhamFC) April 12, 2024
O atacante de 22 anos é apenas o quinta brasileiro na história da Premier League a conquistar o prêmio de Jogador do Mês. Muniz é também o terceiro jogador do Fulham na história a receber o prêmio, o primeiro em mais de 14 anos.
Nos quatro jogos do Fulham no mês de março, Muniz marcou quatro gols e uma assistência. Na temporada, por todas as competições, o atacante tem nove gols marcados e uma assistência em 27 jogos.
Durante a primeira metade da temporada, Muniz teve dificuldades em se estabelecer no time do Fulham a ponto do clube buscar um reforço para o ataque na janela de transferências de inverno, contratando Armando Broja em empréstimo do Chelsea, rival do oeste de Londres.
No entanto, com a virada do ano a situação do brasileiro mudou. Muniz engatou uma boa sequência saindo do banco até se firmar no time titular. Mais de 65% dos minutos do jogador na temporada aconteceram no ano de 2024, e a produção cresceu junto com a minutagem com nove das 10 participações diretas dele em gols acontecendo após a virada do ano.
A jornada de Muniz até a Premier League
Rodrigo Muniz iniciou sua carreira no futebol jogando pelo Desportivo Brasil, de São Paulo. Depois de se destacar na Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2018 com a camisa do Desportivo Brasil, o atacante virou alvo do Flamengo, que logo acertou a contratação do jovem jogador, na época com 17 anos, para as categorias de base.
Em 2019, foi artilheiro do Campeonato Brasileiro Sub-20 e teve a oportunidade de renovar seu vínculo com o Rubro-Negro. Assim, em 2020, recebeu suas primeiras chances no profissional.
No retorno das atividades após a paralisação pela pandemia de covid-19, Muniz foi um dos jogadores chamados para Jorge Jesus para compor o elenco. Ele fez três jogos e marcou um gol pelo Rubro-Negro antes de sair em empréstimo ao Coritiba.
O atacante ficou apenas um mês no Coxa, retornando ao Flamengo à pedido do treinador Rogério Ceni, que havia chegado para substituir Jorge Jesus. A partir de então, Muniz foi integrado ao elenco do profissional e fez parte do plantel que conquistou o Campeonato Brasileiro de 2020 e o Campeonato Carioca de 2021.
Não demorou muito para que a atenção estrangeira virasse para o atacante, e o Fulham conseguiu a contratação. A transferência custou 8 milhões de euros ao clube que, na época, disputava a Championship, e o Flamengo ainda manteve 20% dos direitos do jogador.
Sua primeira temporada pelos Whites não foi regular. Foram 28 jogos, grande parte saindo do banco, e apenas cinco gols marcados. No entanto, Muniz esteve no plantel por toda a temporada, que terminou com a promoção do Fulham para a Premier League.
Porém, Muniz só faria sua estreia na Premier League na atual temporada, pois, em agosto de 2022 o Fulham concordou em emprestar o brasileiro para o Middlesbrough para a disputa da Championship na temporada 2022/23, e foi mais uma temporada complicada para Rodrigo na Inglaterra: ele fez apenas 17 jogos pelo Boro marcando dois gols.
De volta ao seu clube no verão europeu de 2023, enfim, o atacante fez sua estreia na Premier League e deu os passos necessários para se estabelecer e se consolidar no time titular do Fulham. Embora seja sua primeira temporada na elite do futebol inglês, Muniz acumula seus melhores números na sua carreira no futebol profissional.
4️⃣ Goals
1️⃣ AssistWhat a run of form for Rodrigo 🏃♂️ pic.twitter.com/kdde0f6skP
— Premier League (@premierleague) April 12, 2024
O atacante de 22 anos tem contrato até junho de 2026 com o Fulham, porém, suas performances tem colocado ele no radar de outros clubes ingleses e pode ser que haja uma disputa por Muniz na próxima janela de transferências do futebol europeu.