Nesta segunda-feira (17), em partida válida pela semifinal do Mundial de Clubes 2023, Fluminense x Al Ahly se enfrentam na Arábia Saudita. O confronto acontecerá King Abdullah Sports City, em Buraidah, às 15h (horário de Brasília).
O Fluminense, campeão da Copa Conmebol Libertadores, estreia na competição nessa fase. Já a equipe egípcia, chegou nas “semis” após eliminar o Al-Ittihad, representante do país-sede.
Fluminense
Após conquistar a América pela primeira vez em novembro, o Fluminense chega na Arábia Saudita em busca do sonho de se tornar campeão do mundo. Apesar de solicitar o reconhecimento da Copa Rio de 1952, o Tricolor se agarra na chance de conquistar pela primeira vez o Mundial da FIFA deste ano. Para isso, será necessário passar pelos egípcios do Al-Ahly e aguardar o vencedor do confronto do outro lado da chave entre Urawa Reds e o favorito Manchester City.
Após quatro dias de trabalho em Jeddah, o técnico Fernando Diniz definiu o time que entrará em campo. Utilizando o mesmo esquema do jogo contra o Boca Juniors, a única dúvida fica por conta da participação do lateral Samuel Xavier, lesionado na partida contra o São Paulo em novembro. Curiosamente, o elenco Tricolor não realizou o reconhecimento do gramado do estádio.
Provável escalação do Fluminense: Fábio; Samuel Xavier (Guga), Nino, Felipe Melo e Marcelo; André, Martinelli e Ganso; Jhon Arias, Keno e Cano. Técnico: Fernando Diniz.
Al Ahly
O Al Ahly chega com moral para a semifinal após eliminar o badalado Al-Ittihad de Karim Benzema, Kante e Fabinho. Apesar de não ser tão conhecido em solo brasileiro, o clube egípcio é o maior vencedor do seu continente com 11 títulos e a segunda equipe que mais tem participação no Mundial de Clubes. Diante de suas nove participações na competição e 43 títulos nacionais, o Al Ahly é bastante popular no Egito, e possui uma torcida estimada em 25 milhões de pessoas, sendo curiosamente chamado de o “Real Madrid africano”.
É a quarta edição consecutiva que o Al Ahly encara um brasileiro no Mundial de Clubes. Em 2020, o Al Ahly ganhou nos pênaltis a disputa pelo terceiro lugar contra o Palmeiras. Já na edição de 2021, o Verdão derrotou a equipe egípcia por 2 a 0 e em fevereiro deste ano perdeu para o Flamengo no confronto pela terceira colocação.
Depois da classificação contra o Al-Ittihad, da Arábia Saudita, o único desfalque é o atacante francês, Anthony Modeste, um dos principais nomes do elenco.
Provável escalação do Al-Ahly: El-Shenawy; Hany, Ibrahim, Abdel Monem e Maâloul; Ashour, Nabil Koka e Marwan Attia; Percy Tau, El Shahat e Kahraba. Técnico: Marcel Koller.
Retrospecto Fluminense x Al Ahly
Apesar da grande distância, Fluminense e Al Ahly já se enfrentaram uma vez. A partida aconteceu em 1961, em amistosos que o Tricolor disputava em excursão pelo mundo. No Estádio Internacional do Cairo, capital do Egito, o Flu bateu o Al Ahly por 2 a 1.
Onde assistir Palmeiras x Fluminense
O duelo entre Fluminense x Al Ahly terá transmissão para todo Brasil em TV aberta na Globo, no YouTube (canal Cazé TV), e via streaming no Globoplay e Fifa+.
Ficha Técnica
- Jogo: Fluminense x Al Ahly
- Competição: Semifinal do Mundial de Clubes da FIFA
- Estádio: King Abdullah Sports City
- Horário: 15h(de Brasília).
Arbitragem para Fluminense x Al Ahly
- Árbitro: Szymon Marciniak (POL)
- Assistente 1: Tomasz Listkiewicz (POL)
- Assistente 2: Adam Kupsik (POL)
- 4º árbitro: Tori Penso (EUA)
- VAR: Tomasz Kwiatkowski (POL)