Apostando em contra-ataques, o Internacional venceu o Flamengo de virada no Beira-Rio, com todos os gols da partida saindo da etapa complementar. Gerson abriu o placar com um golaço, porém, Mauricio saiu do banco de reservas para mudar a história do jogo, marcando os dois gols do Colorado na vitória por 2 a 1 na manhã deste domingo.
Escalações
Mano Menezes não mudou muito a escalação em relação à utilizada no meio de semana pela Libertadores. Keiller foi mantido como titular na meta, assim como a defesa se manteve com Igor Gomes e Renê pelas laterais e Mercado e Vitão formando a dupla de zagueiros.
No meio campo, uma primeira linha com Johnny e Gustavo, enquanto Pedro Henrique, Alan Patrick e Wanderson atuaram mais avançados. Por fim, Alemão voltou ao comando do ataque Colorado.
Jorge Sampaoli fez mudanças em relação ao time que usou em sua estreia, não apenas nos nomes, mas também no esquema tático. Com Santos no gol, a defesa do Flamengo voltou a ter quatro jogadores. A dupla de zagueiros foi escalada com Fabrício Bruno e Léo Pereira, com Wesley e Ayrton Lucas pelas laterais.
No meio campo, Éverton Ribeiro voltou à titularidade com Gerson, Thiago Maia e Arturo Vidal sendo mantidos no time inicial. Por fim, no ataque, foi mantida a dupla Gabriel e Pedro, com o camisa 10 Rubro-Negro tendo liberdade no terço ofensivo.
Primeiro tempo
A partida começou quente de baixo de um Sol forte no Beira-Rio. No melhor estilo Sampaoli de “amor por el balón”, o Rubro-Negro controlou a posse de bola e o ritmo do jogo desde o início, mesmo com o Internacional criando mais chances ao optar por escapadas rápidas em velocidade, sem ter muito sucesso.
Aos 17 minutos, o Flamengo abriu o placar com Gabriel. Mas o gol foi bem anulado por impedimento de Gerson no início da jogada. Com isso, o Inter pareceu virar a chave e conseguiu boas escapadas em velocidade buscando a conexão com Wanderson, Alemão e Pedro Henrique. Porém, sem sucesso.
A metade final dos primeiros 45 minutos de partida permaneceu com os dois times buscando o ataque. Os Colorados se aproveitando da velocidade e o Flamengo do trabalho de bola. Contudo, por mais que ambos os lados chegassem com perigo, nenhum foi efetivo a ponto de abrir o placar. Sendo assim, o árbitro apitou o fim do primeiro tempo com o empate sem gols persistindo.
Segundo tempo
Os dois times voltaram sem mudanças na escalação, porém, a postura Colorada era outra. Os comandados de Mano Menezes pressionaram mais a saída de bola do Flamengo, conseguindo roubada de bolas bem próximos do gol. Ainda assim, não conseguiram abrir o placar.
Aos 10 minutos, o Rubro-Negro teve sua primeira chance da etapa complementar. Éverton Ribeiro levantou a bola na área buscando Gabriel que conseguiu o cabeceio, mas tirou demais e a bola passou raspando a trave direita. Pouco depois, Éverton Ribeiro arriscou da entrada da pequena área e mais uma vez a bola saiu raspando a trave direita.
Aos 17 Flamengo conseguiu seu merecido gol. Gerson arrancou pelo meio e abriu com Gabriel pela direita. O camisa 10 do Flamengo finalizou, mas foi travado e no rebote a bola sobrou com Gerson. O meia Rubro-Negro dá um chapéu em Keiller, faz duas embaixadinhas, ajeita a bola e abre o placar.
Em resposta, Mano fez três mudanças: Luiz Adriano, Mauricio e Carlos De Pena entraram nos lugares de Alemão, Pedro Henrique e Johnny – e logo fizeram efeito. Apenas quatro minutos depois do gol Rubro-Negro, Mauricio recebeu de Wanderson e bateu sem muitos problemas para empatar o jogo. O que levou Sampaoli a fazer suas primeiras mudanças: Marinho e Cebolinha substituíram Pedro e Vidal. Dentro dos 15 minutos finais, mais uma alterações no Fla, com Matheus França entrando no lugar de Éverton Ribeiro, e no Inter Baralhas substituiu Campanharo.
Aos 38, Wanderson, que deu a assistência para o gol Colorado, saiu para a entrada de Jean Dias. Com a mudança, o ataque do Inter ganhava mais uma nova peça para os momentos finais enquanto o Inter mantinha sua postura de aposta nos contra-ataques.
Em uma das tentativas de escapada do Inter, Leo Pereira conseguiu interceptar bem a bola, porém, acabou sentindo. Mesmo, aparentemente, tendo condições de continuar, Sampaoli tirou o zagueiro e colocou Rodrigo Caio no seu lugar.
No minuto final do tempo regulamentar, Gabriel teve duas grandes chances de tirar o empate do placar, parando na defesa Colorada nas duas vezes. Na sequência, Marinho tentou seguir na briga pela bola, contudo, a bola foi afastada pela defesa. Aos seis minutos de acréscimo, após cobrança de escanteio, Matheus França cabeceou na trave.
Dois minutos depois, o Internacional virou o jogo com um golaço: Jean recebeu a bola na área, dribla Santos e é derrubado. O juiz deixa a bola rolar e Mauricio se aproveita da sobra, percebendo o goleiro do Flamengo adiantado, bate de cobertura para virar o jogo.
Próximos compromissos
Antes de voltar aos gramados pelo Campeonato Brasileiro, Inter e Fla têm compromissos pela Copa do Brasil neste meio de semana.
O Internacional vai ao Rei Pelé, em Maceió, para enfrentar o CSA pelo jogo de volta da terceira fase. No Beira-Rio, os Colorados venceram por 2 a 1 e tem a vantagem do empate no jogo de quinta-feira (27).
O Flamengo, por sua vez, recebe o Maringá-PR no Maracanã na quarta-feira (26) precisando reverter uma desvantagem de dois gols para avançar na Copa do Brasil.