Na rodada do Campeonato Brasileiro que conta com alguns clássicos estaduais, o Castelão vai receber um duelo de tricolores neste sábado (30). Defendendo a liderança do returno do Brasileirão, o Fortaleza enfrenta o Grêmio, que ainda sonha com o título brasileiro. Com 38 pontos, na oitava posição, o Tricolor do Pici precisa da vitória pra se manter próximo – ou até entrar – do G6. O Fortaleza é o melhor time do segundo turno da competição, com 12 pontos em 15 disputados. O Tricolor Gaúcho é o terceiro colocado, com 43 pontos, e quer vencer fora de casa pra cortar a vantagem pro líder Botafogo.
Fortaleza
Apesar da importância da partida deste sábado, é impossível não pensar na decisão da próxima terça-feira (3), contra o Corinthians, pela semifinal da Copa Sul-Americana. O Fortaleza conseguiu um bom resultado em São Paulo, empatando por 1×1, e precisa de uma vitória simples pra chegar à sua primeira final continental. A forma do time de Juan Pablo Vojvoda é sensacional. Nos últimos dez jogos, o Leão tem sete vitórias e apenas uma derrota e vem conseguindo conciliar o sucesso na Sul-Americana com outra ótima campanha no Brasileirão. Na última rodada, contra o São Paulo, no Morumbi, vitória por 2×1.
Como o jogo da próxima terça deve atrapalhar muito no foco de todos os envolvidos, Vojvoda deve mexer bastante no time, contra o Grêmio. Pedro Rocha e Hércules seguem se recuperando de lesões no joelho e João Ricardo e Zé Welison estão suspensos por conta do terceiro cartão amarelo sofrido contra o São Paulo. De resto, Vojvoda vai ter todo mundo à disposição.
O provável time do Fortaleza deve ter: Fernando Miguel, Dudu, Marcelo Benevenuto, Tobias Figueiredo, Gonzalo Escobar; Lucas Sasha, Pedro Augusto, Calebe; Yago Pikachu, Imanol Machuca e Thiago Galhardo.
Grêmio
O time de Renato Gaúcho ganhou vida nova depois do resultado na última rodada do Brasileirão. No confronto direto contra o Palmeiras, em Porto Alegre, o Imortal venceu por 1×0 e voltou a acreditar na possibilidade do título que não vem desde 1996. A diferença pro Botafogo é de oito pontos, mas uma nova vitória neste sábado pode deixar o Grêmio mais perto do objetivo. Com o melhor ataque da competição, ao lado do Botafogo, com 39 gols, o desafio de Renato é fazer o time ser mais seguro, já que com 31 gols sofridos, o Grêmio tem a sexta pior defesa do Brasileiro.
Pro jogo no Castelão, Renato não terá quatro jogadores disponíveis. Mathias Villasanti e Rodrigo Ely estão suspensos pelo acúmulo de cartões, mas o zagueiro tem uma lesão muscular e deve desfalcar o time por mais algumas semanas. Luan e Cuiabano também têm problemas físicos e não viajaram pro Nordeste do país. Pedro Geromel e Felipe Carbajo estão de volta, assim como Walter Kannemann, que cumpriu suspensão contra o Palmeiras e deve reeditar a zaga histórica com Geromel.
O provável time do Grêmio deve ter: Gabriel Grando; João Pedro, Pedro Geromel, Walter Kannemann, Reinaldo; Felipe Carballo, Pepê, Nathan, Franco Cristaldo; João Pedro Galvão e Luis Suárez.
Onde assistir Fortaleza x Grêmio
A partida vai ter transmissão do Premiere.
Retrospecto entre Fortaleza x Grêmio
Em apenas 19 jogos, o Grêmio tem uma boa vantagem sobre o Fortaleza. São 11 vitórias gaúchas, três cearense e cinco empates. Apesar do histórico ser favorável ao Grêmio, o Fortaleza já tem um bom período de invencibilidade sobre os gremistas. São seis jogos sem derrota para o time gaúcho – quatro empates e duas vitórias -, incluindo o empate do primeiro turno, por 0x0, na Arena do Grêmio. O último jogo no Castelão, aconteceu em 2021 e o Fortaleza venceu por 1×0, contribuindo pro rebaixamento do Grêmio no Brasileirão daquele ano. A última vitória gremista foi em 2019, por 1×0, no primeiro turno do Campeonato Brasileiro.
Ficha técnica
- Fortaleza x Grêmio
- Competição: 25ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
- Estádio: Arena Castelão (Fortaleza)
- Horário: 16h (Horário de Brasília)
Arbitragem
- Árbitro: Raphael Claus
- Assistente 1: Alex Ang Ribeiro
- Assistente 2: Daniel Luis Marques
- Quarto Árbitro: Adriano Barros Carneiro
- Árbitro do VAR: Daiane Caroline Muniz dos Santos