Na noite desta quarta-feira (25) o Allianz Parque recebeu mais uma vez o clássico entre Palmeiras e São Paulo, agora pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro. Na última vez em que as equipes se enfrentaram, nas quartas de final da Copa do Brasil, o Tricolor venceu e eliminou o time Alviverde da competição.
Se no primeiro turno do Brasileirão, na 10ª rodada, com gols de Gabriel Menino e Endrick o Palmeiras venceu por 2 a 0 no Morumbi, dessa vez em casa a vitória também foi conquistada em noite inspirada de Breno Lopes e companhia, que golearam o time do Morumbi por 5 a 0.
Além de retomar a confiança do seu torcedor, o Palmeiras chega aos 50 pontos, permanecendo na quarta colocação, dentro da zona de classificação para a Libertadores de 2024. Por outro lado, o São Paulo segue sem vencer fora de casa no campeonato, permanecendo na décima colocação com 38 pontos, podendo ser ultrapassado em caso de vitória do Cuiabá sobre o Corinthians.
Primeiro tempo
O retorno de Abel Ferreira após cumprir os dois jogos de suspensão foi com muitas críticas, principalmente diante da escalação com três zagueiros: Gustavo Gómez, Murilo e Luan. Porém, quando a partida iniciou o esquema tático adotado se mostrou bem eficiente. Com os laterais avançados, a defesa do São Paulo teve muita dificuldade para marcar, principalmente pelo lado direito, já que o rival Caio Paulista costuma jogar adiantado por esse setor.
Foi aos seis minuto que após um belo cruzamento de Mayke, Richard Ríos abriu o placar, de cabeça. Porém, foi assinalado impedimento e o gol foi anulado. Aos 15 minutos da primeira etapa foi a vez de Breno Lopes marcar, dessa vez com gol validado, abrindo a goleada que estava por vir.
O Palmeiras continuou pressionando e o São Paulo sem tomar conhecimento da partida, com muitos erros principalmente de marcação no meio de campo, facilitando as transições de bola entre ataque e defesa do Palmeiras. Ainda na primeira etapa, 11 minutos após o primeiro gol, Ríos apareceu e deu um belo passe para Breno Lopes marcar mais uma vez.
Insatisfeito com a atuação do Tricolor, o técnico Dorival Júnior fez a primeira mudança na equipe aos 36 minutos, tirando Gabi Neves para a entrada de Rodrigo Nestor. A preocupação também foi grande com a substituição de Lucas, que saiu após sentir uma lesão. Em seu lugar entrou Wellington Rato, que fez pênalti em Zé Rafael e na cobrança Piquerez fez o terceiro gol.
Segundo tempo
Sem ter muitas opções, Dorival Júnior decidiu fechar time para evitar que o placar fosse ampliado, mas sem sucesso. O treinador sacou James Rodríguez colocando Méndez, que não atuava há três meses, em seu lugar. Mesmo com as substituições entre primeiro e segundo tempo a postura do São Paulo não mudou, a equipe continuava perdida em campo, enquanto o Palmeiras seguia insatisfeito com o placar.
Porém o placar só foi ampliado no fim da segunda etapa, quando o Palmeiras já atuava com um homem a mais, após a expulsão de Rafinha. Marcos Rocha que entrou no segundo tempo fez o quarto gol, completando um cruzamento vindo da esquerda e Piquerez arriscou de fora da área, acertando no ângulo, sem chances para o goleiro Rafael.
Melhor da partida
Apesar das duras críticas sobre o atacante, hoje Breno Lopes se destacou, marcando os dois gols iniciais da vitória. Por isso, pode ser considerado o melhor da partida, junto com Piquerez. que também marcou duas vezes.
Próximos compromissos de Palmeiras e São Paulo
O Palmeiras volta a campo no próximo sábado, dia 28 de outubro, jogando no Allianz Parque novamente, mas dessa vez contra o Bahia, pela 30ª rodada do campeonato, às 19h, Já o São Paulo tem mais um jogo longe do Morumbi, dessa vez jogando na Ligga Arena, contra o Athletico-PR no domingo, dia 29 de outubro, às 16h.