Grêmio e Fortaleza ficam no empate em Porto Alegre

Tricolores não conseguem sair do zero, num empate ruim pros dois

Grêmio e Fortaleza entraram em campo neste domingo, 14, pela sexta rodada da Série A do Brasileirão pensando em G6, mas nenhum dos dois conseguiu subir na tabela. O 0x0 na Arena do Grêmio deixou o time da casa no 11º lugar, com oito pontos. Foi o terceiro empate seguido em casa. O Fortaleza segue próximo do G4, mas ficou no sexto lugar, podendo cair mais duas posições ainda na rodada, com 10 pontos. O Leão está invicto no Brasileiro, mas são quatro empates em seis jogos.

Escalações

Renato escalou um time ofensivo, apostando na posse de bola. Com Vina e Cristaldo como armadores, a velocidade ficava com Bitello. Na saída de bola, Pepê recuava entre os zagueiros pra ajudar. No momento defensivo, o time tentava pressionar a saída de bola do Fortaleza, mas quando precisava recuar, se fechava no 4-4-2, com Vina fechando a segunda linha pela esquerda.

 

Vojvoda, como de costume em jogos fora de casa, preencheu mais o meio de campo, com três jogadores mais defensivos, mas Hércules se aproximava de Lucero quando o time não tinha a bola, num 4-4-2. Tentando construir desde de João Ricardo, Caio Alexandre se posicionava entre os zagueiros pra dar mais dinâmica à saída de bola do Leão. Calebe e Romarinho tentavam acelerar na transição pro ataque.

Primeiro tempo

Aos quatro minutos, o Grêmio chegou em bela jogada. Suarez e Bitello armaram pra Vina bater forte, da meia-lua, forçando uma grande defesa de João Ricardo. O Fortaleza chegou aos sete, com Romarinho. Lucas Sasha invadiu a área e a bola chegou até o atacante do Leão, que chutou em cima de Thomas Luciano. Aos 14 minutos, depois de um escanteio, a bola sobrou em Bitello, que bateu colocado, mas pra fora. O Fortaleza respondeu aos 16, mas a cabeçada de Lucero, depois do cruzamento de Dudu, foi pra fora.

Primeiro tempo terminou sem gols na Arena do Grêmio. Foto: Matheus Amorim

Aos 38, o Grêmio voltou a atacar. Villasanti bateu de fora da área e contou com o gramado irregular pra aumentar a dificuldade pra João Ricardo, que rebateu pro meio da área. Bitello não conseguiu aproveitar o rebote, perdendo o domínio da bola. Aos 44, a defesa do Fortaleza deu espaço pra Luis Suarez, que dominou e bateu bonito, de fora da área, pra outra grande defesa de João Ricardo.

Segundo tempo

A primeira grande chance da etapa final foi do Fortaleza. Calebe recebeu a bola na intermediária, aos 10 minutos, ajeitou o corpo e bateu colocado pra boa defesa de Gabriel Grando. O gramado, irregular, quase enganou o goleiro gremista. Aos 16, Villasanti cobrou falta fechada e Thomas Luciano desviou de cabeça, mas a bola correu todo a pequena área e ninguém completou.

Aos 22 minutos, Galdino recebeu passe de Suarez depois da sobra do escanteio e bateu forte, mas a bola passou raspando o travessão. Pikachu perdeu uma ótima chance pra abrir o placar pros visitantes aos 24 minutos. O meia recebeu em profundidade, contou com a falha de Kannemann, mas cruzou mal pra Lucero que estava livre dentro da área e a defesa gremista afastou. Dois minutos depois, Romarinho passou por três jogadores do Grêmio numa jogadaça, mas a finalização saiu perto da trave de Grando.

Segundo tempo foi mais aberto, mas times não converteram suas chances. Foto: Maxi Franzoi

 

O Fortaleza chegou com muito perigo aos 30, em outra jogada de Romarinho. O atacante fez boa jogada pela esquerda e achou Pochettino, livre no meio do campo, que bateu colocado e a bola passou raspando a trave. Aos 37, os visitantes tentaram novamente. A defesa do Grêmio errou na saída e a bola chegou em Pikachu, que bateu forte, mas parou em Grando. Aos 45, Nathan bateu forte cruzado e João Ricardo defendeu. Na jogada ensaiada depois do escanteio, Galdino também tentou bater direto pro gol e João Ricardo fez outra defesa.

Análise

O empate não muda muita coisa pra nenhuma das duas equipes. O Grêmio não consegue se aproximar do pelotão da frente e estaciona no meio da tabela. O Fortaleza não consegue voltar pro G4 e empata o terceiro jogo consecutivo no Brasileirão. A partida deixou a desejar, o Grêmio até tentou ser mais ofensivo, mas errou muitos passes e deu muito espaço pro Fortaleza no segundo tempo. Os visitantes chegaram perto do gol algumas vezes, mas esbarraram, mais uma vez, na falta de eficiência do ataque. Os dois vão precisar elevar o nível no meio de semana.

Próximos compromissos

Os dois jogam pela Copa do Brasil no meio de semana. O Grêmio enfrenta o Cruzeiro, na quarta-feira, 19, enquanto o Fortaleza visita o Palmeiras no mesmo dia.

você pode gostar também