Neste domingo (07), às 18h (horário de Brasília), Palmeiras e Santos voltam a se enfrentar pela final do Campeonato Paulista 2024. O jogo acontecerá no Allianz Parque, e o Palmeiras conta com a ajuda da sua torcida para reverter o placar do jogo de ida, em que o Santos venceu por 1 a 0.
Palmeiras
O Palmeiras que chega em sua quinta final consecutiva e disputa seu tricampeonato Paulista, tem a missão de reverter o placar de 1 a 0 do jogo de ida. O time Alviverde tem a vantagem de decidir em casa por fazer a melhor campanha na fase de grupos do Campeonato Paulista 2024, foram 8 vitórias e 4 empates, chegando invicto na final onde teve sua primeira derrota.
Com essa derrota, o Verdão precisa de uma vitória por um gol de diferença, para levar a decisão para os pênaltis ou uma vitória por dois ou mais gols de diferença para levantar a taça no tempo normal.
A última partida do Palmeiras foi pela Libertadores, quarta-feira (03), em que Abel Ferreira decidiu poupar a maior parte do elenco titular, visando o jogo decisivo deste domingo. O time empatou fora de casa com o San Lorenzo, por 1 a 1, na estreia da Copa Libertadores.
Para a partida contra o Santos, apenas Dudu e Bruno Rodrigues devem ser os desfalques para o jogo, ambos lesionados.
A provável escalação do Palmeiras para o confronto: Weverton; Marcos Rocha, Luan (Gustavo Gómez) e Murilo; Joaquín Piquerez, Aníbal Moreno, Zé Rafael, Raphael Veiga e Mayke; Endrick e Flaco López. Técnico: Abel Ferreira.
Santos
O Santos que teve o segundo melhor desempenho do Campeonato, chega para o duelo na casa do rival com a vitória por 1 a 0 na Vila Belmiro, com gol de cabeça de Otero, e com o desejo da taça após 8 anos. O Alvinegro Praiano, diferente do rival não jogou nenhum outro campeonato nesse período, entre o jogo de ida e de volta, focando apenas nos treinos.
Para vencer o Paulistão, o Peixe joga por um empate o que já garante o título no tempo normal, em caso de derrota por apenas um gol de diferença, será decido nos pênaltis e dois ou mais gols de diferença, quem leva o título é o Palmeiras.
Neste sábado (06), o Santos promoveu um treino aberto que contou com o apoio da torcida santista, que fez uma grande festa, com direito a sinalizadores, bandeiras e a Vila Belmiro lotada. Neste treino, Furch e Joaquim foram baixas.
Julio Furch que ainda é dúvida para o clássico, está passando por tratamento intensivo, pois apresentou processo inflamatório no tendão e músculo adutor esquerdo. O tratamento busca possibilitar Furch na grande decisão. Já Joaquim, ficou no CT fazendo treinamento especial na academia, mas é muito provável que esteja à disposição do técnico Fabio Carille.
A provável escalação do Santos para o confronto: João Paulo; Aderlan, Joaquim, Gil e Felipe Jonatan; João Schmidt, Pituca e Giuliano; Otero, Morelos (Furch) e Guilherme. Técnico: Fábio Carille.
Retrospecto Palmeiras x Santos:
As equipes já se enfrentaram 351 vezes, sendo 151 vitórias do Palmeiras e 108 do Santos, além de 92 empates. No Campeonato Paulista deste ano, o Palmeiras venceu o Santos por 2 a 1, no Allianz Parque, pela terceira rodada. E o Santos venceu a equipe Alviverde por 1 a 0, na Vila Belmiro, pelo jogo de ida da final do Paulistão.
O retrospecto do Clássico da Saudade em finais é de 3 vitórias do Palmeiras, sendo elas: Campeonato Paulista em 1959, Copa do Brasil de 2015 e a mais recente Copa da Libertadores em 2020. Já o Santos tem uma vitória, sendo o Campeonato Paulista de 2015. Essa é a quinta final das duas equipes.
Onde assistir Palmeiras x Santos:
Record, na TV aberta, Cazé Tv no YouTube gratuitamente, TNT/Max canal por assinatura e Paulistão Play como opção de streaming.
Ficha Técnica:
- Palmeiras x Santos
- Competição: Final do Paulistão Sicredi 2024 (jogo de volta)
- Estádio: Allianz Parque, São Paulo, SP
- Horário: 18h (Horário de Brasília)
Arbitragem:
- Árbitro: Raphael Claus
- Assistente 1: Danilo Ricardo Simon Manis
- Assistente 2: Neuza Ines Back
- Quarto árbitro: Edina Alves Batista
- VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral