Goiás x Santos: onde assistir, prováveis escalações e detalhes da partida

O Peixão visita o Esmeraldino na Serrinha para mais um confronto direto nessa ponta de baixo embolada da tabela

Goiás x Santos acontece nesta quinta-feira (09), em partida válida pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro Série A. A partida será no Estádio Hailé Pinheiro (Serrinha), na cidade de Goiânia, Goiás, às 19h. O Santos vem de um empate feio contra o Cuiabá em 0 a 0 – resultado que não o colocou no Z4, mas vive a 1 ponto da zona -, dentro da Vila Belmiro, numa partida muito abaixo tecnicamente da equipe como um todo. Está em 14° lugar com 38 pontos, enquanto as três equipes – Bahia, Vasco e Cruzeiro – abaixo do Peixão estão com 37 pontos, ou seja, a situação ainda é muito perigosa.

Já o Goiás vem de um vitória mais do que importante contra um adversário direto, o Coritiba, no Couto Pereira, com uma partida totalmente dominante do Esmeraldino, finalizando e criando mais jogadas que o adversário a partida inteira, resultando em um placar de 1 a 0, com gol de Raphael Guzzo. Não foram pontos suficientes para tirar o Goiás da zona de rebaixamento, mas foram 3 pontos importantes que o levaram a 35 pontos (18° lugar), com três adversários acima dele possuindo 37 pontos.

Goiás

Goiás x Santos
Goiás na sua preparação para a partida decisiva de quinta-feira. – Foto: Rosiron Rodrigues | Goiás EC

Apesar da vitória na última rodada contra o Coxa, o Esmeraldino tem feito um péssimo Campeonato Brasileiro, justificando, inclusive, sua posição na tabela (18°). Até aqui, são 13 derrotas, 11 empates e apenas 8 vitórias, números muito ruins. Além disso, não tem sido um time que assusta os adversários ao receber jogos em casa, na Serrinha, justamente pela falta de conversão em vitórias no Estádio, tendo tido 7 empates nos jogos como mandantes – segundo que mais empatou dentro de casa, atrás apenas do Corinthians que tem 9 – até aqui.

A sequência também não favorece o Goiás, que possui, nos últimos 5 jogos, 2 empates, 2 derrotas e apenas 1 vitória. Na competição, então, é o segundo time que mais empatou (11), atrás apenas do Corinthians (13). Isso tem se demonstrado ser um prejuízo para o time, que deixa escapar diversas vezes esses dois pontos da vitória.

A boa notícia é que mesmo não tendo um ataque super goleador na competição (marcou 33 gols), o Peixão sofreu muitos gols (55) e marcou apenas 36. Enquanto isso, o Esmeraldino sofreu 46 gols nessas 32 partidas jogadas pela equipe até o momento.

Para o plantel disponível dessa partida, o técnico português Armando Evangelista terá todos seus atletas preferidos à sua disposição, ou seja, provavelmente não terá jogadores fora por lesões e muito menos ausências por cumprimento de suspensão. É provável, também, que o treinador português tenha alterações em relação a partida passada, como talvez o Vinícius camisa 7 no lugar de Anderson Oliveira, formando o trio de ataque ao lado de Allano e o goleador Matheus Babi. Raphael Guzzo pode marcar ausência, também, por exclusiva preferência do A.Evangelista.

Vale ressaltar que o Goiás está a apenas 3 pontos atrás do Santos – que, portanto, pode ser considerado uma adversário direto – e 4 colocações abaixo. Com certeza ambos os times entrarão com muita vontade de brigar pelos seus interesses e tentar dar uma respirada maior no Brasileirão, pois é fato que os 3 pontos nessa partida ajudaria muito na tentativa de se afastar do Z4. Será necessário, também, torcer para que seus outros adversários percam seus confrontos.

O provável time do Goiás deve ter: Tadeu; Maguinho, Lucas Halter, Bruno Melo, Hugo (Sander); Willian Oliveira, Morelli, Guilherme Marques; Allano (Anderson Oliveira), Matheus Babi e Vinícius. Técnico: Armando Evangelista.

