Fluminense x Atlético-GO acontece neste sábado (15), em partida válida pela nona rodada do Campeonato Brasileiro. O jogo será no Estádio Jornalista Mário Filho, o Maracanã, às 21h, no Rio de Janeiro.
O Fluminense vem de uma fase tenebrosa nesse ‘início’ de Brasileirão, somando míseros 6 pontos em 8 jogos, com um total de 4 derrotas e apenas 1 vitória até aqui. A péssima fase no campeonato nacional se intensificou nesta semana, terça-feira (11), quando enfrentou o Botafogo pela oitava rodada no Engenhão e foi completamente superado, sem muitas dificuldades, apesar do placar magro de 1×0 pro Glorioso no Clássico Vovô.
Já o Atlético-GO vive uma situação bem delicada na tabela, bem parecida com a do Fluminense, inclusive só possuindo 1 ponto a menos que o adversário de logo mais. O Dragão se encontra na zona de rebaixamento (18°) com 5 pontos, enquanto o Flu está em 16° com 6 pontos, ou seja, confronto direto entre as duas equipes neste sábado.
Na última rodada, o Atlético-GO até que conseguiu um resultado ‘positivo’ se analisado o cenário prévio da partida – 2×2 contra o Corinthians no Castelo do Dragão -, mas se for enxergar o decorrer da partida, o Atlético jogou mais de um tempo inteiro com um jogador a mais em campo, e mesmo assim apenas conseguiu o empate, já que estava perdendo por 2×0. Entretanto, conseguir empatar uma partida tão desfavorável (2 gols atrás do placar) contra um adversário de peso, não é uma tarefa tão fácil assim.
Fluminense
O caso do Fluminense continua o mesmo, a fase é desastrosa, necessitando urgentemente de uma reação por parte da equipe tricolor. É um momento de muita instabilidade por parte do Flu, que conquistou ‘excelentes’ resultados na Libertadores e na Copa do Brasil, mas no Brasileirão está a uma posição e um ponto da zona de rebaixamento.
O péssimo momento do Tricolor das Laranjeiras é mais notório ainda por esse confronto contra o Atlético-GO ter se tornado um embate direto por posição, principalmente para o perdedor, que acabaria entrando – no caso do Flu – ou se afundando mais ainda – no caso do Dragão – na zona da degola. 3 pontos são cruciais para ambas as equipes, que vão precisar encarar com muita seriedade o duelo.
Na última rodada, o Fluminense só foi sofrer um gol já aos 21 minutos do segundo, é verdade, porém isso não retrata o que foi a partida. Novamente, o Tricolor foi uma equipe apática, com muita posse de bola, mas sempre sem objetividade. Um meio de campo muito carente, e um sistema defensivo que dá bastante espaço e conforto pro adversário colocar em prática o que treinou.
Apenas no Clássico Vovô, o Botafogo finalizou 19 vezes contra a meta adversária (6 no gol), enquanto o Fluminense finalizou 6 vezes, sendo nenhuma delas no gol, muito menos levando perigo. Ou seja, apesar do placar magro – o que é de se esperar um grande clássico como esse -, quem teve as melhores chances e o melhor desempenho foi, por muito, o Glorioso.
Para não ser injusto, o elenco vem sofrendo bastante com lesões, além de jogadores bem longes de seus auges físicos, tudo isso com a notícia de que enfrentará o Grêmio nas oitavas da Libertadores, um adversário que pode complicar bastante pro atual campeão da América.
Algo que chama atenção nesse Fluminense, é a péssima defesa que vem se apresentando neste ano, sendo a segunda pior do Brasileirão, atrás apenas do Vasco, que sofreu 6 gols em apenas uma partida, vale lembrar.
Para enfrentar o Dragão por esses valiosos 3 pontos, o técnico Fernando Diniz terá um desfalque importantíssimo na equipe, o volante Martinelli, que foi uma espécie de ‘coringa’ do treinador, atuando, inclusive, de zagueiro na temporada. André e Lelê ainda segue se recuperando de lesão e também são baixas confirmadas. Além de claro, ausências como Jhon Arias, que está com a Seleção Colombiana.
