Nesta sexta-feira (12), a Premier League anunciou o vencedor do Prêmio de Jogador do Mês de Março e o vencedor foi Rodrigo Muniz, do Fulham, que se emocionou ao receber o prêmio das mãos dos companheiros de equipe Andreas Pereira e Willian.
https://twitter.com/FulhamFC/status/1778739847152202215
O atacante de 22 anos é apenas o quinta brasileiro na história da Premier League a conquistar o prêmio de Jogador do Mês. Muniz é também o terceiro jogador do Fulham na história a receber o prêmio, o primeiro em mais de 14 anos.
Nos quatro jogos do Fulham no mês de março, Muniz marcou quatro gols e uma assistência. Na temporada, por todas as competições, o atacante tem nove gols marcados e uma assistência em 27 jogos.
Durante a primeira metade da temporada, Muniz teve dificuldades em se estabelecer no time do Fulham a ponto do clube buscar um reforço para o ataque na janela de transferências de inverno, contratando Armando Broja em empréstimo do Chelsea, rival do oeste de Londres.
No entanto, com a virada do ano a situação do brasileiro mudou. Muniz engatou uma boa sequência saindo do banco até se firmar no time titular. Mais de 65% dos minutos do jogador na temporada aconteceram no ano de 2024, e a produção cresceu junto com a minutagem com nove das 10 participações diretas dele em gols acontecendo após a virada do ano.
A jornada de Muniz até a Premier League
Rodrigo Muniz iniciou sua carreira no futebol jogando pelo Desportivo Brasil, de São Paulo. Depois de se destacar na Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2018 com a camisa do Desportivo Brasil, o atacante virou alvo do Flamengo, que logo acertou a contratação do jovem jogador, na época com 17 anos, para as categorias de base.
Em 2019, foi artilheiro do Campeonato Brasileiro Sub-20 e teve a oportunidade de renovar seu vínculo com o Rubro-Negro. Assim, em 2020, recebeu suas primeiras chances no profissional.
No retorno das atividades após a paralisação pela pandemia de covid-19, Muniz foi um dos jogadores chamados para Jorge Jesus para compor o elenco. Ele fez três jogos e marcou um gol pelo Rubro-Negro antes de sair em empréstimo ao Coritiba.
O atacante ficou apenas um mês no Coxa, retornando ao Flamengo à pedido do treinador Rogério Ceni, que havia chegado para substituir Jorge Jesus. A partir de então, Muniz foi integrado ao elenco do profissional e fez parte do plantel que conquistou o Campeonato Brasileiro de 2020 e o Campeonato Carioca de 2021.
Não demorou muito para que a atenção estrangeira virasse para o atacante, e o Fulham conseguiu a contratação. A transferência custou 8 milhões de euros ao clube que, na época, disputava a Championship, e o Flamengo ainda manteve 20% dos direitos do jogador.
Sua primeira temporada pelos Whites não foi regular. Foram 28 jogos, grande parte saindo do banco, e apenas cinco gols marcados. No entanto, Muniz esteve no plantel por toda a temporada, que terminou com a promoção do Fulham para a Premier League.
Porém, Muniz só faria sua estreia na Premier League na atual temporada, pois, em agosto de 2022 o Fulham concordou em emprestar o brasileiro para o Middlesbrough para a disputa da Championship na temporada 2022/23, e foi mais uma temporada complicada para Rodrigo na Inglaterra: ele fez apenas 17 jogos pelo Boro marcando dois gols.
De volta ao seu clube no verão europeu de 2023, enfim, o atacante fez sua estreia na Premier League e deu os passos necessários para se estabelecer e se consolidar no time titular do Fulham. Embora seja sua primeira temporada na elite do futebol inglês, Muniz acumula seus melhores números na sua carreira no futebol profissional.
https://twitter.com/premierleague/status/1778725467522044326
O atacante de 22 anos tem contrato até junho de 2026 com o Fulham, porém, suas performances tem colocado ele no radar de outros clubes ingleses e pode ser que haja uma disputa por Muniz na próxima janela de transferências do futebol europeu.