Quantos vezes o Grêmio já foi rebaixado?

Conheça a história dos três rebaixamentos da equipe Tricolor no Brasileirão

É verdade que o Grêmio está entre os maiores times do futebol Brasileiro, a equipe totaliza títulos nacionais e internacionais em sua galeria de troféus, e todo ano briga por novas taças. E apesar das fases vitoriosas o Tricolor já viveu em três oportunidades o que os clubes Brasileiros mais temem no Campeonato Brasileiro, o fantasma do rebaixamento, e nesta matéria iremos relembrar como foi a história da queda do Rei de Copas nos anos 1991, 2004 e 2021.

A primeira queda

Grêmio
Grêmio foi rebaixado pela primeira vez após derrota por 3 a 1 para o Botafogo]

 

No ano de 1991 o Grêmio caiu para a segunda divisão do campeonato brasileiro pela primeira vez em sua história. O Tricolor encerrou a competição na vice-lanterna com 3 vitórias, 6 empates e 10 derrotas ao longo das 19 partida da competição, cabe ressaltar que a segunda vitória do Imortal foi apenas da décima terceira rodada, já a terceira ocorreu na penúltima. Esta primeira queda foi vista por muitos como surpresa, visto que a equipe havia terminado em terceiro lugar a edição anterior da competição, e além disso o elenco do Rei de Copas contava com jogadores como Nilson e Mabília.

O segundo rebaixamento

Grêmio
O empate em 3 a 3 com o Athletico-PR, em Erechim, decretou o rebaixamento em 2004

Diferente do primeiro rebaixamento, o qual não havia sido “esperado” devido a sua campanha no ano anterior, no ano de 2004 a queda já era previsível já que em 2003 o Tricolor escapou do rebaixamento na última rodada, mas vamos contar direito essa história. O Grêmio já vinha convivendo com problemas internos desde a campanha de 2003 citada acima, e isso se acentuou em 2004, dessa forma o Imortal chegou a ficar 10 jogos sem vencer e encerrou o campeonato como lanterna da competição e assim foi rebaixado pela segunda vez em sua história.

O super Grêmio

Grêmio
Torcedores lamentando o terceiro rebaixamento do Grêmio

 

O terceiro e última rebaixamento do Tricolor veio da forma mais improvável, em 2021 o time havia se reforçado e chegou a ganhar o campeonato estadual em cima do seu maior rival, sendo apelidado de super Grêmio. Contudo a partir daí as coisas começaram a ficar conturbadas, o time começou a perder e não se encontrou mais, era claro que a equipe estava desconectada em campo. Começou a chegar no fim da competição e o que era apenas uma possibilidade se tornou um fato, dessa forma o Imortal não conseguiu reverter sua campanha e assim foi rebaixado pela terceira vez na sua história.

você pode gostar também