Neste domingo (6), Fortaleza e Atlético-GO se enfrentaram no Castelão. Cada um com seu objetivo e suas necessidades neste final de campanha: conquistar os três pontos seria o melhor dos cenários para ambos os times. No entanto, o jogo terminou empatado em 1-1 e deixará o fim de campeonato ainda mais emocionante para o Leão e para o Dragão.
Primeiro tempo
Em melhor momento, com mais confiança e diante de sua torcida, o Fortaleza começou bem o jogo buscando o controle da posse desde o início. Porém, a pressão não surtiu tanto efeito porque as chances criadas não eram efetivas e, diante desse cenário, o Atlético entrou no jogo.
Ainda aos 10 minutos, Luiz Fernando finalizou para o Dragão e obrigou Fernando Miguel a fazer uma grande defesa. No lance seguinte, Moisés finalizou cruzado para o Leão, mas a bola passou raspando a trave.
Depois disso, o Atlético-GO parece ter dado o estalo que precisava para crescer e obrigou Fernando Miguel a trabalhar de novo. Dessa vez, com Baralhas finalizando de fora da área. Finalmente, aos 16 minutos da etapa inicial, Dudu cruzou para Luiz Fernando marcar de cabeça e abrir o placar para os visitantes no Castelão.
Com a vantagem no placar, o Atlético não abdicou do jogo e já perto da meia hora de partida, Luiz Fernando quase marcou o segundo. Mas parou no goleiro do Fortaleza. No fim do primeiro tempo, Thiago Galhardo e Dudu tiveram chances de marcar para o Leão e para o Dragão, respectivamente. Porém, não o fizeram e o jogo foi para o intervalo com a vantagem dos visitantes no placar.
Segundo tempo
Na volta do intervalo, o Dragão voltou a mil, tendo nova grande chance de ampliar sua vantagem ainda no primeiro minuto da etapa complementar — não obtendo sucesso.
Com isso, pouco antes dos 15 minutos do segundo tempo, Juan Pablo Vojvoda fez a primeira mudança da noite: Lucas Lima saiu para a entrada de Otero. E logo no primeiro lance do camisa 80 veio o empate.
Com tudo igual no placar, a torcida inflamou no Castelão e deu gás para o time da casa ir para cima. Juninho Capixaba, aos 20 minutos, finalizou com perigo rente à trave. E quando o Fortaleza chegava com perigo, o Dragão buscava a resposta. Só que nenhuma das duas equipes conseguiu tirar o 1-1 do placar.
Com 15 minutos par ao fim da partida, o autor do gol do Atlético, Luiz Fernando, foi expulso após levar o segundo amarelo e colocou os visitantes em uma situação delicada. Em outras palavras, com um a mais, o Fortaleza pressionou em busca da vitória, criando boas chances na tentativa de virar a partida — que, no fim das contas, não se concretizaram.
Então, o jogo terminou empatado na capital cearense com cada equipe conquistando um ponto.
Situação dos clubes na reta final
Fortaleza
Com o ponto conquistado, o Leão chegou aos 49 pontos, o que ainda deixa o clube em condições de chegar ao G8. Só que os dois pontos que ficaram pelo caminho fazem falta, pois, em caso de vitória, o clube nordestino chegaria aos 51, estando empatados com o São Paulo e abrindo a vantagem em relação ao Botafogo — que joga contra o Atlético Mineiro nesta segunda-feira (7) em mais um confronto que chama atenção dos clubes que disputam a vaga, pelo menos, na pré-Libertadores.
Sendo assim, o clube ainda tem pela frente o Bragantino e o Santos. Enquanto o Bragantino, basicamente, cumpre tabela, o Santos ainda sonha com o G8, apesar de missão dos Meninos da Vila ser um pouco mais difícil. Logo, a vitória nas últimas rodadas do Brasileirão é essencial para o Leão seguir sonhando com a vaga na maior competição de clubes do continente americano.
Atlético Goianiense
O Dragão é o time que abre a zona de rebaixamento, com 34 pontos — o mesmo número de pontos do Ceará, contudo, com mais vitórias no campeonato, o Atlético fica na frente do Vozão na classificação.
Com o empate entre Cuiabá e Palmeiras, que também jogaram neste domingo (6), ambos os times ainda um dos dois times ainda poderá escapar do rebaixamento. Só que não vai ser fácil, principalmente, para o Atlético-GO. Nas últimas rodadas do Brasileirão, o time goiano enfrenta o Athletico Paranaense em casa e depois vai à Minas Gerais enfrentar o América Mineiro. Ou seja, dois times do G8 do Brasileirão e que estrão na busca pela confirmação de suas vagas na Copa Libertadores de 2023.
Além do mais, o Dragão precisará contar com a sorte, visto que em caso de vitória do Cuiabá na próxima rodada, o sonho da permanência na Série A acabará.
Próximos compromissos
Tanto Fortaleza como Atlético-GO voltam a campo na quarta-feira (9). O Dragão recebe o Athletico, às 20h30 (horário de Brasília), no Antônio Accioly, enquanto o Fortaleza recebe o Bragantino, no Castelão, no mesmo horário.