Fortaleza goleia Santos e encerra jejum de vitórias no Brasileirão

Tricolor faz um segundo tempo quase perfeito e atropela Santos em crise

A sequência de quatro derrotas seguidas não fazia jus ao que o time do Fortaleza pode fazer no Campeonato Brasileiro e neste domingo (13), o Leão voltou ao normal.. Enfrentando o Santos, no Castelão, pela última rodada do primeiro turno, o Fortaleza venceu por 4×0, com muita autoridade e afundou o Santos ainda mais na crise. Imanol Machuca, João Busso (contra), Caio Alexandre e Bruno Pacheco marcaram os gols da goleada Tricolor. O resultado deixou o Fortaleza na 11ª posição, com 26 pontos, enquanto o Santos segue na zona de rebaixamento, na 17ª posição, com 18 pontos e há cinco partidas sem vitória.

Primeiro tempo

Fortaleza
Machuca marcou seu primeiro gol pelo Fortaleza depois cinco partidas. Foto: Leonardo Moreira

 

O primeiro tempo começou com o Fortaleza jogando no campo do Santos, como era de se esperar. Com muitos desfalques e ainda conhecendo boa parte dos jogadores, Diego Aguirre optou pelos contra-ataques, enquanto o Fortaleza de Vojvoda tentava empurrar o Santos pra trás. A primeira chegada do Fortaleza foi logo com um minuto de jogo. Machuca cobrou escanteio da direita e Britez cabeceou com perigo, mas pra fora.

Em outro escanteio, aos 23, a dobradinha se repetiu, mas a cabeçada de Britez foi muito acima do gol. Aos 26, Tinga recebeu ótimo lançamento de Caio Alexandre, driblou dois marcadores, mas quando trouxe pra perna esquerda, acabou finalizando fraco e Vladimir defendeu sem dificuldades.

A primeira finalização mais perigosa do Santos saiu aos 32 minutos. Jean Lucas lançou pra João Lucas, mas o ala direita acabou finalizando na rede pelo lado de fora. Forçando o jogo pelo lado direito, o Fortaleza chegou por ali mais uma vez aos 39. Tinga errou o drible e se atirou na bola pra manter a posse. Ela chegou a Marinho, que arriscou de longe, mas a bola passou ao lado do gol santista.

Segundo tempo

Fortaleza
Bruno Pacheco fez seu primeiro gol com a camisa Tricolor e encerrou a goleada. Foto: Fabiane de Paula

 

Se o Fortaleza dominou o jogo, mas não conseguiu ser eficiente nos primeiros 45 minutos, os últimos foram pra lá de competentes. Com menos de um minuto, Marinho roubou a bola no meio de campo e serviu Thiago Galhardo, que meio sem ângulo, arriscou assim mesmo e acertou o lado de fora da rede.

Aos seis, Galhardo recebeu a bola de Zé Welison, dessa vez mais centralizado, mas botou força demais no chute e isolou. A pressão seguiu até que, aos 13 minutos, Pochettino deu passe forte pra dentro da área, Galhardo fez um corta-luz e a boal chegou pra Machuca, que dominou com categoria e fuzilou pra marcar seu primeiro gol pelo Fortaleza.

O Santos precisou sair mais e quase chegou ao empate com Weslley Patati. O atacante recebeu passe de Jean Lucas, em jogada ensaiada, e bateu forte, cruzado, pra forçar uma grande defesa de João Ricardo aos 17 minutos. No escanteio gerado pela chance de Patati, Julio Furch subiu mais alto que a defesa do Fortaleza, mas cabeceou por cima do gol.

Agora com a vantagem, o Fortaleza pôde esperar pra contra-atacar e aos 21, em escapada de Marinho, Galhardo recebeu com campo livre, mas acabou perdendo o equilíbrio na hora da finalização e parou em Vladimir. Aos 28, Jean Lucas tentou jogada individual pela esquerda da área e até teve liberdade pra finalizar, mas o chute fraco foi defendido sem problemas por João.

Aos 33, já com mudanças no time, o Fortaleza ameaçou com Guilherme. O atacante recebeu com liberdade e arriscou de fora da área pra Vladimir espalmar pra escanteio. Aos 34, Guilherme cobrou escanteio da esquerda bastante fechado, João Busso disputava espaço dentro da pequena área com Titi e acabou jogando contra o próprio gol.

Vladimir ainda tocou na bola, mas não evitou o segundo dos mandantes. Com muitos espaços, foi questão de tempo pra goleada ser construída. Em transição rápida, aos 37, Pikachu foi até o fundo do campo pela esquerda, depois de lindo passe de Guilherme, e só bateu pro meio da área. Livre e sem goleiro, Caio Alexandre só teve o trabalho de empurrar a bola pra rede.

O quarto gol já saiu nos acréscimos, depois dos 45 minutos. Tinga cobrou lateral pra área, a bola chegou a Pikachu, que encheu o pé, dentro da pequena área, mas a bola explodiu em Vladimir e sobrou fora da área pra Zé Welison. O volante escorou pra Bruno Pacheco, que dominou e bateu cruzado da risca da grande área, no cantinho, pra fazer seu primeiro gol pelo Fortaleza. Aos 48, Dodi ainda bateu uma falta muito perigosa, de muito longe, mas João Ricardo manteve o placar dos visitantes no zero.

Melhor da partida

Se o Fortaleza funciona bem, geralmente, é por conta de Caio Alexandre. Apesar de não estar diretamente ligado às finalizações das jogadas tricolores, é ele quem decide por onde o Fortaleza vai jogar. Além disso, contra o Santos, ainda teve a presença de área e o entendimento da defesa adversária pra chegar completamente sozinho e matar o jogo com o terceiro gol do Leão.

Próximos compromissos de Fortaleza e Santos

As duas equipes terão uma semana de trabalho pra próxima rodada, a primeira do segundo turno. O Fortaleza visita o Internacional, em Porto Alegre, no sábado (19), enquanto o Santos recebe o outro gaúcho da Série, o Grêmio, no domingo (20).

você pode gostar também