Santos

Goiás x Santos
Elenco do Santos concentrado para a partida desta quinta-feira. – Foto: Raul Baretta/Santos FC

Jogando mal ou jogando bem, o Santos não pode se dar ao luxo de entregar uma vitória de bandeja para qualquer adversário que for, seja para o líder, seja num clássico, seja para o lanterna ou nesse Goiás x Santos, jogo com uma carga importantíssima para as duas equipes, que partilham da angústia de lutar contra o rebaixamento.

E isso tem sido demonstrado pelo elenco, que rodada após rodada, mostra sua garra e gana de lutar em prol do bem comum que é o Peixão, para que ele possa escapar do rebaixamento. É nítido, entretanto, que muita das vezes o Santos joga um futebol muito carente, com ausências de criatividade e armações eficientes, ou até mesmo vazamentos defensivos, até porque se não fosse assim, não estaria na situação que está.

A última partida do Peixão, contra o Cuiabá na Vila Belmiro, foi um show de horrores por parte do futebol apresentado pela equipe. O pior, é que aquele futebol mostrado pelo Santos contra o Dourado não é um Santos irreconhecível, pelo contrário, é o futebol que colocou o Santos nessa trágica situação de flerte com rebaixamento. Foram completamente dominados pelo adversário e, no ‘melhor’ dos cenários – vide a atuação -, conseguiu sair com o empate, graças, também, a um Cuiabá que não se interessa muito em vencer fora de casa.

O Alvinegro Praiano sofreu bastante gols (55) nesse Campeonato Brasileiro 2023, com um saldo negativo de -19, mas ainda sim estatísticas melhores que seu adversário quando se trata de marcar gols – são 33 marcados pelo Goiás, 2° pior ataque da competição, contra 36 do Peixe. Fora de casa o Peixe não tem sido um time tão competitivo assim, mas  a situação não permite que Santos ceda pontos a qualquer adversário. A torcida, os jogadores, o treinador e toda a comissão técnica estão em uma única sintonia em busca de afastar o fantasma do rebaixamento, então espera-se que seja um jogaço.

Para o plantel do Peixão, o treinador Marcelo Fernandes contará com a importante volta do lateral direito Lucas Braga, que estava suspenso na rodada passada e foi substituído pelo lateral direito João Lucas, que fez uma péssima partida e foi muito hostilizado pela torcida na Vila Belmiro – o que, obviamente, afetou o psicológico do atleta e foi só piorando com o decorrer da partida.

Em contrapartida, o técnico Marcelo Fernandes não poderá contar com seu volante Dodi, que irá cumprir suspensão após receber seu terceiro amarelo na partida contra o Cuiabá. Além disso, Soteldo sofreu uma lesão muscular na coxa e virou desfalque durante a semana, e o Dodô continua com dores no joelho e também será mais um desfalque por ‘lesão’. No mais, a escalação tende a ser a mesma que enfrentou o Flamengo, utilizando-se de um 4-4-2 com dois atacantes a frente, Marcos Leonardo e Maxi Silveira – que ainda precisa se provar -, e Rodrigo Fernandéz entrando nessa volância ao lado do Tomás Rincon.

O provável time do Santos deve ter: João Paulo; Lucas Braga, Joaquim, Messias e Kevyson; Tomás Rincón, Rodrigo Fernández, Jean Lucas e Lucas Lima; Maxi Silvera e Marcos Leonardo.

Retrospecto Goiás x Santos

Goiás x Santos já aconteceu, oficialmente, cinquenta e quatro vezes em toda história, com ligeira vantagem para o Santos, que possui 20 vitórias, enquanto o clube do centro-oeste leva a pior com 18 vitórias. Vai ser um jogo muito aberto esse Goiás x Santos e tem tudo para sair uma partida bem disputa, com dois times que sabem da importância da vitória nesse confronto direto.

Onde assistir Goiás x Santos

A partida entre Goiás x Santos terá transmissão ao vivo e oficial do Premiere.

Ficha técnica

  • Goiás x Santos
  • Competição: 33ª rodada do Campeonato Brasileiro 2023 Série A
  • Estádio: Estádio Hailé Pinheiro (Serrinha)
  • Horário: 19h (Horário de Brasília)

Arbitragem

  • Árbitro: Paulo Cesar Zanovelli da Silva (MG)
  • Assistente 1: Guilherme Dias Camilo (MG)
  • Assistente 2: Felipe Alan Costa de Oliveira (MG)
  • Árbitro VAR: Rafael Traci (PR)
você pode gostar também