O provável time do Fluminense deve ter: Fábio; Samuel Xavier, Manoel, Marlon (Felipe Melo) e Marcelo; Alexsander, Lima e Ganso; Marquinhos, John Kennedy e Cano. Técnico: Fernando Diniz
Preparação finalizada! Amanhã tem @brasileirao pro #TimeDeGuerreiros!
📸: Marcelo Gonçalves/FFC pic.twitter.com/lt1VqDASEZ
— Fluminense F.C. (@FluminenseFC) June 14, 2024
Atlético-GO
Já o Atlético-GO teve uma experiência amarga na última rodada do Brasileirão, onde enfrentou o Corinthians e terminou apenas no empate em 2×2. Frustrante para o Dragão que, mesmo tendo ficado dois gols atrás do placar, teve a oportunidade de jogar mais de 45 minutos contra um Corinthians com um jogador a menos, visto que o Gustavo Henrique foi expulso aos 34′ do primeiro tempo.
Como citado, não é nenhuma ‘moleza’ reverter um 2×0 contra o Timão, independente da fase que o time estiver vivendo, mas esperava-se que pelo menos o Dragão sentisse um gostinho de vitória, o que não aconteceu, já que o empate veio já nos acréscimos do segundo tempo. Um grave problema dessa equipe seja, talvez, a ausência de gols nesse Brasileirão, já que em 7 partidas, havia balançado as redes apenas 4 vezes.
Apesar de não ter conseguido a vitória contra o Corinthians, o Atlético-GO fez uma excelente partida e não é nenhum exagero dizer que a equipe foi superior no confronto como um todo. Agora terá mais uma oportunidade, fora de casa dessa vez, para tentar escapar do Z4, pois a parte de baixo da tabela se encontra muito embolada.
Para essa partida, o técnico Jair Ventura não terá a disposição Derek e o Guilherme Romão, atacante e lateral-esquerdo da equipe, respectivamente. Além disso, Gustavo Campanharo também se encontra no departamento médico, que nem sequer conseguiu estrear pelo Dragão ainda. Duelo mais que importante para a equipe de Goiás.
O provável time do Atlético-GO deve ter: Ronaldo; Maguinho, Alix Vinícius, Adriano Martins e Randerson (Bruno Tubarão); Lucas Kal, Rhaldney, Gabriel Baralhas e Shaylon; Alejo Cruz (Vagner Love) e Luiz Fernando. Técnico: Jair Ventura.
Imagens do treino rubro-negro!!! 🇹🇹🇹🇹🇹🇹 #DragãoDoBrasil @OClubeDeTodos pic.twitter.com/av6Mq93K3c
— 🅰️tlético Goianiense (@ACGOficial) June 14, 2024
Retrospecto Fluminense x Atlético-GO
Fluminense x Atlético-GO já aconteceu, oficialmente, dezoito vezes, sem vantagens para nenhum dos lados, já que ambas equipes possuem 7 vitórias no confronto. Duelo muito parelho entre o Tricolor das Laranjeiras e o Dragão, que ficaram no empate 4 vezes ao longo da história do duelo.
Onde assistir Fluminense x Atlético-GO
A partida entre Fluminense x Atlético-GO terá transmissão ao vivo e oficial do SporTV (TV fechada) e do Premiere (pay-per-view).
Ficha técnica
- Fluminense x Atlético-GO
- Competição: 9ª rodada do Brasileirão
- Estádio: Maracanã
- Horário: 21h (Horário de Brasília)
Arbitragem
- Árbitro: Gustavo Ervino Bauermann – SC
- Assistente 1: Thiaggo Americano Labes – SC
- Assistente 2: Bruno Muller – SC
- Quarto Árbitro:Maguielson Lima Barbosa – DF
- Árbitro VAR: Marco Aurelio Augusto Fazekas Ferreira – MG