Mano Menezes teve seu vínculo renovado até o final de 2023. O anúncio foi feito clube na última sexta-feira (09).
Mano veio para substituir Alexandre Medina que foi demitido após empate em 1 a 1 contra o Guaireña pela Sul-Americana. Em abril o ex-técnico da seleção brasileira assumiu a equipe de Porto Alegre.
A diretoria Colorada celebrou a renovação do treinador, já que segundo pessoas dentro do clube, Mano teria conquistado o vestiário com trato do grupo. Apesar de parecer sisudo, o técnico tem mostrado uma faceta mais leve no Beira-Rio. Alan Patrick, inclusive, falou sobre a admiração pelo chefe.
– É um cara que tem seus momentos de brincadeira, é um cara sério, que gosta das coisas corretas e cobra bastante. A equipe cresceu bastante por essa cobrança e tem que ser dessa maneira. Não só dele, mas também de nós jogadores termos essa consciência
O presidente Alessandro Barcellos, diz que a renovação com Mano e uma continuidade no trabalho que vem sendo bem feito, e que trará frutos ao Inter na próxima temporada.
– A manutenção de Mano Menezes neste momento significa a continuidade de um trabalho que evolui. É importante no futebol chegar ao equilíbrio, buscar as vitórias, afirmação na forma de jogar e reformulação no elenco. Com isso, uma capacidade competitiva maior. Brigaremos até o final na parte de cima do Brasileirão.
– Nada mais correto do que buscar a continuidade e iniciar 2023 diferente, já com uma comissão trabalhando e um grupo mais consolidado. Com isso, buscarmos resultados e títulos que tanto o torcedor espera. Mano é um dos pilares para afirmamos o trabalho e evoluirmos ainda mais. – disse o mandatário
Até aqui, desde que chegou Mano Menezes, são 31 partidas, com 14 vitória, 13 empates e apenas 4 derrotas. A última derrota do time Gaúcho com Mano a frente da equipe técnica, foi a mais de mês, quando levou 3 a 0 para o Fortaleza.
Contra o Melgar nas quartas de finais da sul-americana o treinador saiu eliminado, ao perder nos pênaltis por 3 a 1. E após dois empates o time Colorado ocupa a 4 posição no Brasileirão com 43 pontos, a oito do líder Palmeiras.
Agora de contrato renovado, Mano tenta mais uma vitória, nesse sábado (10), contra o Cuiabá no Beira Rio.
Mano no Inter
- 31 jogos
- 14 vitórias
- 13 empates
- 4 derrotas
- 51 gols
Carreira de Mano Menezes
Após nove anos como Profissional de Educação Física no setor social do SESI, foi convidado a ser o treinador das categoriais de base do próprio Guarani-VA, onde jogara amadoramente. Em 1997, ano em que fizera estágio no Cruzeiro com Paulo Autuori. Assumiu pela primeira vez o time adulto do Guarani. A despeito da boa relação pessoal com diretores datada dos tempos de jogador da equipe de Venâncio Aires. Terminou demitido após o time escapar de uma das vagas de acesso no estadual. Menezes depois treinou a base do Caxias e do Internacional. Regressando mais uma vez ao Guarani-VA em 2002. Mas uma derrota de 4 a 1 para o Juventude ocasionou sua demissão ainda antes do fim do estadual. O treinador seguiu então ao Brasil de Pelotas e posteriormente ao Iraty antes de uma terceira passagem como técnico do Guarani-VA, já em 2003. Acabou despedido após sugerir ele próprio a dispensa de quatro atletas, buscando reação a uma fase ruim. Em 2004, Mano ganhou notoriedade por sua boa campanha na Copa do Brasil, no comando do 15 de Novembro, chegando à semifinal e obtendo o terceiro lugar.
Depois Mano Menezes treinou grandes clubes como Grêmio, Corinthians, Flamengo, Cruzeiro, Shandong Luneng, Palmeiras, Bahia, Al-Nassr e Internacional. Mano chegou até o comando da Seleção Brasileira em 2010
Títulos
Guarani-RS
- Copa Sul-Minas – seletiva: 2002
-
Grêmio
- Campeonato Brasileiro – Série B: 2005
- Campeonato Gaúcho: 2006 e 2007
-
Corinthians
- Campeonato Brasileiro – Série B: 2008
- Campeonato Paulista: 2009
- Copa do Brasil: 2009
-
Cruzeiro
- Copa do Brasil: 2017 e 2018
- Campeonato Mineiro: 2018 e 2019
-
Seleção Brasileira
- Superclássico das Américas: 2011 e 2012
- Jogos Olímpicos: medalha de prata (Londres 2012)
Prêmios individuais
- Troféu Guará para o Melhor Treinador do ano: 2018
- Troféu Globo Minas para o Melhor Treinador do Campeonato Mineiro: 2019