RB Bragantino x Santos acontece neste domingo (03), em partida válida pela 11ª rodada da primeira divisão do Campeonato Paulista, a penúltima antes que comecem as quartas de final – a qual o Peixe já está classificado. O clássico estadual será no Estádio Nabi Abi Chedid – o Nabizão -, em Bragança Paulista, São Paulo, às 18h.
O Santos vem de um excelente campanha nesse Paulistão A1, tendo sido líder isolado da tabela geral, mas com alguns resultados mais abaixo, como o empate com o Mirassol e a derrota para o Novorizontino – o vilão dos Gigantes -, fizeram com que o Peixão perdesse a liderança para o Palmeiras, que agora é novo líder da tabela geral. No entanto, quando se trata do Grupo A ao qual o Santos pertence, ocupa a primeira colocação com classificação já garantida para as quartas – com uma certa antecedência boa -, com uma diferença de 15 pontos para o segundo colocado.
Já o RB Bragantino também é líder do seu Grupo C e já classificado para avançar, porém, está tendo de lidar com o calendário de jogos da pré-Libertadores, a qual conseguiu a classificação sobre o fraco Águilas Doradas, com muitas dificuldades de atuação, principalmente fora de casa, tendo conseguido se qualificar apenas nas penalidades do jogo de volta – que foi no Nabizão. Foram duas atuações péssimas da equipe como um todo contra um adversário colombiano muito abaixado do seu nível técnico e, azar ou não das duas equipes, o Massa Bruta vai enfrentar o Botafogo nessa fase seguinte da competição, que começa já nesta quarta-feira (06).
RB Bragantino
Como citado acima, o Massa Bruta terá alguns problemas para esse RB Bragantino x Santos, como o confronto da terceira rodada da pré-Libertadores já batendo na porta e o resultado ‘ruim’ – entre aspas, pois conseguiu a classificação, mas sofrendo bastante contra um péssimo adversário – segunda rodada da pré-Libertadores. Surpreendentemente na temporada 2023 o Botafogo perdeu o título do Brasileirão mesmo tendo aberto 14 pontos para o futuro campeão, Palmeiras, e ainda terminaram em 5°, na zona de quem se classifica para a pré-Libertadores.
Isto é uma infelicidade, pois um dos dois clubes brasileiros irá cair precocemente na Libertadores, ambos com bons elenco e muito promissores, até por isso, será uma pena perder já de cara um desses dois. Entretanto, o Glorioso conseguiu avançar sobre seu adversário, Aurora, sem dificuldades e com um placar elástico de 7×1 no agregado, o que nitidamente dá mais confiança para os atletas. Tudo isso pode ser um agravante para que o Massa Bruta, até por já estar classificado, não vá para essa partida com tanto vigor, já pensando no confronto importantíssimo de quarta-feira (06).
Outro problema que assombra o RB Bragantino, é a ‘despedida’ de seu zagueiro Léo Ortiz, titular absoluto da equipe e referência no time – é um daqueles zagueiros tradicionais, chamados de xerifes -, pois fechou um acordo com o Flamengo depois de meses de negociação.
Para essa partida, o técnico Pedro Caixinha deve manter a base do time que enfrentou o Águilas Doradas, o que demonstra que não haverá poupados, a princípio. Talvez no decorrer do segundo tempo ele faz substituições esporádicas para reservas os atletas para quarta-feira. E como dito acima, é muito provável que o novo atleta do Flamengo, Léo Ortiz, não participe dessa partida. Trio de ataque com Helinho, Vitinho e Sasha.
O provável time do RB Bragantino deve ter: Cleiton; Nathan Mendes, Lucas Cunha, Luan Cândido e Juninho Capixaba; Jadsom, Raul (Eric Ramires) e Lincoln; Helinho, Vitinho e Eduardo Sasha. Técnico: Pedro Caixinha.
Santos
Já o Peixe vem de vitória na competição, a única a qual tem de se preocupar no momento, sendo vice líder da tabela geral do Paulistão A1, com 7 vitórias, 1 empate e 2 derrotas que resultaram em 22 pontos, dois a menos que líder Palmeiras, o qual o Santos perdeu o clássico. Apesar da derrota para o Verdão, o saldo em clássicos é positivo, tendo derrotado o Corinthians na Vila e o São Paulo no MorumBIS. Agora terá pela pela frente o Massa Bruta, que tem um excelente elenco, mas que não vive grande fase.
Ambos os times tem demonstrado defesas sólidas em muitas situações, tendo sofrido apenas 8 gols cada uma, resultado de boa fase de jogadores de proteção, como João Schmidt e Gil pelo Peixão, e Léo Ortiz e Luan Cândido pelo Massa Bruta. Mesmo já classificados, a partida tem toda uma tensão de rivais estaduais e até pela decisão do Braga de ir com titulares, demonstra que não quer ceder uma derrota ou empate para o adversário.
Para essa partida, o técnico Fábio Carille conta com um desfalque importantíssimo que ainda se recupera de lesão muscular, o meia Giuliano – que vinha muito bem nas partidas -, que deve ser substituído por Cazares (com a função de camisa 10) na partida. Além de Giuliano, Carille não terá Willian Bigode e Otero a sua disposição, visto que terão de cumprir suspensão por terceiro cartão amarelo recebido na partida diante do São Bernardo.
O Cazares será titular no jogo contra o RB Bragantino, no domingo. Isso já está confirmado. – Disse Carille, em entrevista ao Esporte por Esporte
O provável time do Santos deve ter: João Paulo; Aderlan, Gil, Joaquim e Felipe Jonatan; João Schmidt, Diego Pituca e Cazares; Pedrinho, Guilherme Augusto e Alfredo Morelos. Técnico: Fábio Carille.
Retrospecto RB Bragantino x Santos
RB Bragantino x Santo, já aconteceu, oficialmente, quarenta e seis vezes em toda história, com ampla vantagem para o Alvinegro Praiano, que possui 20 vitórias, enquanto o Massa Bruta leva a pior com 10 vitórias nesse confronto. 16 empates marcam esse duelo entre os rivais estaduais.
Onde assistir RB Bragantino x Santos
A partida entre RB Bragantino x Santos terá transmissão ao vivo e oficial na Record (TV aberta) e no Paulistão Play (Streaming).
Ficha técnica
- RB Bragantino x Santos
- Competição: 11ª rodada do Campeonato Paulista 2024
- Estádio: Nabizão (Estádio Nabi Abi Chedid)
- Horário: 18h (Horário de Brasília)
Arbitragem
- Árbitro: Fabiano Monteiro dos Santos (SP)
- Assistente 1: Risser Jarussi Corrêa (SP)
- Assistente 2: Leandro Matos Feitosa (SP)
- Quatro árbitro: Thiago Lourenço de Mattos (SP)
- Árbitro VAR: Adriano de Assis Miranda (SP)