Desde a saída de Moisés, para o Cruz Azul-MEX, o Fortaleza procurava um substituto a altura e espera ter encontrado em Imanol Machuca. O atacante de 23 anos estava no Unión Santa Fé-ARG e chega como recorde de transferência do futebol cearense. O Leão pagou cerca de R$ 12 milhões por 50% dos direitos do atacante. Machuca fez 23 partidas pelo Unión Santa Fé em 2023, marcando cinco gols e dando uma assistência. O argentino é a quinta contratação do Fortaleza nesta janela de transferências. O jogador já treinava no Pici, mas o anúncio oficial só foi feito nesta sexta-feira, 28.
IMANOL MACHUCA É DO LEÃO! 🦁
O atacante argentino assinou com o Fortaleza até 31 de dezembro de 2027. O Tricolor adquiriu 50% dos seus direitos econômicos por US$ 2,5 milhões.
Em acordo com o Club Atlético Unión, da Argentina, o Leão pagará o valor da negociação em parcelas… pic.twitter.com/i52wpkEC3z
— Fortaleza Esporte Clube 🦁 (@FortalezaEC) July 28, 2023
Revelado no clube argentino, Machuca é uma promessa do futebol dos hermanos e vai ter sua primeira experiência fora do país. Já negociando com o Fortaleza há algumas semanas, Machuca criou um mal estar dentro do clube depois de optar por não viajar para a partida contra o Velez Sarsfield na última segunda-feira, 24, pela penúltima rodada do Campeonato Argentino. O Unión briga na parte de baixo da tabela e o clube soltou uma nota repudiando a atitude do atleta. O Unión já havia recusado outras duas propostas do Fortaleza.
Quem também não gostou da postura de Imanol foi Emanuel Brítez, zagueiro titular do Fortaleza, e que também veio do Unión Santa Fé. Em entrevista a uma rádio argentina, Brítez disse que conversou com Machuca e deixou claro que o clube precisava dele na situação delicada que vive e que as coisas não deveriam ser feitas desta forma. Brítez esteve no Unión entre 2021 e 2022, antes se transferir para o Fortaleza.