Pular para o conteúdo

Futebol profissional do Flamengo volta a ter acompanhamento com psicólogo em 2025

Nesta segunda-feira (6), o Flamengo voltou a ter um psicólogo trabalhando diretamente com o time profissional. Paulo Ribeiro, que já havia trabalhado no clube há mais de duas décadas, foi contratado pela nova gestão, comandada pelo presidente Luiz Eduardo Baptista e o diretor José Boto.

  • Siga o Na Beira do Campo no X e no Instagram

Paulo Ribeiro fez parte da comissão técnica do Botafogo na última temporada, que terminou com a coroação do Glorioso como campeão brasileiro e da América.

Veja postagem de Paulo Ribeiro, psicólogo do Botafogo — Foto: Reprodução
Postagem de Paulo Ribeiro, psicólogo do Botafogo, em meio às críticas sobre mental do time. Situação do elenco do Glorioso na última temporada foi alvo de atenção por conta de 2023. Foto – Reprodução

O time profissional do Mengão não contava com um psicólogo trabalhando no dia-a-dia da equipe desde 2019, quando Rodolfo Landim assumiu a presidência do clube. Durante a antiga gestão, o trabalho psicológico acontecia apenas em casos pontuais.

No total, Paulo Ribeiro possui 35 anos de experiência no trabalho com atletas de alto rendimento. Sua primeira passagem pelo Rubro-Negro aconteceu nos dois últimos mandatos de Marcio Braga, entre os anos de 2004 e 2009. O profissional também tem passagem pelo Vasco da Gama em sua carreira, além do trabalho mais recente no Botafogo.

Após resolver as burocracias de sua contratação nesta segunda-feira no Ninho do Urubu, a expectativa é que os trabalhos comecem o quanto antes. O elenco profissional do Fla viajará para os Estados Unidos para a disputa da pré-temporada, mas ainda não se sabe se Paulo se juntará à equipe.

Vale lembrar que uma parte do elenco, majoritariamente formado por jogadores que integraram o plantel do profissional na última temporada, mas sem muitas oportunidades, e por jogadores da categoria sub-20, ficarão no Brasil para disputar as primeiras rodadas do Campeonato Carioca. A equipe que será comandada pelo técnico Cleber dos Santos fará sua estreia no Estadual no domingo (12), às 16h (horário de Brasília), contra o Boavista na Arena Batistão, em Aracaju, Sergipe.

Os dilemas da falta de psicólogo

A ausência de um profissional da área da psicologia para tratar da equipe profissional era uma das grandes críticas dos torcedores Rubro-Negros à gestão de Landim. No entanto, não parecia ser um problema para os membros da diretoria do clube.

Em 2021, Marcos Braz, vice-presidente de futebol da então gestão, chegou a diminuir a importância da discussão sobre a temática. Braz chegou até a afirmar que ficava “chateado” com as abordagens de jornalistas em relação ao assunto.

Em entrevista ao canal do jornalista Venê Casagrande, no Youtube, ele disse: ” A única coisa que eu ficava chateado, um pouquinho, é que geralmente os jornalistas abordavam o tema da psicologia não era dois dias depois de o Flamengo ter sido campeão, não era durante o mês em que estava só ganhando. Era sempre quando estava para baixo ou em uma janela de derrotas, e vinham com essa pergunta. Eu não tenho nenhum problema em ter um psicólogo no Flamengo, pois isso existe em todo lugar do mundo. Até porque, se o psicólogo estiver lá, ele estará na área do Dr. Tannure, estará na área do Departamento Médico. Nós não tivemos nenhum relato de uma necessidade emergencial disso aí“.

Já em 2024, em postura totalmente diferente à da então diretoria, o ídolo do clube, Giorgian De Arrascaeta, usou suas redes sociais para exaltar o cuidado com a saúde mental. O novo herdeiro da camisa 10 do Fla destacou que o fato de ter dado início a um trabalho com um psicólogo o ajudou não apenas a enfrentar as adversidades que surgiam no âmbito profissional, mas também na vida de forma mais ampla.

Veja o post de Arrascaeta na íntregra:

Nação vibra com novo reforço

O anúncio da chegada de Paulo Ribeiro foi tomada com muito otimismo por parte da torcida do Mengão. Nas redes sociais, muitos torcedores comemoraram o fato do clube ter buscado um psicólogo para trabalhar com a equipe de Filipe Luis no dia-a-dia. Sobretudo considerando que a temporada do Rubro-Negro, mais uma vez, será cheia. Desde o Carioca a Libertadores, Copa do Brasil e Brasileirão ao Super Mundial de Clubes, que será disputado entre junho e junho nos Estados Unidos.

Veja algumas das reações da Nação à nova contratação do clube: