Fortaleza aproveita “apagões” da defesa do São Paulo e supera por 2 a 1 os mandantes no MorumBis

Fortaleza contou com a efetividade de Lucero e Machuca para vencer o São Paulo fora de casa

Neste sábado (13), o São Paulo e o  Fortaleza fizeram as suas estreias no Campeonato Brasileiro de 2024 dentro do estádio do MorumBis. A equipe visitante mostrou uma organização tática mais eficiente e superou o Tricolor Paulista por 2 a 1 no placar, complicando a situação de Thiago Carpini no comando técnico dos mandantes. Mesmo com respaldo da diretoria, a torcida do São Paulo tem se mostrado cada vez mais impaciente com os resultados do treinador dentro de campo.

Primeiro Tempo

Fortaleza supera o São Paulo no Morumbi e deixa situação de Thiago Carpini mais complicada
São Paulo foi superior no primeiro tempo, mas não teve efetividade nas finalizações. (Créditos: Paulo Pinto / São Paulo FC)

+ Siga o Na Beira no Twitter

A partida começou com as duas equipes tentando se entender em campo, o São Paulo queria mostra domínio em sua casa enquanto o Fortaleza buscava criar chances no contra ataque. O jogo seguiu sem grandes emoções até os 20 minutos do primeiro tempo, quando Luciano arriscou um chute de fora da área em direção a trave do goleiro João Paulo.

Depois dessa chance, o Tricolor Paulista ganhou confiança e arriscou mais algumas finalizações no gol adversário, todas sem sucesso. O Fortaleza se mostrava mais desconfortável em campo neste momento do jogo. Os comandos por Vojvoda tentavam chegar na área dos mandantes, entretanto, pecavam nas decisões e não conseguiam avançar na criação das jogadas.

O São Paulo continuou aproveitando este momento de seu adversário, aos 28 minutos de jogo Michel Araújo arriscou uma finalização perigosa e aos 31 minutos foi a vez de Alisson chutar no gol, ambas as chances foram impedidas por João Paulo. Após esses sustos, o Fortaleza passou a jogar de maneira mais segura e deixou a partida mais tranquila até o final do primeiro tempo.

O juiz apitou e ambas as equipes foram para o vestiário com o marcador zerado. A sensação que ficou é que os treinadores precisavam mexer no time para tomar a dianteira do placar.

Segundo tempo

Fortaleza supera o São Paulo no Morumbi e deixa situação de Thiago Carpini mais complicada
Lucero foi o destaque do Fortaleza na partida mesmo com muitos jogadores desempenhando bem. (Créditos: Leonardo Moreira / Fortaleza EC)

São Paulo e Fortaleza começaram sem alterações no segundo tempo e, como o esperado, o jogo seguiu no mesmo ritmo do final da primeira etapa. As duas equipes não conseguiam criar chances perigosas e a paciência dos dois lados foi esgotando com o tempo, resultando no aumento da quantidade faltas e em dois amarelos para equipe de Vojvoda.

O Fortaleza foi a primeira equipe a fazer substituições, apostando em Moisés e Machuca para melhorar o setor ofensivo. Carpini aproveitou este momento para colocar James Rodriguez e confiar em sua qualidade individual para resolver a partida. Passados mais seis minutos, o treinador do São Paulo fez mais duas alterações: Erick e William Gomes ganharam chances.

No entanto, as alterações do Fortaleza se mostraram mais efetivas e, logo após os jogadores do Tricolor Paulista entraram em campo, os visitantes conseguem um ótimo contra-ataque. Moisés domina a bola e encontra Tomás Pochettino livre, o argentino aproveitou a bagunça na defesa dos mandantes para cruzar na área e encontrou Lucero livre para balançar as redes. 1 a 0 para o Fortaleza diante do São Paulo.

A insatisfação começou a tomar conta das arquibancadas no Morumbi e Vojvoda aproveitou o momento para controlar ainda mais partida, colocando Lucas Sasha e Pedro Augusto em campo. Carpini também mudou seu time aos 30 minutos do segundo tempo, apostando em André Silva e Nestor para arranjar a situação do Tricolor Paulista.

Novamente o Fortaleza soube aproveitar sua organização tática e, poucos minutos após as alterações do São Paulo, encontrou mais um contra-ataque perigoso. Pedro Augusto fez um lindo lançamento para Machuca, que estava sendo marcado apenas por Diego Costa na zona defensiva do Tricolor Paulista. O argentino passou pelo zagueiro sem dificuldades e ampliou a vantagem dos visitantes na partida: 2 a 0 no placar.

O final do jogo ficou marcado pelo São Paulo tentando melhorar a sua situação no desespero, com todos os jogadores pressionando o Fortaleza, que estava recuado para garantir o resultado positivo. André Silva mostrou seu talento mais uma vez aos 39 minutos do segundo tempo, quando recebeu a bola próximo a área e encontrou uma bela finalização para fazer o gol. 2 a 1 no marcador do MorumBis.

Os esforços do São Paulo não foram suficientes e a partida acabou com a vitória do Fortaleza em sua estreia no Brasileirão 2024. Vojvoda continua consolidando seu trabalho no Leão, enquanto Thiago Carpini segue com uma situação complicada no comando do Tricolor Paulista.

Destaque da partida

O Fortaleza fez uma partida ótima no quesito tático e Lucero foi o jogador que melhor cumpriu a sua função durante o momento em que esteve em campo, sendo coroado com o gol que abriu o marcador no MorumBis. João Ricardo, Machuca e Britez também podem ser citados como destaques no jogo.

Próximos confrontos de São Paulo e Fortaleza

O São Paulo viaja até o Rio de Janeiro e enfrenta o Flamengo na próxima quarta-feira (14), às 21h30, em confronto válido pela segunda rodada do Brasileirão 2024. Também na quarta-feira, o Fortaleza enfrenta o Cruzeiro em casa, às 20h00, em sua segunda partida no Campeonato Brasileiro.

você pode gostar também