O Fluminense foi derrotado pelo Bahia no último domingo (5) e pode ter se complicado na briga pela Libertadores. O 2 a 0 sofrido, além de ter trazido preocupações na tabela, também trouxe alertas severos quanto a atuação do time, pois foi totalmente dominado pelo adversário que ocupava a zona de rebaixamento.
O objetivo primário do Tricolor no campeonato sempre foi uma vaga na Libertadores, seja para a pré ou uma vaga direta. Com o passar da competição, o clube foi cada vez mais se aproximando do pelotão de cima e vislumbrava-se uma ótima oportunidade de ficar entre os seis primeiros e ir direto para a fase de grupos da Libertadores 2022.
No entanto, após a derrota na última rodada, tal possibilidade passou a ser ainda mais difícil. Atualmente em sétimo com 51 pontos, o Flu pode chegar no máximo aos 54, em caso de vitória na última rodada. Nesse cenário, só seria possível ultrapassar o RB Bragantino, que ocupa a sexta posição com 53 pontos, já que os adversários mais acima já se isolaram em pontuação. Mas, para isso, será necessário uma combinação de resultados. O Fluminense precisará vencer a já rebaixada Chapecoense na última rodada, no Maracanã, e torcer para que o Braga perca ou apenas empate contra o Internacional no estádio Nabi Abi Chedid.
Caso tal situação aconteça, o Tricolor estará garantido na fase de grupos da competição continental no ano que vem. Porém, no cenário de vitória do Bragantino, será impossível alcançá-lo. E, caso o Flu tropeça dentro de casa, ainda corre riscos de ficar de fora até da pré-Libertadores.
Olhando um pouco para baixo agora, o time de Marcão tem que se preocupar com as equipes em sua cola: América-MG (50 pontos), Ceará (50) e Internacional (48). Vale lembrar que o Inter tem um jogo a menos e o realizará nesta segunda-feira (6), contra o Atlético-GO. Então, se o Flu tropeçar na última rodada poderá perder a vaga na pré por qualquer uma dessas equipes. Lembrando que, por estar em sétimo, o Tricolor teria que cair duas posições (para nono) para ficar de fora das vagas continentais. Isso implica que, pelo menos, dois de seus adversários diretos citados acima vençam seus jogos.
Portanto, estas são todas as possibilidades para o Fluminense na última rodada do Brasileirão. Vale ressaltar que, além da derrota sofrida pro Bahia, o time também teve outras perdas na Fonte Nova, já que Fred, Wellington e Yago Felipe receberam seus terceiros cartões amarelos e terão que cumprir suspensão no próximo jogo. A partida contra a Chapecoense acontece na próxima quinta-feira (9), às 21h30, no Maracanã e a promessa é de casa cheia, visto que, até agora, já foram vendidos mais de 30 mil ingressos.
Siga-nos no Twitter para receber todas as informações do Brasileirão de maneira atualizada.