O Fortaleza vem tendo alguns problemas por lesão na temporada. Depois de Moisés, que já voltou à ativa, Pedro Rocha, Tinga, Dudu e Lucas Esteves, foi a vez do goleiro João Ricardo visitar o departamento médico. Titular na partida contra o Cerro Porteño-PAR, pela Libertadores, João não foi nem relacionado por Juan Pablo Vojvoda na goleada contra o Ferroviário-CE, pela semifinal do Campeonato Cearense.
No boletim médico divulgado antes da partida, o Fortaleza comunicou que o atleta de 34 anos tem uma lesão no músculo adutor da coxa esquerda, e que deve desfalcar o Tricolor por até oito semanas. João deve perder as finais do Campeonato Cearense contra o Ceará e as fases eliminatórias da Copa do Nordeste, além das primeiras rodadas do Brasileirão e de parte da fase de grupos da Sul-Americana.
João Ricardo chegou ao Fortaleza no início deste ano, vindo diretamente do rival Ceará. Em 2023, João começava a se firmar no gol do Leão, com seis jogos, sofrendo seis gols. O Fortaleza já se mexeu rápido no mercado e contratou Maurício Kozlinski, que estava no Guarani-SP no início do ano, pra repor a ausência do arqueiro.