- Hoje, Abel Ferreira completa quatro anos de uma trajetória vitoriosa no comando do Palmeiras, período em que acumulou dez títulos. Contratado em outubro de 2020, o técnico português trouxe uma mentalidade vencedora, onde em sua coletiva de apresentação afirmou que não estava atravessando o atlântico para viajar ou apenas conhecer a cidade e isso logo se refletiu em conquistas importantes. Com o contrato atual válido até o final de 2025 já existem discussões sobre uma renovação até o final 2027, Abel reafirma o comprometimento com o clube e mantém vivas as expectativas dos torcedores por mais títulos.
Conquistas de Abel
A chegada de Abel foi imediatamente seguida por conquistas. Em 2020, ele liderou o Palmeiras na Copa do Brasil, vencendo o Grêmio na final ganhando os dois jogos e, poucos meses depois, alcançou a tão sonhada obsessão da torcida, a Libertadores de 2020 com uma vitória histórica sobre o Santos com gol do improvável Breno Lopes aos 98 minutos. Em 2021, Abel conquistou o bicampeonato da Libertadores, vencendo o Flamengo com gol do também improvável Deyverson na prorrogação.
Em 2022, o Palmeiras iniciou a temporada com o título da Recopa Sul-Americana, vencendo o Athletico Paranaense, e continuou seu domínio no Campeonato Paulista, onde derrotou o São Paulo na final, virando o placar após perder o primeiro jogo por 3 a 1 e vencendo o jogo de volta por 4 a 0. Abel ainda conquistou o Campeonato Brasileiro de 2022, garantindo o título em uma campanha de sólida e, em 2023, repetiu o feito ao conquistar o bicampeonato brasileiro após buscar uma diferença que chegou a ser de 15 pontos e uma virada heroica contra o Botafogo após estar perdendo de 3 a 0 no final do primeiro tempo e virar para 4 a 3 na última bola do jogo. No Paulista, novamente mostrou sua capacidade de recuperação ao vencer o Água Santa na final, mais uma vez revertendo o placar do primeiro jogo desfavorável, ainda em 2023 os comandados de Abel ganharam a Supercopa do Brasil em um jogo também memorável um 4 a 3 pra cima do Flamengo com grandes atuações de Gabriel Menino e Raphael Veiga.
A temporada de 2024 trouxe mais uma conquista estadual ao Palmeiras, com Abel vencendo o Campeonato Paulista contra o Santos, o terceiro seguido, realizando mais uma virada ao vencer o segundo jogo após uma derrota no jogo de ida.
Partidas Memoráveis e Transformação da Equipe
Entre os momentos mais marcantes da trajetória de Abel está a virada histórica sobre o Botafogo, uma vitória por 4×3, considerada o ponto de partida para a arrancada rumo ao bicampeonato brasileiro de 2023. Essa partida exemplificou o espírito de superação e resiliência que Abel conseguiu imprimir na equipe com a capacidade de se adaptar a momentos de pressão. Temos também as classificações em anos seguidos contra o Atlético Mineiro, em especial em 2022 após segurar empate heroico após jogar grande parte do jogo com dois jogadores a menos.
Sob o comando de Abel, o Palmeiras se transformou em uma equipe sólida, com uma defesa bem estruturada além de promover o desenvolvimento de jovens talentos, que formaram uma base forte e com um mental muito forte onde o time não se abala em momentos adversos.
Expectativas Futuras e Discussão de Renovação
Com o contrato válido até o final de 2025, Abel e Palmeiras já discutem uma possível renovação até 2027, um novo compromisso de longo prazo, até o fim do segundo mandato da presidente Leila Pereira, que deve se reeleger no final desse ano, que permitiria dar continuidade a um projeto bem-sucedido. O objetivo é manter o Palmeiras no topo e seguir na busca de uma mentalidade vencedora que vai além das conquistas pontuais.
Um Legado de Resiliência e Conquistas
Com dez títulos em quatro anos, Abel Ferreira se consolida como um dos maiores técnicos da história do Palmeiras, já é o maior vencedor da história ao lado de Oswaldo Brandão além de ser o mais longevo em uma mesma passagem. Seu trabalho contínuo e foco em resultados transformaram o clube, e as conversas de renovação indicam que o legado de Abel ainda tem muito a oferecer ao Palmeiras. Os próximos anos prometem novos desafios, como por exemplo a nova Copa do Mundo de Clubes da FIFA, e com Abel no comando, o Palmeiras segue confiante em sua busca por mais glórias e na consolidação de sua identidade vencedora.