Fortaleza goleia Santa Cruz, mas não consegue liderança do grupo A

Tricolor atropela fora de casa e vence com tranquilidade, mas fica em segundo na chave

O Fortaleza foi até o Arruda pra confirmar a recuperação na temporada. Nesta quarta-feira, 22, o Tricolor do Pici goleou o Santa Cruz por 4×0 na última rodada da primeira fase da Copa do Nordeste. Apesar do ótimo resultado, o Fortaleza não conseguiu alcançar o objetivo de ficar na liderança do grupo A porque dependia de um tropeço do Sport-PE, contra o CSA-AL. O rubro-negro pernambucano venceu por 3×1 fora de casa e garantiu o primeiro lugar.

O Fortaleza terminou a primeira fase do Nordestão na segunda colocação, com 18 pontos. O Santa Cruz tinha chances de classificação e precisava da vitória, mas terminou no quinto lugar do grupo B, com nove pontos e está eliminado da competição.

 

Primeiro tempo

Lucero, Hércules, Crispim e Pikachu foram fundamentais na vitória fora de casa. Foto: Leonardo Moreira

 

Parte da torcida mandante não tinha entrado no estádio e o placar já estava 1×0 a favor do time de Juan Pablo Vojvoda. Com 30 segundos de jogos, Thiago Galhardo deu ótimo passe pra Martin Lucero, que bateu sem chances pro goleiro Michael. O Santa tentou reagir logo em seguida, mas após a reclamação de um toque na mão de Ceballos dentro da área, Pipico finalizou pra fora aos três minutos.

A outra boa chance de empate do Santa saiu dos pés de David. O atacante recebeu no lado esquerdo da área aos nove minutos e bateu forte pra defesa de Fernando Miguel. Com a vantagem no placar, o Fortaleza não se preocupou em apertar o ritmo e o Santa Cruz criou pouco durante o primeiro tempo.

 

Segundo tempo

Moisés voltou de lesão marcando gol. Foto: Leonardo Moreira

 

No segundo tempo, a expectativa era de que o Santa Cruz partisse pra cima, precisando do resultado, mas o jogo ficou tranquilo pro Fortaleza rapidamente. Britez teve uma ótima chance quando pegou a sobra da defesa coral, livre dentro da área, mas isolou, aos 14 minutos. Dois minutos depois, o Fortaleza chegou ao segundo gol. Lucas Crispim bateu falta do bico da área e contou com o desvio da barreira pra enganar o goleiro.

Aos 20 minutos, o Fortaleza ampliou com Hércules. O volante apareceu dentro da área pra aproveitar o segundo rebote pra encher o pé, quase debaixo da trave. Primeiro, Thiago Galhardo bateu cruzado e Michael espalmou pro lado. No rebote, Yago Pikachu bateu em direção ao gol, mas Italo Melo evitou o gol, deixando a bola à feição pra Hércules estufar a rede. O quarto gol Tricolor saiu já no fim da partida, aos 42 minutos. Pikachu deu ótimo passe pra Moisés, voltando depois de dois meses, marcar com facilidade.

 

Análise

Com o time misto, Vojvoda conseguiu quase tudo que queria. A vitória veio sem dificuldades e o treinador argentino ainda pôde poupar os jogadores que precisava. Só faltou combinar com o Sport pra conseguir a liderança. Ainda assim, o Tricolor vai ter a vantagem nas quartas de final do campeonato e segue como um dos favoritos à conquista. Depois do momento de turbulência, o Fortaleza venceu duas vezes por 4×0 e parece ter se recuperado.

No jogo desta quarta, o destaque vai pra Moisés. Jogador importante na temporada passada, que sofreu uma lesão no primeiro jogo de 2023 e já consegue marcar na sua volta, mostrando que vai ser importante pro resto do ano.

 

Próximos compromissos

O Fortaleza vai ter pouco tempo pra se recuperar e já tem clássico neste fim de semana. Já na disputa das quartas de final da Copa do Nordeste, o Leão vai enfrentar o Ferroviário-CE, pela terceira vez em 2023. A data e horário do jogo não foi divulgado pela CBF até a publicação deste texto. O Santa Cruz enfrenta o Central-PE, pela 12ª rodada do Campeonato Pernambucano no sábado, 25.

você pode gostar também