O técnico do Palmeiras, Abel Ferreira, já recebeu intimação por denúncia feita pelo clube Al Sadd, do Qatar, que alega em processo que o português havia assinado um documento em que se comprometia a assumir a equipe em 2024, mas não cumpriu esse acordo.
Siga o Na Beira do Campo no Twitter
Segundo o Al Sadd, as negociações feitas com o técnico Abel Ferreira se iniciaram no mês de outubro do ano passado (2023) e um mês depois, em novembro, um documento equivalente a um pré-contrato foi assinado pelo até então funcionário do Palmeiras. Para a equipe, Abel teria descumprido o acordo ao renovar com o Palmeiras até o final de 2025, notícia que foi dada pela presidente alviverde Leila Pereira no dia 16 de janeiro deste ano (2024).
O clube do Qatar busca com a FIFA uma compensação de quase R$ 28 milhões na cotação atual, sendo oficialmente 5 milhões de euros. Abel Ferreira já está trabalhando com seus advogados uma defesa para esse caso, mas o processo ainda está em fase inicial e deve demorar meses para que se tenha uma conclusão, que poderá ser recorrida por ambas as partes ao CAS (Corte Arbitral do Esporte).
Essa ação pode ter consequências ao Palmeiras, caso a FIFA considere que foi o clube que induziu o descumprimento do pré-contrato, como alega o Al Sadd. A equipe brasileira afirma que está tomando as medidas jurídicas cabíveis.
A informação foi divulgada primeiramente pela TNT Sports e foi confirmada posteriormente por outros veículos esportivos, como o GE.
História de Abel Ferreira no Palmeiras
A agora polêmica renovação do técnico Abel Ferreira para continuar no comando da equipe do Palmeiras até o final do ano de 2025 foi motivo de grande comemoração para a torcida, já que o português é considerado por muitos, o maior técnico da história do clube.
Antes de treinar a equipe brasileira e se tornar um dos grandes nomes da história do país, Abel Ferreira treinou a equipe de juniores e a equipe B do Sporting, onde venceu o Campeonato de Juniores da temporada 2011-12, treinou a equipe B e a equipe principal do Braga, onde se tornou o técnico com a maior percentagem de vitórias no clube (64%) e o PAOK.
O português estreou pelo Palmeiras em 30 de outubro de 2020, vencendo a equipe do RedBull Bragantino pelo placar de 1 a 0, pela partida de volta das oitavas de final da Copa do Brasil daquele ano – campeonato em que a equipe paulistana se sagrou campeã.
Em 2021, o técnico levou o Palmeiras à duas conquistas da Glória Eterna: em janeiro, o Palmeiras venceu o Santos por 1 a 0 no Maracanã, no Rio de Janeiro, na final da CONMEBOL Libertadores da edição de 2020; em novembro, a equipe alviverde venceu o Flamengo por 2 a 1, no Estádio Centenário, na cidade de Montevidéu, no Uruguai, na final da edição de 2021.
Além de ter levado o Verdão à conquista de duas CONMEBOL Libertadores após 22 anos do único título até então, Abel Ferreira ainda venceu mais oito títulos até o momento: Copa do Brasil (2020), Recopa Sul-Americana (2022), Campeonato Paulista (2022, 2023 e 2024), Campeonato Brasileiro (2022 e 2023) e Supercopa do Brasil (2023).
O técnico até o momento totaliza dez títulos à frente do Palmeiras e é o treinador com maior números de títulos pelo clube em surpreendentes três anos. Além disso, Abel Ferreira coleciona goleadas em clássicos e tem 149 vitórias, 60 empates e 46 derrotas, resultando em um aproveitamento de 66,27% treinando a equipe.
Abel Ferreira ainda venceu diversos prêmios individuais no Brasil e na América do Sul, estando inclusive na lista dos dez melhores treinadores do mundo de 2022.