O jogo mais importante da história do Fortaleza terminou de forma negativa. No Estádio Domingos Burgueño, em Maldonado, no Uruguai, a LDU conquistou o bicampeonato da Copa Sul-Americana nos pênaltis, por 4×3, depois do empate por 1×1 no tempo normal. Juan Martin Lucero abriu o placar pro Leão, mas Lizandro Joel Azugaray empatou pros equatorianos. Nos pênaltis, Alexander Dominguez foi herói e pegou três cobranças do Fortaleza.
Primeiro tempo
O jogo não empolgou no Domingos Burgueño. Aos 10, Pochettino cobrou falta pra dentro da área, a defesa da LDU não conseguiu afastar e a bola bateu em Titi e saiu assustando Dominguez. Aos 17, o Fortaleza teve sua melhor chance. Lucero brigou pela bola no meio de campo e ela sobrou livre pra Marinho. O atacante correu com campo livre, mas na hora de finalizar, hesitou. Cortou pra perna esquerda, tentou driblar outro jogador da equipe equatoriana e foi desarmado. A bola sobrou em Guilherme e ele foi travado pela defesa.
A LDU só assustou aos 21 minutos. Depois do cruzamento pra dentro da área, Marinho afastou mal e a bola sobrou na cabeça de Adé, que de longe, tentou surpreender João Ricardo, mas a bola foi por cima do travessão. Aos 28, Jhojan Julio recebeu no campo de ataque, dominou e tentou jogada individual. Depois de cortar por meio, bateu com a perna direita, mas a bola foi fraca ao lado do gol de João Ricardo.
Segundo tempo
A primeira boa chegada foi com um minuto. Julio saiu na cara de João Ricardo depois de lançamento e parou em João Ricardo. O Fortaleza respondeu da melhor forma possível. Aos dois minutos, Pochettino recebeu pela direita, foi ao fundo e cruzou rasteiro pra Lucero acertar o ângulo de Dominguez e abrir o placar. O jogo realmente melhorou na segunda etapa e a LDU empatou com um golaço. Alzugaray recebeu lançamento do campo de defesa, ganhou de Bruno Pacheco, cortou Caio Alexandre e trouxe pro meio antes de bater colocado com a perna esquerda e marcar um golaço.
Aos 20, Pochettino roubou a bola no campo de ataque e ela chegou pra Pikachu, em seu primeiro toque, encher o pé e forçar ótima defesa de Dominguez. Aos 22, Marinho cobrou falta do lado da área e Bruno Pacheco completou de primeira no cantinho e Dominguez fez outra grande defesa. Aos 26, Zé Welison carregou pelo meio e tentou de muito longe, mas foi atrapalhado e a bola saiu pela esquerda de Dominguez. Aos 39, Guerrero arriscou de falta, mas a bola saiu sem perigo pelo lado esquerdo de João Ricardo. Aos 45, Martinez ficou com a bola no meio e arriscou de longe, pra ótima defesa de João Ricardo.
Prorrogação
A primeira chance saiu aos seis minutos. Bruno Pacheco cobrou escanteio da esquerda e Tinga subiu mais alto que a defesa equatoriana, mas a bola foi por cima do gol. Aos 13, Guerrero recebeu de costas e tentou girar, mas foi travado por Titi. A bola sobrou em João Ricardo. Com 30 segundos do segundo tempo, Pikachu recebeu de Sasha pela direita e bateu cruzado, mas a bola passou na frente de Galhardo e Romero e saiu. Aos dois, Tinga nem subiu pra completar o escanteio de Machuca, mas a bola foi no meio do gol, fácil pra Dominguez.
Pênaltis
João Ricardo foi bem e pegou os pênaltis de Paolo Guerrero e Alexander Alvarado, mas Alexander Dominguez defendeu os pênaltis de Silvio Romero, Pedro Augusto e Emanuel Brítez e se tornou herói do bicampeonato da Copa Sul-Americana da LDU.
Melhor da partida
Não podia ser outro nome. Alexander Dominguez defendeu três cobranças na disputa de pênaltis e já havia salvado a LDU no segundo tempo do tempo normal, com intervenções importantes.
Próximos compromissos de Fortaleza e LDU
Do Uruguai, o Fortaleza viaja pra Belo Horizonte, pra enfrentar o Atlético-MG, pela 30ª rodada da Série A do Brasileirão, na quarta-feira (01/11). A LDU joga no mesmo dia, pelo Campeonato Equatoriano, contra a Universidad Católica, em Quito.