Em partida válida pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Botafogo perdeu para o líder Palmeiras, no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, pelo placar de 3×1.
Primeiro tempo
Com um primeiro tempo movimentado e cheio de oportunidades, após bola na trave de Zé Rafael aos 15′ do primeiro tempo, quem abriu o placar foi o Botafogo, com Tiquinho Soares. Após bela jogada de Saravia, o atacante bateu firme e de primeira para estufar a rede do goleiro Weverton. O lateral argentino Saravia chegou a sua segunda assistência na temporada.
A bola voltou a rolar e o Palmeiras continuou em cima. Zé Rafael recebeu na ponta esquerda, invadiu a área do Botafogo e foi desarmado por Gabriel Pires. Zé Rafael ficou reclamando de um toque de mão e Wilton Pereira Sampaio foi rever o lance no VAR. Árbitro ao rever o lance, marcou pênalti de Gabriel Pires por toque de mão. Central do apito da rede globo disse que a penalidade foi corretamente marcada.
Aos 25′, Gustavo Scarpa converteu o pênalti e deixou tudo igual no Nilton Santos.
O palmeiras seguiu tendo dificuldade em marcar o lado esquerdo de sua defesa. Botafogo, com dupla marcação na direita do seu ataque, explorou bem o lado da defesa alviverde.
A virada palmeirense veio aos 35′ com gol de Mayke. Após Piquerez aparecer na linha de fundo pela esquerda, o lateral invadiu a área e deixou Saravia no chão, bateu cruzado e Mayke fechando a segunda trave empurrou para o gol vazio. Virada do líder do Campeonato Brasileiro no Rio de Janeiro.
Gol de Mayke foi muito comemorado pelos companheiros dentro e fora de campo.
Aos 37′, Mayke dispara pela direita e chega na linha de fundo. Ele cruza rasteiro para trás e a bola chega em Dudu, que domina e toca para Scarpa na entrada da área. O camisa 14 bate com a canhota, cruzado, mas a bola vai à direita do gol de Gatito e vai para fora.
O primeiro tempo acabou em 2×1 para o Palmeiras.
NÚMEROS DO PRIMEIRO TEMPO DE BOTAFOGO 1 X 2 PALMEIRAS
- Posse de bola: 47% x 53%
- Finalizações: 3 x 6
- Escanteios: 1 x 3
- Faltas cometidas: 8 x 8
- Precisão dos passes: 80% x 84%
- Passes completos: 145 (182) x 200 (238)
- Desarmes: 4 x 7
- Dribles certos: 3 x 4
Segundo tempo
O Botafogo voltou para o segundo tempo com alterações. Rafael entrou na lateral direita e Saravia deixou a partida. Isso não conteve a pressão do Palmeiras, que chegava com cada vez mais perigo a meta do fogão. Gustavo Sauer e Victor Sá também entraram na partida, mas não conseguiram mudar o rumo.
Aos 18′, Gabriel Pires perdeu a bola e o Palmeiras ampliou o placar. Dudu, anotou seu nono gol na temporada e o quinto no Brasileirão. Com assistência de Danilo, a terceira no ano.
Aos 23′, Zé Rafael recebeu o segundo cartão amarelo por matar contra-ataque botafoguense e acabou sendo expulso.
Abel Ferreira, que também recebeu amarelo, estava pendurado e está fora da partida contra o Coritiba, na quinta-feira, no Allianz Parque.