Nesta quinta-feira (19), em jogo alucinante, Fluminense e Corinthians empataram por 3 a 3 no Maracanã pelo Campeonato Brasileiro. O Timão iniciou muito bem o primeiro tempo, e conseguiu dominar as ações da partida, abrindo 3 a 1 antes do intervalo. Na segunda etapa, tudo mudou, o Corinthians recuou e a equipe mandante controlou todas as ações do jogo, igualando o placar. Yuri Alberto marcou duas vezes e Fabio Santos converteu de pênalti, pelo lado Tricolor, Lima fez dois belos gols e Arias empatou a partida. O confronto também ficou marcado por muitas polêmicas com a arbitragem.
Com o empate, o Fluminense cai para a nona colocação e chega aos 42 pontos, ficando a 2 do Grêmio, o primeiro time do G-4. O Corinthians vai à 32 pontos, sobe uma posição, 13ª, permanecendo a 2 pontos da zona de rebaixamento.
Primeiro tempo
Primeiro tempo intenso no Maracanã. O Corinthians, pressionado pela situação no Campeonato Brasileiro, iniciou o jogo subindo as linhas de marcação e dificultando a saída de bola da equipe do Fernando Diniz. O meio-campo do Timão executava perfeitamente o papel de ligar a zaga ao ataque rapidamente e o gol não demorou para sair. Em bola afastada por Gil, Marcelo errou o passe e sobrou para Maycon, que deu um belo passe para Yuri Alberto marcar um golaço no Maracanã. Aos 22 minutos, em bola sobrada na área, Lima de trivela empatou o placar.
O Fluminense parecia iniciar uma pressão, até que em bola rebatida pela zaga do Corinthians, Marcelo e André se atrapalharam e Maycon ficou com o campo aberto, tocou para Yuri Alberto que saiu cara a cara com Fábio, o atacante chutou no canto oposto do goleiro e colocou a equipe paulista em vantagem novamente. Cinco minutos depois, Fagner cruzou para área e Marlon fez pênalti em Ruan, Fabio Santos não desperdiçou. Fim de primeiro tempo, 3 a 1 para o Corinthians.
Segundo tempo
Na segunda etapa, a equipe de Mano Menezes perdeu a intensidade e acabou recuando muito. O Fluminense, por sua vez, passou a jogar da forma que está mais habituado, com a bola nos pés. Tomando o controle da partida, o Tricolor empilhou oportunidades e não deixou chances para o Corinthians crescer novamente na partida. Aos 10 minutos, em escanteio cobrado por Marcelo, a bola sobrou para Lima, que novamente bateu bem na bola e fez o segundo golaço dele na noite. A equipe carioca, não satisfeita em diminuir o placar, continuou no ataque, quebrando a marcação corintiana, por fim Ganso achou um belo passe para Arias que entrou na área e bateu no contrapé de Cássio, empatando a disputa. Apesar do confronto ter terminado em empate, não seria injusto o Fluminense ter saído com a vitória.
Polêmica com arbitragem
O elenco e a diretoria do Fluminense não ficaram nada satisfeitos com a forma que Paulo Cezar Zanovelli, árbitro FIFA, conduziu a partida. As maiores reclamações foram destinadas à marcação do pênalti de Marlon e a não marcação em pisão dentro da área de Fábio Santos no Samuel Xavier. Os ânimos ficaram aquecidos no segundo tempo e o juiz acabou expulsando o zagueiro Felipe Melo e o volante Thiago Santos (ambos no banco). Após a partida, o Fluminense emitiu uma nota em suas redes sociais, criticando a arbitragem.
O Fluminense FC repudia a arbitragem desastrosa, vergonhosa e tendenciosa conduzida por Paulo César Zanovelli no jogo desta quinta-feira, no Maracanã. O árbitro usou critérios duvidosos e influenciou diretamente no resultado da partida ao apontar pênalti inexistente em favor do… pic.twitter.com/r4C1OXna8c
— Fluminense F.C. (@FluminenseFC) October 20, 2023
Destaque da partida
Autor de dois belos gols e jogando fora de posição, Lima mesmo criticado fez uma partida bastante equilibrada e foi uma das peças importantes para o Fluminense buscar o empate.
Próximos compromissos de Fluminense e Corinthians
Pela 28ª rodada, disputada no próximo fim de semana, tanto os paulistas como cariocas tem adversários que brigam pelos mesmos objetivos. No estádio Nabi abi Chedid, o Fluminense enfrenta o Red Bull Bragantino às 18:30 (Horário de Brasília). O Corinthians recebe o América Mineiro no mesmo horário na Neo Química Arena.