Nesta quinta-feira (15), o Santos começou a comercializar a terceira camisa do clube. A camisa relembra um momento icônico da história santista, quando o time de Pelé parou uma guerra na África.
A camisa está sendo comercializada no site oficial do Santos e na loja física, que fica na Vila Belmiro, por R$ 299,90, tanto o modelo masculino quanto o feminino. Já a versão juvenil está R$ 239,90. Sócio Rei tem desconto de 10%.
O modelo traz diferentes grafismos baseados na cultura nigeriana e de outras etnias africanas, alternando entre as cores preta e cinza. Na parte interna da gola, apresenta a frase “Juntos Pela Paz, Juntos Pelo Futebol Alegre”, fazendo referência a esse momento histórico. Na parte de trás, abaixo da gola, está escrito “Nigéria 1969” e “O Dia em que a Guerra Parou”.
O dia em que o Santos parou a guerra
Há 53 anos, o Santos visitava a África durante a Guerra de Biafra e parava a guerra em Benin, Nigéria, para que o povo pudesse ver o espetáculo alvinegro.
O Peixão venceu a Seleção do Meio Oeste por 2 a 1 e escreveu uma das páginas mais épicas do futebol. #SantosDoMundo 🇳🇬🏳 pic.twitter.com/Yuk8cIZnk7
— Santos FC (@SantosFC) February 4, 2022
O fato ocorreu na Nigéria, na cidade de Benin, em 1969. Na oportunidade, o Peixe viajou a convite do governo nigeriano para uma zona de conflito, e jogou uma partida amistosa com a seleção do Centro-Oeste do país africano.
O jogo terminou com vitória santista por 2 a 1, com gols de Edu e Toninho Guerreiro. O placar, no entanto, pouco importou, e ficou marcado para os nigerianos por terem interrompido a guerra e lotar o estádio.
A estreia do uniforme será contra o Athetico-PR, no dia 27 de setembro, na Vila Belmiro, pelo Campeonato Brasileiro. O lançamento faz parte da campanha Santos do Mundo.