O Fortaleza recebeu uma péssima notícia antes da partida decisiva contra o Libertad-PAR, pela volta das oitavas de final da Copa Sul-Americana, nesta terça-feira (08). A FIFA suspendeu o centroavante Martin Lucero, um dos artilheiros do Tricolor na temporada, por quatro meses e proibiu o Fortaleza de contratar por duas janelas de transferências. A decisão cabe recurso e o departamento jurídico do Fortaleza quer, inclusive, a liberação do jogador ainda pra partida desta terça. O clube divulgou uma nota oficial se dizendo surpreendido com a decisão.
O Fortaleza Esporte Clube, na presente data, foi surpreendido com a decisão emitida pelo Tribunal de Demandas da FIFA acerca da ação ajuizada pelo Club Social y Deportivo Colo Colo, em desfavor do Fortaleza EC e do atleta Juan Martín Lucero.
O Fortaleza EC reafirma que tratou com o atleta Juan Martin Lucero, em condição de jogador livre, e mediante a devida comprovação documental.
Informa, por fim, que o recurso cabível à referida decisão, à Corte Arbitral do Esporte, já se encontra em vias de elaboração e será apresentado em tempo hábil.
A saída de Lucero do Colo-Colo-CHI, no início do ano, foi bastante conturbada. Em abril deste ano, três meses depois do anúncio oficial do Fortaleza, o clube chileno entrou com um processo na FIFA pedindo a suspensão do atacante e a punição do Fortaleza por ter aliciado o jogador e o convencido de romper seu contrato com o Colo-Colo. O clube chileno afirma que não havia uma multa rescisória no contrato com Lucero e, portanto, o jogador estaria quebrando o seu vínculo. O atacante fez 41 partidas em 2023 pelo Fortaleza e marcou 16 gols.