Nesta tarde de domingo (23), Fluminense e Botafogo se encontraram pela 33° rodada rodada Campeonato Brasileiro e protagonizaram um dos melhores clássicos da edição de 2022.
O Botafogo fez dois a zero com gols de Eduardo e Jefinho, mas o Tricolor das Laranjeiras buscou o empate na reta final da segunda etapa com Ganso e Matheus Martins.
Com o resultado, o Botafogo se afasta um pouco do seu principal objetivo, a Libertadores, e cai para a 11ª colocação, com 44 pontos. Já o Fluminense chega aos 55 pontos, permanece na quinta colocação e, aos poucos, vai encaminhando muito bem a sua classificação para a fase de grupos da próxima Copa Libertadores.
Primeiro tempo
O primeiro tempo começou mais calmo e com as duas equipes se analisando, apesar de algum princípio de confusão, em bola mesmo, nada demais. A primeira oportunidade de fato só veio a aparecer aos 34 minutos, em uma boa jogada trabalhada pelo Fluminense, que parou em Gatito.
O Botafogo conseguiu abrir o placar em bom cruzamento rasteiro de Júnior Santos e uma infiltração do meia Eduardo, que finalizou no canto de Fábio e pôs o Glorioso na frente do placar.
Jhon Árias ainda teve a grande chance de empatar a partida no primeiro tempo, após cruzamento em escanteio, o ponta colombiano finalizou e ela passou raspando na trave.
Segundo tempo
Logo no início da segunda etapa, Junior Santos escapou em contra ataque e achou o garoto Jeffinho, que com muita classe driblou Martinelli e aumentou o placar pro Glorioso. 2×0. Tiquinho Soares chegou a ampliar o placar, mas o gol foi anulado por impedimento.
O rumo da partida mudou quando Fernando Diniz decidiu por o jovem Matheus Martins no clássico. Aos 27 minutos do segundo tempo, o garoto fez uma jogada espetacular, deu um drible lindo em Daniel Borges e foi para cima de Patrick de Paula, sofrendo o pênalti. Ganso bateu e converteu. 2×1.
A pressão seguiu e, mais uma vez, Matheus Martins levou o Fluminense ao gol. Em jogada trabalhada pelo lado direito de ataque tricolor, a bola ficou rebatida na área e sobrou pro garoto empatar a partida e dar um ponto ao Fluminense.
Próximos jogos
O Fluminense volta a encontrar o carrasco da Copa do Brasil e viaja até a Arena Corinthians, para enfrentar o time Paulista, na quarta-feira (26), às 21h30 (horário de Brasília). Já o Botafogo segue no Rio de Janeiro, mas agora, joga em casa, no Nilton Santos, contra o Red Bull Bragantino, também na quarta-feira (26), às 19h (horário de Brasília).