Fluminense vence o Flamengo no clássico, afasta crise pós-eliminação na Copa do Brasil e acaba com sequência invicta do rival

Tricolor venceu o rubro-negro por 2x1 em jogo muito movimentado

No Fla-Flu válido pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Fluminense venceu o Flamengo no Maracanã pelo placar de 2×1. Os gols da partida foram marcados por Ganso e Nathan, pelo lado tricolor, e Gabriel, para o rubro-negro.

Com o resultado, o Fluminense assume temporariamente a segunda colocação do Brasileirão e afasta a eminente crise que se aproximava após a eliminação na Copa do Brasil contra o Corinthians. Já o Flamengo cai para a 4ª posição do campeonato, e perde também a invencibilidade de 19 jogos que tinha até então.

Primeiro Tempo: pênalti polêmico no clássico

Ganso comemorando seu gol na partida – Foto: Alexandre Durão

 

O primeiro tempo começou extremamente agitado, com uma expulsão muito cedo. David Braz, que estava no banco de reservas tricolor, foi mandado para o vestiário aos 5 minutos de jogo após reclamação com o árbitro Raphael Claus. Apesar disso, o Flamengo tinha o domínio no início da partida. Com chances perigosas de Thiago Maia, aos 9, e de Arrascaeta, aos 14, o rubro-negro conseguia exercer a pressão na saída de bola do Fluminense e não dava liberdade para eles saírem jogando da maneira que Fernando Diniz gosta que seus times joguem.

Com a continuidade dessa pressão rubro-negra, aos 35, Gabigol cai na área após contato com Manoel e pede pênalti. Entretanto, o juiz entendeu que esse toque do zagueiro em cima do atacante não foi o suficiente para derrubá-lo, e mandou o jogo seguir. Passando aproximadamente 10 minutos, Cano recebe um contato de Léo Pereira e também vai de encontro com o goleiro Santos. Raphael Claus viu o lance e assinalou a penalidade, para a reclamação da torcida do Flamengo. Na cobrança, Paulo Henrique Ganso bate no canto esquerdo do goleiro ex-Athletico e abre o placar no Maracanã.

Segundo Tempo: jogo movimentado com teor de drama

Nathan comemorando seu gol no Fla-Flu – Foto: Marcelo Gonçalves / Fluminense FC

 

No segundo tempo, o Flamengo continuou com mais chances ofensivas. Entretanto, o Fluminense tinha mais controle do jogo e da posse de bola, tendo mais segurança também na hora de rodar o jogo. Apesar disso, o jogo ainda era emocionante, principalmente pelo fato do placar estar separado por apenas um gol.

Aos 11 minutos, Arrascaeta recebe boa bola com Santos e chuta na esquerda de Fábio, obrigando-o a fazer grande defesa. Aos 21, novamente o goleiro tricolor faz uma grande defesa após novo chute do meia uruguaio, após saída de bola errada da defesa do Fluminense.

Na marca de 30 minutos, Ganso faz cobrança de falta rápida para Germán Cano, que cruza para Martinelli. Entretanto, a bola passa pelo meia tricolor. Mesmo assim, o substituto de Nonato, após a venda dele para o Ludogorets, da Bulgária, corre atrás da bola e cruza para Nathan, que chegava livre em velocidade e faz mais um gol para o Fluminense. 2 a 0 no clássico e o jogo estava aparentemente resolvido.

Porém, aos 37, Éverton Cebolinha recebe cruzamento de Éverton Ribeiro na segunda trave e o ponta campeão da Copa América de 2019 desvia para a área. Gabriel se adianta de Fábio e Samuel Xavier, recebe a bola e desconta para o Flamengo, trazendo novamente a emoção para o jogo.

O jogo continuou dramático, até que aos 40, uma confusão entre jogadores do Flamengo e do Fluminense, que paralisou o jogo por 5 minutos, fez com que 2 jogadores de cada time fossem expulsos. No lado do rubro-negro, Marinho e Éverton Cebolinha foram mandados para o vestiário. Já no lado tricolor, Manoel e Caio Paulista receberam o cartão vermelho.

Após as expulsões, o jogo ganhou novos teores de emoção. Com poucos jogadores na defesa, o Fla tinha mais espaço para atacar. Entretanto, apesar desse pouco número de defensores, o Flu se mantinha muito firme, e afastava diversas bolas alçadas para a sua área.

O lance mais perigoso foi aos 50 minutos, com Victor Hugo, que, após cruzamento de Léo Pereira, chuta errado de esquerda para fora. Gabigol, aos 52, também tentou um chute de esquerda, mas dessa vez de mais longe. A bola, entretanto, passou por cima do gol de Fábio. Aos 54, Filipe Luís cabeceia nova bola de Léo Pereira, mas Felipe Melo, quase em cima da linha, manda para longe. Nesse contexto extremamente dramático, Raphael Claus assinalou o fim da partida.

O saldo dos clássicos entre os dois times no ano foi de 3 vitórias para o Fluminense, 1 empate e um triunfo do Flamengo. O próximo confronto do rubro-negro é no dia 28, quando vai até o Castelão enfrentar o Fortaleza. Já o próximo compromisso do tricolor também é no mesmo dia, novamente no Maracanã, onde vai receber o Juventude. Os dois duelos são válidos pela 28ª rodada do Brasileirão.

você pode gostar também