Na noite desta quarta-feira, Internacional e São Paulo se enfrentaram pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida, que foi realizada no Estádio Beira Rio, no Rio Grande do Sul, terminou com a vitória dos donos da casa. O Tricolor abriu o placar no fim do primeiro tempo com Calleri marcando de pênalti, mas a pressão imposta na segunda etapa fez com que o Colorado conseguisse a virada, com gols de Bustos e Renê.
Com esse resultado, o Internacional sobe para a 10ª colocação, com 29 pontos, perseguido por Cuiabá, que tem 28 e ainda joga nesta rodada, além de Cruzeiro e Corinthians, que caso vençam os seus confrontos, também chegam aos 29 pontos. Já o São Paulo permanece com 28 pontos, na 12ª posição, correndo o risco de ser ultrapassado.
+Siga o Na Beira do Campo no Twitter
Primeiro tempo
Em um primeiro tempo faltoso, com 18 faltas e cinco cartões amarelos, o São Paulo conseguiu levar um resultado positivo para o vestiário. Nos primeiros minutos de jogo, o Internacional até tentou pressionar, demonstrando que o jejum de vitórias chegaria ao fim, com destaque para Maurício, que foi o mais atuante nas jogadas de ataque do Colorado.
Porém, logo o Tricolor conseguiu equilibrar o confronto e também passou a criar, dominando os minutos finais do primeiro tempo. Antes de marcar o gol de pênalti, cometido pelo goleiro Keiller, que ao tentar sair jogando derrubou Alisson na área, Calleri já havia colocado uma bola na trave.
Como de costume, o time de Dorival Júnior prosseguiu na característica de valorização da posse de bola. Ao fim da primeira etapa, além de vencer por 1 a 0, o São Paulo também possuía 59% de posse de bola, contra 41% do Inter.
Segundo tempo
O segundo tempo foi iniciado com modificações nas duas equipes. No Internacional, Coudet substituiu o zagueiro Mercado por Nico Hernandéz, como também sacou o volante Gabriel para a entrada de Rômulo. Já no São Paulo, Dorival optou pela saída do lateral Caio Paulista, que está retornando de uma lesão, para a entrada de Patryck.
O Colorado buscou iniciar o segundo tempo sufocando o São Paulo, que sem conseguir administrar a pressão imposta pela equipe gaúcha, acabou tomando o gol de empate aos 13 minutos, marcado por Bustos.
Poucos minutos após as entradas de Rodrigo Nestor e Michel Araújo, nos lugares de Lucas Moura e Luciano, preservados para o primeiro jogo da final da Copa do Brasil, no próximo domingo, Renê arriscou de fora da área com a perna esquerda, mandando no canto esquerdo do goleiro Rafael e marcando o gol da virada do Internacional aos 24 minutos.
Mais substituições foram processadas nas duas equipes até o término do jogo. O São Paulo pressionou nos minutos finais, buscando o gol de empate, porém não obteve sucesso.
Aos 42 minutos, Keiller quase entregou mais uma vez em uma bola cruzada, que escapou do goleiro e sobrou nos pés de Michel Araújo, obrigando a zaga a afastar de qualquer jeito.
Melhor da partida
Pelo belíssimo gol e pela regularidade, o lateral Renê foi o melhor da partida. Porém, vale citar o ótimo desempenho de Maurício, que apesar de não ter marcado, criou boas oportunidades para o Internacional, participando da maioria das jogadas.
Próximos compromissos de Internacional e São Paulo
O Internacional volta a jogar pelo Campeonato Brasileiro apenas na próxima quinta-feira, dia 21 de setembro, contra o Athletico-PR. A partida válida pela 24ª rodada será realizada em Curitiba-PR.
Já o São Paulo terá no próximo domingo, dia 17 de setembro, o primeiro jogo da final da Copa do Brasil, diante do Flamengo, no Maracanã. Pelo Brasileirão a equipe volta a jogar contra o Fortaleza, na quarta-feira da próxima semana, no Morumbi.